A Alfa Romeo colocou um ponto final nas especulações. A equipe anunciou nesta quinta-feira (14) a renovação do contrato de Guanyu Zhou para a temporada 2024 da Fórmula 1. O chinês vai seguir formando par com Valtteri Bottas.
Nas últimas semanas, a vaga da Alfa Romeo foi alvo de muitas especulações. Reserva da Aston Martin, o brasileiro Felipe Drugovich chegou a ser apontado como alternativa, assim como Mick Schumacher e Théo Pourchaire. Diferente da equipe, porém, Zhou tinha como única alternativa para seguir na F1 a Alfa Romeo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A equipe, contudo, optou pela estabilidade e confirmou Zhou como dupla de Bottas, enquanto Pourchaire segue na reserva da equipe.
Vale destacar, contudo, que a Alfa Romeo vive um momento de transição. A Audi tem um acordo assinado e oficializado há mais de um ano para assumir o comando da Sauber, que é a equipe por trás da marca de Milão, a partir de 2026. Apesar de não estar à frente da operação por enquanto, a opinião da construtora alemã é importante para a Sauber.
Representante da equipe, Alessandro Alunni Bravi destacou a evolução de Zhou e considerou que ele e Bottas formam uma boa dupla na F1.
“A decisão de continuar nossa jornada com nosso line-up inalterado é uma prova do investimento que fizemos no nosso projeto”, disse Alunni Bravi. “Nada na Fórmula 1 muda da noite para o dia, e nós tomamos a decisão consciente de focar na estabilidade e seguir construindo nossa equipe juntos conforme embarcamos em um importante período de transição”, seguiu.
“Valtteri e Zhou são pilotos de talento e habilidade conhecidos e trabalham realmente bem juntos: eles são uma boa combinação e podem empurrar um ao outro. Valtteri assumiu um verdadeiro papel de líder na equipe, nos empurrando a darmos o melhor. Zhou deu impressionantes passos à frente nos últimos dois anos e esperamos que ele continue nesta trajetória em 2024”, comentou. “Agora o bastão está de volta para nós: temos de dar aos dois pilotos um bom carro e colocá-los nas melhores condições para desempenhar. Por fim, fico feliz que Théo siga com a equipe para 2024 como um dos nossos pilotos reserva. Ele fez um trabalho incrível este ano, não apenas na F2, onde o apoiaremos enquanto luta pelo título em Abu Dhabi, mas também nos bastidores, trabalhando com a equipe em Hinwill”, completou.

Zhou, de 24 anos, chegou à F1 no ano passado. Com 36 GPs no currículo, o piloto nascido em Xangai soma dez pontos no Mundial e tem como melhor resultado um oitavo lugar no GP do Canadá do ano passado.
“Assinar outra vez com a equipe é sempre uma ótima sensação, especialmente quando você sabe como as coisas estão tomando forma”, comemorou Zhou. “Me orgulho em fazer parte da Alfa Romeo e sou grato pela confiança deles. Tenho trabalhado extremamente duro desde o primeiro dia e existe um incrível nível de motivação para seguir avançando”, continuou.
“Minha relação com Valtteri é realmente boa, e estamos trabalhando de maneira próxima e junto com a equipe para empurrar todo mundo para a frente”, destacou. “Também estou muito empolgado com a oportunidade de finalmente correr com a minha equipe na China, diante do meu público de casa. Vai ser um ótimo momento e estou orgulhoso em dividir isso com todos que me apoiam”, encerrou.
Bottas, por sua vez, destacou o bom entrosamento da equipe e sublinhou o volume de trabalho que é feito nos bastidores para permitir a evolução da Alfa Romeo.
“Sinto que temos uma jornada emocionante pela frente, portanto sou feliz e grato de poder olhar para 2024 sabendo como a equipe está se desenvolvendo”, disse Valtteri. “Há uma boa atmosfera dentro do nosso time, eu me dou bem com Zhou e pressionamos muito um ao outro para melhorar”, observou.
“Há um enorme trabalho nos bastidores, em Hinwil e além, e agora que o line-up para o próximo ano está definido, podemos nos concentrar totalmente na melhora, começando já neste final de semana, em Singapura”, ponderou. “Cada passo adiante que damos é um passo adiante para este ano e o próximo, portanto estamos motivados a dar tudo o que temos sempre que estivermos na pista ou na fábrica”, acrescentou.
Confirmado na reserva da Alfa Romeo, Pourchaire celebrou a oportunidade de seguir com a equipe e prometeu empenho máximo pelo título da F2. Théo lidera a disputa com 191 pontos, 25 a mais do que Frederik Vesti, o segundo colocado.
“Ao longo dos anos, a equipe se tornou uma família para mim, por isso estou muito feliz e grato por continuar minha jornada com a Alfa Romeo e a Academia da Sauber”, disse Pourchaire. “O apoio que tenho recebido de todos tem sido excelente, e sinto orgulho em poder contribuir para o crescimento de toda a operação. Tenho muito de mim a oferecer a esse grupo especial de pessoas e estou ansioso para o futuro”, frisou.
“Claro, uma ótima forma de dizer obrigado seria terminar o trabalho na F2 em Abu Dhabi — Farei tudo para trazer isso [o título] para casa”, encerrou.
A Fórmula 1 retorna nesta semana, nos dias 15, 16 e 17 de setembro, com o GP de Singapura, 15ª etapa da temporada 2023.