O GP da Estíria deste domingo (27) não foi o mais empolgante de todos, mas voltou a ter consequências importantes para a Fórmula 1. Max Verstappen alcançou a quarta vitória seguida da Red Bull, dando um passo importante para conquistas tanto no Mundial de Pilotos quanto no de Construtores. Isso ao custo de Lewis Hamilton e Mercedes, que voltaram a ficar sem reação à força da rival.
O prêmio de consolação da Mercedes foi colocar dois pilotos no pódio. É que Valtteri Bottas derrotou Sergio Pérez por pouco em briga valendo o terceiro lugar. Atrás do mexicano, Lando Norris manteve a boa forma ao cruzar a linha de chegada em quinto. A zona de pontos teve ainda Carlos Sainz Jr., Charles Leclerc, Lance Stroll, Fernando Alonso e Yuki Tsunoda.

A Fórmula 1 segue no Red Bull Ring por mais uma semana. É que a categoria realiza uma rodada dupla por lá, com o GP da Estíria sendo seguido pelo tradicional GP da Áustria.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira declarações dos pilotos após o GP da Estíria:
Max Verstappen, primeiro: Verstappen exalta equilíbrio do carro e já mira “outro bom trabalho” no GP da Áustria
Lewis Hamilton, segundo: Hamilton diz que é “impossível” acompanhar Verstappen e relata GP da Estíria “solitário”
Valtteri Bottas, terceiro: Bottas comemora volta ao pódio, mas diz que 3º lugar “era o máximo” no GP da Estíria
Sergio Pérez, quarto: Pérez lamenta estratégia e pódio perdido por meia volta e “pequenos detalhes” na Estíria
Lando Norris, quinto: Norris diz que tirou tudo do carro na Estíria
Carlos Sainz Jr., sexto: “Muito feliz! Foi um ótimo dia. Fizemos o possível em um primeiro stint bem forte com os médios e aí fizemos um overcut em boa parte do pelotão, foi o que deu para fazer. Ficou tarde para buscar Lando, mas foi uma ótima recuperação. O carro estava bom de ritmo, tão bom quanto o do Pérez. Foi um dia positivo para a equipe. Uma pena que não conseguimos tirar mais pontos da McLaren pelo Lando, mas foi bom. Não tivemos problemas com pneus como aconteceu em Paul Ricard, foi estranho: fomos rápidos na corrida e não na classificação.”

Charles Leclerc, sétimo: Leclerc sente “sabor agridoce” em 7º lugar após “uma das minhas melhores performances”
Lance Stroll, oitavo: ”Corremos bem dentro da zona de pontuação durante toda corrida, e foi bem animador estar em disputa da primeira até a última volta. Tivemos uma boa largada, correndo contra o Fernando Alonso, o Charles Leclerc e o Pierre Gasly. Houve um pequeno contato na parte da frente, o que nos ajudou a ganhar algumas posições. Depois consegui ultrapassar o Fernando para ficar na sexta posição. Ele sempre esteve próximo na corrida, então foi ataque máximo daquele ponto até o fim da prova. Tentamos segurar o Carlos Sainz e o Charles, mas eles tinham um ritmo muito forte no fim da prova e uma vantagem nos pneus. Então, terminar em oitavo foi um bom resultado e podemos ficar felizes com um fim de semana positivo desde a primeira volta na sexta-feira. Vamos correr aqui novamente na próxima semana, então vamos entender onde podemos melhorar para chegarmos mais fortes na próxima etapa.”
Fernando Alonso, nono: Alonso diz que 9° lugar no GP da Estíria é “o que dava” e vê rivais mais fortes
Yuki Tsunoda, décimo: “É um bom avanço na comparação com a semana passada, e estou feliz por terminar nos pontos hoje. Quero agradecer à equipe, trabalhamos muito nas últimas semanas, então estar entre os dez primeiros é muito positivo. Acho que, potencialmente, havia a oportunidade de terminar em nono ou até oitavo, mas precisamos analisar tudo e trabalhar muito antes da semana que vem. Acredito que este foi o meu fim de semana mais consistente até agora e devo dizer que estou feliz. Sinto muito pelo Pierre hoje, mas o ritmo do carro definitivamente está lá, então precisamos apenas encaixar tudo na semana que vem. Tenho algumas atividades legais planejadas com a AlphaTauri e a Red Bull nos próximos dias, e então vamos começar a nos preparar para a segunda corrida aqui na Áustria.”
Kimi Räikkönen, 11°: “Mais dez voltas e a gente, provavelmente, teria marcado uns pontos, mas infelizmente não era o caso. Acho que fizemos nosso melhor hoje e tivemos um resultado melhor que o da classificação. A estratégia foi certa, o ritmo era bom, o carro estava bom. Larguei bem, tive boas disputas, passei alguns carros. No fim, só faltaram os pontos. Vamos tentar classificar melhor semana que vem para termos mais chances na corrida.”
Sebastian Vettel, 12°: Vettel minimiza corrida sem pontos na Estíria e projeta “voltar mais forte” no GP da Áustria
Daniel Ricciardo, 13°: Ricciardo fala em “fim de semana de mal a pior”
Esteban Ocon, 14°: “Foi um fim de semana desafiador. Ficamos em uma posição difícil na largada e sempre seria difícil recuperar posições. Simplesmente não deu para acompanhar os pilotos à frente, onde poderíamos aproveitar algumas oportunidades. Voltaremos a correr na Áustria na próxima semana e vamos tentar coisas diferentes em busca de soluções. Temos algumas indicações sobre o que mudar e estou ansioso para o próximo fim de semana.”
Antonio Giovinazzi, 15°: “Quando você é rodado na primeira volta e precisa se recuperar da última posição, fica difícil. Precisei acelear o máximo desde o início e, claro, isso comprometeu lá na frente. Tentamos um undercut de pneus duros, mas acabei vulnerável no fim da prova, sem pneus. Mas o ritmo de corrida não foi ruim, Kimi mostrou isso com o 11º lugar. Se classificarmos melhor e sem problemas na curva 1, podemos pontuar semana que vem.”

Mick Schumacher, 16°: “Eu tentei escapar dos enroscos na largada, mas acho que escolhi o traçado errado para isso na curva 3. Ir por fora seria mais rápido. O ritmo com pneu C2 foi muito forte e isso é algo positivo. Estávamos acompanhando as voltas do pelotão intermediário e podemos celebrar isso. Agora é hora de analisar o que aconteceu e entender o que podemos fazer de melhor.”
Nicholas Latfi, 17°: “Tive uma boa largada e consegui uma posição mais ou menos, mas depois fiquei encurralado na saída da curva 1 e fiquei preso do lado de fora. Quando os carros à minha frente bateram, tive um furo no pneu, então tivemos de ir aos boxes na primeira volta, e aí quase instantaneamente fiquei uma volta atrás. Desde então, fui pego num ciclo de bandeira azul e, portanto, qualquer progresso era difícil de fazer. Vamos em frente no próximo fim de semana, espero ter uma corrida melhor.”
Nikita Mazepin, 18°: “Minha primeira volta foi muito boa. Eu fiquei feliz com meu posicionamento na pista, porque sabia que talvez teria a chance de passar um monte de carros. Tentamos nosso melhor, mas o carro não tinha ritmo para lutar contra as outras equipes. Estou satisfeito. O acerto não estava muito bom, mas não errei. Acho que fiz o máximo possível hoje.”
George Russell, NC: Russell diz que Williams “deve se orgulhar” de ritmo, mas lamenta abandono “brutal”
Pierre Gasly, NC: “Sinceramente, não acho que tenha muito o que dizer sobre hoje. Estava no meio da reta quando aconteceu o incidente, então não acredito que pudesse ter feito muita coisa. Era um grande fim de semana até aquele momento e, obviamente, estou extremamente decepcionado por não fazer parte da corrida hoje, já que tínhamos um grande pacote para marcar pontos aqui. É extremamente frustrante, já que estamos numa luta muito apertada no Mundial de construtores, mas seguimos em quinto lugar, o que é muito positivo para a equipe.”