George Russell mais uma vez mostrou que a Mercedes é a grande força deste início de temporada 2026 da Fórmula 1 e cravou a pole-position na classificação sprint do GP da China, realizada nesta sexta-feira (13). Andrea Kimi Antonelli não foi capaz de acompanhar o ritmo do companheiro de equipe, mas garantiu o segundo lugar no grid de largada da prova curta.
Com 0s621 de atraso em relação ao britânico das Flechas de Prata, Lando Norris colocou a McLaren dentro do top-3. Um pouco mais atrás, Lewis Hamilton apareceu com a Ferrari, na quarta posição, acompanhado por Oscar Piastri, em quinto. Charles Leclerc teve problemas na liberação de energia da bateria na parte final da atividade e precisou se contentar com a sexta colocação.
+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.
Pierre Gasly surpreendeu ao colocar a Alpine na sétima posição, logo à frente de Max Verstappen, que reclamou bastante do carro da Red Bull ao ficar somente com o oitavo melhor tempo. O top-10 do grid para a prova curta no Circuito de Xangai ainda contou com Oliver Bearman e Isack Hadjar.
O brasileiro Gabriel Bortoleto caiu logo no SQ2 e ficou em 14º, atrás de Nico Hülkenberg, companheiro de Audi e 11º colocado.
Confira as declarações dos pilotos:
George Russell, primeiro: Russell exalta Mercedes “incrível”, mas sinaliza ponto de atenção em sprint na China
Andrea Kimi Antonelli, segundo: Antonelli valoriza 2º lugar no grid da sprint na China e elogia carro: “Ritmo muito forte”
Lando Norris, terceiro: Norris se diz “muito feliz” por bater Ferrari na classificação sprint da China
Lewis Hamilton, quarto: Hamilton aponta fraqueza da Ferrari em classificação sprint na China: “Muito a fazer”
Oscar Piastri, quinto: Piastri se espanta com ritmo da Mercedes em classificação sprint na China: “Impressionante”

Charles Leclerc, sexto: Leclerc busca explicação para desvantagem da Ferrari na China: “Perdi 0s4 só na reta oposta”
Pierre Gasly, sétimo: Gasly destaca ritmo e celebra classificação sprint na China: “Extremamente satisfeito”
Max Verstappen, oitavo: Verstappen esbraveja com Red Bull em classificação sprint na China: “Um desastre”
Oliver Bearman, nono: Bearman se diz “impressionado e surpreso” com Haas na China: “Podemos pontuar”
Isack Hadjar, décimo: Hadjar vê Red Bull abaixo de McLaren e Ferrari na China: “Precisamos de um pouco de tudo”
Nico Hülkenberg, 11º: Hülkenberg revela problemas com carro da Audi durante classificação sprint na China

Esteban Ocon, 12º: “Estamos trabalhando duro para levar o carro ao ponto em que queremos que ele esteja. Estava melhor do TL1 para a classificação da sprint, mas ainda há algumas coisas que precisamos investigar para melhorá-lo para amanhã. Há potencial, e nosso entendimento do carro agora é bastante alto, então esperamos conseguir resolver nossos problemas e extrair o máximo dele.”
Liam Lawson, 13º: “Conseguimos dar um bom passo do treino para a classificação em termos de acerto e, sinceramente, não foi uma volta ruim. Só tivemos um pouco mais de dificuldades aqui do que na semana passada. Acho que Melbourne realmente se adaptava bem ao nosso carro. Aqui não é tão bom. Em termos de acerto, na verdade estou bastante satisfeito. O desgaste [dos pneus] não estava bom, parecido com o de todo mundo, mas vimos no ano passado muito disso aqui na sprint e menos na corrida. Então provavelmente isso vai mudar ao longo do fim de semana. Está muito frio, tenho certeza de que será um desafio amanhã.”
Gabriel Bortoleto, 14º: Bortoleto aposta em evolução da Audi após problema em classificação sprint da China
Arvid Lindblad, 15º: “Não estou particularmente feliz. Acho que, considerando que é minha primeira vez aqui e que fiz cerca de duas voltas no TL1, estar relativamente perto e razoavelmente bem não é tão ruim. O 15º lugar não é onde eu ou a equipe queremos estar. Liam foi um pouco melhor, mas não acho que tenha sido muito mais competitivo. Vou analisar meu desempenho esta noite para ver o que posso fazer melhor e onde posso evoluir para amanhã.”

Franco Colapinto, 16º: Colapinto lamenta “dia difícil” na China após classificação sprint: “Faltou ritmo”
Carlos Sainz, 17º: “Este fim de semana já seria difícil para nós, já que este circuito expõe as fraquezas do nosso carro. Perder metade do TL1 também não ajudou, pois não consegui me preparar adequadamente para esta sessão e tive de me adaptar a cada volta. Do jeito que as coisas estão, primeiro precisamos ter um fim de semana limpo antes de buscar resultados melhores. Vou usar este fim de semana para testar diferentes acertos e tentar recuperar o tempo de pista que perdi até agora. O objetivo é maximizar nosso desempenho e continuar reunindo aprendizados para ajudar a equipe.”
Alexander Albon, 18º: “Foi um dia confuso e claramente este não é o resultado que queríamos na classificação da sprint. No momento temos várias limitações que estamos tentando entender, então precisamos voltar à prancheta e ter uma visão mais clara antes de amanhã. Como sempre, vamos dar tudo de nós diante dos fãs chineses nas sessões de corrida sprint e de classificação de amanhã.”
Fernando Alonso, 19º: Alonso cita falta de peças e mira “máximo de voltas possível” em fim de semana na China

Lance Stroll, 20º: “Coletamos dados importantes, então isso é positivo, mas ainda estamos lidando com os mesmos problemas que tivemos há uma semana em Melbourne. No fim das contas, não queremos estar brigando pelo 19º lugar, então há muito trabalho a fazer, mas viemos para a China com o principal objetivo de continuar aprendendo mais sobre o carro.”
Valtteri Bottas, 21º: “Tivemos um problema de liberação de energia que afetou minhas voltas e fez com que não conseguíssemos extrair o máximo da classificação. Precisamos investigar isso completamente agora. Fora isso, é bastante difícil dizer onde teríamos terminado. Vamos tentar resolver tudo como equipe antes da corrida sprint.”
Sergio Pérez, 22º: “É uma pena que não pudemos participar da classificação da sprint. Tivemos dificuldades com um problema no sistema de combustível pela manhã e, infelizmente, não conseguimos resolvê-lo a tempo para esta tarde. A equipe está trabalhando muito duro na pista e também na fábrica para encontrar uma solução e estarmos prontos para nossa primeira sprint amanhã.”
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da China AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
GP da China de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida Sprint | 00:00 | 02:00 | 04:00 | 05:00 |
| Classificação | 04:00 | 06:00 | 08:00 | 09:00 |
| Corrida | 04:00 | 06:00 | 08:00 | 09:00 |
*Horário de Brasília
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
▶️ Russell barbariza com Mercedes e conquista pole da sprint no GP da China. Bortoleto é 14º
▶️ Russell tira onda e lidera TL1 com diferença assustadora entre Mercedes e Ferrari na China
▶️ BYD vê Alpine e Aston Martin como alvos para compra e aumenta interesse por vaga na F1
▶️ Mercedes vibra com carro após pole na sprint no GP da China: “Está nos trilhos”