Algumas horas após vencer a corrida sprint, Max Verstappen não tomou conhecimento dos adversários e conquistou a pole-position do GP dos Estados Unidos, 19ª etapa da temporada 2025 da Fórmula 1. Tentando diminuir o prejuízo deste sábado (18), Lando Norris colocou a McLaren na segunda posição, acompanhado de perto por Charles Leclerc no top-3.

George Russell foi quem apareceu na sequência, em quarto, logo à frente de Lewis Hamilton, que maximizou o que podia com a Ferrari. Oscar Piastri, Andrea Kimi Antonelli, Oliver Bearman, Carlos Sainz e Fernando Alonso também marcaram presença na lista dos dez primeiros colocados.

Embora Nico Hülkenberg tenha ficado em 11º, o brasileiro Gabriel Bortoleto teve dificuldades com a Sauber no Circuito das Américas e concluiu a classificação em 16º. Esteban Ocon, Alexander Albon, Isack Hadjar e Lance Stroll são os pilotos que figuraram no fundo do pelotão.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Verstappen domina McLaren de novo e crava pole do GP dos EUA

Max Verstappen conquistou a pole-position do GP dos Estados Unidos (Foto: Red Bull Content Pool)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP dos Estados Unidos AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações, sprint e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Austin para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

Confira declarações dos pilotos:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen celebra pole nos Estados Unidos: “Acertar aqui é complicado”

Lando Norris, segundo: Norris admite que “não havia menor chance de cravar pole” nos Estados Unidos

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc admite surpresa com 3º lugar no grid de largada dos EUA: “Carro oscila muito”

George Russell, quarto: Russell admite dificuldade em Austin, mas mantém otimismo: “Espero lutar pelo pódio”

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton minimiza problemas e diz que Ferrari “deu passo à frente” em classificação dos EUA

Charles Leclerc admitiu surpresa com a terceira colocação (Foto: AFP)

Oscar Piastri, sexto: Piastri fala em desconforto com carro nos EUA e admite: “Não foram as melhores voltas”

Andrea Kimi Antonelli, sétimo: Antonelli espera “ficar longe de problemas” em largada e mira top-5 no GP dos Estados Unidos

Oliver Bearman, oitavo: Bearman vê Haas “na direção certa” com atualizações nos EUA: “Carro está mais rápido”

Carlos Sainz, nono: Sainz vê Williams “muito sensível ao vento”, mas espera pontuar em Austin: “Tudo aberto”

Fernando Alonso, décimo: Alonso lamenta azar na sprint e admite dúvida nos EUA: “Não sei qual é o ritmo de corrida”

Nico Hülkenberg, 11º: Hülkenberg responde Brown após choque com McLaren nos EUA: “Não tinha onde ir”

Líder do campeonato, Oscar Piastri terminou com o sexto lugar (Foto: AFP)

Liam Lawson, 12º: “Temos um carro muito rápido, mas infelizmente fui atingido por uma rajada forte de vento no início da volta e, a partir daí, você tenta compensar o tempo perdido. Todos nós lidamos com isso em momentos diferentes ao longo da classificação, mas isso claramente nos prejudicou hoje. Temos um bom pacote, então vamos trabalhar duro para fazer alguma coisa acontecer e chegar aos pontos amanhã.”

Yuki Tsunoda, 13º: Tsunoda reclama de tráfego em classificação “frustrante” nos EUA: “Teria chegado ao Q3”

Pierre Gasly, 14º: “Fins de semana com sprint sempre têm um cronograma bem movimentado, e hoje foi certamente um dia cheio. Eu diria que fizemos uma sprint decente, terminando em décimo. A curva 1 foi um caos na primeira volta e precisei apenas sobreviver, colocando o carro no lugar certo para evitar a confusão. No fim, ganhamos algumas posições e depois tentei defender da melhor forma possível. Faltou ritmo, mas certamente aprendemos algumas coisas e truques que devem nos ajudar na corrida. Na classificação, mais uma vez, fizemos um bom trabalho. Não fiquei totalmente satisfeito com a última volta rápida, em que tivemos dificuldades principalmente na última curva — vamos rever isso, porque os dois primeiros setores foram bons e competitivos. Não acho que o Q3 teria sido possível, talvez uma ou duas posições melhor, mas acho que, como equipe, podemos destacar o lado positivo de ter ido ao Q2 pela segunda vez neste fim de semana. Amanhã, vamos ver o que conseguimos fazer a partir da 14ª posição e tentar aproveitar qualquer caos que aconteça à frente.”

Franco Colapinto, 15º: Colapinto reclama de “imprevisibilidade” nos EUA e admite: “Tem sido difícil para mim”

Gabriel Bortoleto, 16º: Bortoleto admite dificuldade com Sauber nos EUA: “Não consigo levar ao limite”

Gabriel Bortoleto ficou com o 16º na classificação em Austin (Foto: Sauber)

Esteban Ocon, 17º: “Tivemos um começo razoável na sprint e ganhamos algumas posições, mas não o suficiente para chegar à zona de pontos. Nas sprints, é preciso assumir muitos riscos — e eu estava no lugar errado, na hora errada —, mas, infelizmente, isso faz parte das corridas. Não há muito o que dizer sobre a classificação, fomos simplesmente lentos. Do começo ao fim, tive dificuldades com a consistência do carro e a confiança que ele transmite nas seções de alta velocidade. Precisei pilotar com certa margem para completar a volta, caso contrário a traseira escapava demais e eu quase perdia o carro em todas as curvas. Essa foi a maior dificuldade. Foi um pouco melhor do que ontem, mas ainda não o suficiente.”

Alexander Albon, 18º: “Foi um bom começo de dia com a sprint. Conseguimos ficar longe de problemas, ganhar algumas posições e somar alguns pontos. Na sexta-feira, descobrimos que havia um problema no diferencial do carro e não conseguimos fazer as mudanças a tempo para a sprint, então, ao chegar na classificação, o equilíbrio e o acerto estavam completamente diferentes. Precisamos analisar os dados com calma, mas ao resolver o problema acabamos afetando o balanço, e tive mais saídas de frente do que o normal. No geral, as mudanças tornaram o carro melhor e mais previsível, o que é positivo, mas era preciso fazer alguns ajustes finos para acomodar as alterações de acerto — e não tivemos tempo, já que fomos direto para o Q1. Vamos ver o que amanhã nos reserva.”

Isack Hadjar, 19º: “Peço desculpas à equipe por o carro não ter voltado inteiro. Cheguei na curva rápido demais e fiquei realmente surpreso com a forma repentina como o carro escapou — sabia que não conseguiria segurar. Sei que havia coisas que poderia ter feito diferente antes da curva, aqui tudo se decide em detalhes muito finos. O carro está rápido, mas, obviamente, largar do fundo não é o ideal. Já tivemos boas corridas vindo de trás antes, mas será um desafio. Vamos torcer por oportunidades de ultrapassagem e talvez um pouco de mágica amanhã.”

Lance Stroll, 20º: “Na classificação desta tarde, conseguimos avançar para o Q2, mas com os limites de pista, meu tempo de volta foi deletado e acabei em 18º. Com a punição da sprint, vamos largar do fim do grid amanhã e ver se conseguimos ganhar algumas posições. Nessas condições de clima, gerenciar os pneus sempre é mais desafiador, então veremos como nos saímos.”