George Russell mostrou força com a Mercedes ao se colocar como o mais rápido desta sexta-feira (4) da Fórmula 1 no GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2026. A segunda posição ficou na conta de Charles Leclerc, que tirou proveito da nova unidade de potência da Ferrari para deixar claro que vem para a briga no veloz traçado de Monza.
Andrea Kimi Antonelli, que terá de largar do fundo do grid por ter trocado o motor, terminou em terceiro, logo à frente de Lando Norris e Lewis Hamilton, os outros integrantes do top-5. Oscar Piastri, Arvid Lindblad, Oliver Bearman, Max Verstappen e Yuki Tsunoda também apareceram entre os dez primeiros.
Em uma pista que não combina tanto assim com o carro da Audi, Gabriel Bortoleto encerrou na 15ª posição, atrás ainda de Nico Hülkenberg, em 13º. Nenhuma novidade na parte de trás: Fernando Alonso, Lance Stroll, Sergio Pérez e Valtteri Bottas estiveram por lá com Aston Martin e Cadillac.
Confira as declarações dos pilotos:
George Russell, primeiro: Russell adota cautela e diz que Ferrari “continua sendo equipe a ser batida” na Itália
Charles Leclerc, segundo: Leclerc vê concorrência forte, mas diz que teve “boa sensação” com Ferrari na Itália
Andrea Kimi Antonelli, terceiro: Antonelli aponta “passo à frente” e elege Ferrari como principal rival no GP da Itália
Lando Norris, quarto: Norris vê McLaren “sofrendo muito mais” com carro na Itália e descarta briga pela pole

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton elogia novo motor, mas diz que teve dificuldades para “tirar o máximo do carro”
Oscar Piastri, sexto: Piastri diz que McLaren “não tem ritmo” para superar rivais na Itália: “Muito a aprender”
Arvid Lindblad, sétimo: “Foi uma sexta-feira positiva aqui em Monza. É muito legal pilotar um carro de F1 neste circuito, e acho que tivemos duas sessões sólidas hoje. A equipe fez um ótimo trabalho, e o carro se comportou bem desde a primeira volta. Há algumas coisas para trabalhar, mas, de modo geral, acho que estamos em uma boa situação tanto nas voltas rápidas quanto nos long runs. Parece que o vácuo é particularmente forte aqui, então espero que a classificação seja bastante interessante. Vamos continuar avançando amanhã e dar tudo o que temos para tentar novamente colocar o carro no Q3.”
Oliver Bearman, oitavo: “Foi um bom dia — muito positivo. Definitivamente, foi nossa melhor sexta-feira, provavelmente desde março ou abril, então isso é muito bom e dá um grande impulso à equipe. É claro que consegui uma boa posição na pista e um bom vácuo, e isso não é algo que possamos garantir para a classificação, mas a sensação com o carro está completamente diferente, da água para o vinho. Demos um passo enorme nesse aspecto. Estou muito orgulhoso da equipe, porque esperávamos e precisávamos que essa atualização representasse um avanço, e foi exatamente o que aconteceu. Estou muito orgulhoso da execução de todos dentro da nossa equipe.”

Max Verstappen, nono: Verstappen reclama de equilíbrio da Red Bull e vê “diferença grande” para rivais na Itália
Yuki Tsunoda, décimo: “Gostei do dia de hoje de modo geral. O TL1 foi um pouco complicado do meu lado, e tenho tido algumas dificuldades com o Modo Reta, porque ele é muito diferente em comparação com o ano passado. Tivemos alguns desafios, mas, ao mesmo tempo, o dia acabou sendo bastante positivo, então estou relativamente feliz com a situação em que estamos. Ainda há algumas coisas para ajustar, mas temos uma boa direção. A diferença na utilização da energia está presente em todas as equipes, então será muito importante entender onde e quando usamos o boost na corrida. Consegui testar muitas coisas diferentes hoje, o que foi um bom aprendizado tanto para mim quanto para a equipe. Estou ansioso para a classificação de amanhã e para ver onde podemos colocar o carro.”
Franco Colapinto, 11º: “Foi um dia de treinos interessante em Monza. A tabela de tempos esteve muito apertada durante todo o dia, então está claro que até mesmo a menor melhoria no carro fará uma grande diferença no nosso resultado final. Tivemos um bom início no TL1 com o pneu médio e ficamos lá em cima, entre os cinco primeiros. Nossa volta com os pneus macios não foi limpa, tivemos alguns problemas no carro, então sabíamos que provavelmente havia mais a extrair naquela sessão. Tivemos mais dificuldades no TL2. Tive a sensação de que estava faltando mais aderência, especialmente no ápice das curvas, então precisamos entender o motivo. Talvez tenham sido as condições; fez muito calor durante todo o dia, então é importante entendermos o motivo e vermos o que está acontecendo. Estou otimista e veremos o que podemos conquistar amanhã na classificação.”
Liam Lawson, 12º: Lawson diz que Red Bull “não está no mesmo nível de downforce” das rivais em Monza

Nico Hülkenberg, 13º: Hülkenberg relata perda de ritmo da Audi entre treinos livres do GP da Itália
Pierre Gasly, 14º: Gasly detona FIA após perda do pódio em Mônaco: “Estamos sendo roubados”
Gabriel Bortoleto, 15º: Bortoleto lamenta falta de sequência com pneus macios na sexta-feira em Monza
Alexander Albon, 16º: “Meu dia foi curto, mas, no fim das contas, foi uma sexta-feira razoável. Ainda não temos o ritmo, mas o carro parece estar seguindo em uma direção mais positiva. Luke [Browning] fez um bom trabalho no TL1 ao testar alguns itens relacionados ao assoalho, então o carro parece estar em uma situação razoável. Não acho que haverá muitas mudanças durante a noite. Por causa da minha punição no grid para domingo, nosso foco amanhã será no stint longo para nos prepararmos para uma corrida que, esperamos, será interessante.”
Carlos Sainz, 17º: “O carro se comportou bem hoje, apesar de suas limitações. Usamos as duas sessões para fazer vários testes interessantes que vão nos ajudar com o acerto ao longo do fim de semana. Os três compostos de pneus funcionaram bem para nós, com pequenas diferenças entre eles. Vamos continuar refinando o acerto e analisando os dados antes da classificação de amanhã.”

Esteban Ocon, 18º: “Então, sim, obviamente é bom conhecer a pista, sabe, com esse novo regulamento de 2026. É muito diferente de como era no ano passado, então temos muito o que absorver do dia de hoje. Foi bom que a equipe tenha trazido algumas atualizações novas para este fim de semana. Acho que ainda há muitas coisas para analisarmos do nosso lado. Obviamente, estamos deixando a desejar um pouco em algumas áreas, então espero que possamos encontrar esse ritmo para amanhã. Mas, sim, tivemos alguns problemas hoje — no fim das contas, não foi o dia mais tranquilo, mas espero que tenhamos dados suficientes para trabalhar amanhã.”
Sergio Pérez, 20º: “Foi uma boa saída desde o começo, o que foi positivo. Ainda temos algum terreno para recuperar, principalmente pensando na corrida, mas acho que temos uma boa chance de brigar com as Aston Martin. Agora, o mais importante é maximizar a classificação amanhã e nos colocar na melhor posição possível para a corrida de domingo.”
Valtteri Bottas, 21º: “Tivemos uma boa atividade de pista hoje, com base nos números iniciais que vimos. As diferenças são menores aqui em comparação com a última corrida, em Zandvoort, então devemos ter uma chance melhor de brigar com a Aston Martin. Acho que ainda temos vantagem nas retas. Não consegui aproveitar um vácuo adequado hoje, então acredito que ainda há algum tempo de volta a ser encontrado nesse aspecto para a classificação.”
Lance Stroll, 22º: “Foi praticamente como esperávamos hoje. Ainda temos muitas áreas em que precisamos melhorar, principalmente em termos de dirigibilidade e potência. O carro ainda não está onde queremos, então ainda há trabalho a fazer. Realisticamente, será um fim de semana difícil para nós, mas vamos continuar trabalhando e ver o que podemos fazer.”

Declarações dos novatos após o TL1:
Luke Browning (Williams): “Foi ótimo voltar ao TL1 pela segunda vez nesta temporada. Tenho boas lembranças deste circuito da F2 — venci a corrida principal e conquistei a pole-position aqui. A principal tarefa de hoje foi passar feedback à equipe e testar algumas opções de acerto para Alex [Albon], o que correu bem e deve deixá-lo e a equipe em uma boa situação para o restante do fim de semana. Como sempre, sou muito grato à equipe pela oportunidade de voltar à pista com o FW48.”
Ayumu Iwasa (Red Bull): “Acho que tivemos uma sessão bem-sucedida. O plano de trabalho foi bastante parecido com o da sessão que fiz em Barcelona no início desta temporada, com um rake no carro no começo da sessão. Coletamos muitos dados aerodinâmicos antes de passar para voltas mais voltadas à performance, o que foi bom, e acho que obtivemos informações valiosas para o restante do fim de semana. No geral, foi uma boa sessão para a equipe e acho que podemos ficar satisfeitos com o que alcançamos. Pilotar no TL1 é sempre uma experiência maravilhosa para um piloto. Sempre que tenho a oportunidade de participar dessas sessões, aprendo alguma coisa, e cada sessão é importante. Isso é especialmente verdade aqui, com esses carros do novo regulamento.”
Colton Herta (Cadillac): “Infelizmente, a sessão foi interrompida antes do previsto por aquilo que acreditamos ter sido um problema hidráulico, então eu gostaria de ter tido mais tempo de pista. Completamos apenas uma volta rápida antes de o problema ocorrer na volta de retorno aos boxes. Apesar disso, toda vez que entro no carro, aprendo alguma coisa e continuo me adaptando às diferenças no estilo de pilotagem. Estou realmente gostando do desafio e espero poder voltar à pista em breve para aproveitar ao máximo a próxima oportunidade.”
Paulo Aron (Alpine): “Sou muito grato à equipe pela sessão do TL1 de hoje. Mostramos um bom ritmo e coletamos dados valiosos para a equipe. O presidente da Estônia também veio acompanhar a sessão, o que foi uma experiência incrível. Foi uma sessão complicada por causa do tráfego, mas essa é a natureza de Monza. Não foi ideal que minhas duas voltas rápidas com os pneus macios tenham sido prejudicadas pelo tráfego, mas a sessão serviu para seguirmos nosso plano de trabalho e testarmos os elementos que tínhamos planejado. Tirando o tempo perdido por causa da bandeira vermelha, completamos a maior parte do programa, o ritmo parecia bom e espero que isso possa ser aproveitado por Pierre [Gasly] e Franco [Colapinto] no restante do fim de semana. Agora, volto para Enstone para uma noite no simulador, onde o trabalho duro continua.”

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2026, AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
GP da Itália de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
Horários no Brasil*
- Treino livre 3: 07:30
- Classificação: 11:00
- Corrida: 10:00
Horários em Portugal e Angola
- Treino livre 3: 11:30
- Classificação: 15:00
- Corrida: 14:00
Horários em Cabo Verde
- Treino livre 3: 09:30
- Classificação: 13:00
- Corrida: 12:00