Lando Norris foi capaz de se recuperar após um fim de semana complicado no Canadá e deu um passo importante na briga pelo título da Fórmula 1 em 2025 ao derrotar Oscar Piastri no GP da Áustria, realizado neste domingo (29). A dupla da McLaren, na verdade, envolveu-se em um duelo particular, já que não chegou nem perto de ser incomodada pelas outras equipes.
Charles Leclerc cruzou a linha de chegada com 19s820 de desvantagem em relação ao ponteiro e completou o top-3. Lewis Hamilton reforçou ainda mais a boa corrida da Ferrari e terminou na quarta posição, seguido por George Russell, que realmente conseguiu concluir as 70 voltas exatamente na mesma posição da qual largou, em quinto.
Um dos grandes destaques no Red Bull Ring, Liam Lawson ficou em sexto, com Fernando Alonso vindo na sequência, no sétimo lugar. Gabriel Bortoleto somou os primeiros pontos na F1 ao receber a bandeira quadriculada em oitavo, enquanto Nico Hülkenberg e Esteban Ocon fecharam a lista dos dez primeiros colocados.
Max Verstappen e Andrea Kimi Antonelli nem completaram a corrida, já que o italiano da Mercedes atropelou o tetracampeão logo na curva 3 da volta de abertura. No fundo da tabela ficaram Yuki Tsunoda e Franco Colapinto, que chegaram a travar batalhas acirradas em Spielberg.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ LEIA TAMBÉM: Norris encosta em Piastri, Bortoleto pontua pela 1ª vez. Confira classificação
A Fórmula 1 retorna no fim de semana que vem, de 4 a 6 de julho, em Silverstone, 12ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Silverstone para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
Confira as declarações dos pilotos:
Lando Norris, primeiro: Norris destaca “ótima batalha” com Piastri e comemora vitória “perfeita” na Áustria
Oscar Piastri, segundo: Piastri vê luta “limpa e no limite” com Norris e diz que vitória “passou perto” na Áustria
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc destaca “luta até o fim”, mas reconhece McLaren superior na Áustria: “Faltou ritmo”
Lewis Hamilton, quarto: Hamilton faz autocrítica após avanço da Ferrari na Áustria: “Melhorar ritmo de corrida”

George Russell, quinto: Russell lamenta GP da Áustria apagado: “Esperava uma corrida ruim e foi ainda pior”
Liam Lawson, sexto: Lawson celebra 6º lugar no GP da Áustria em ano “incrivelmente difícil” na F1
Fernando Alonso, sétimo: Alonso se diz “muito feliz” com 7° lugar na Áustria e admite: “Tive sorte no final”
Gabriel Bortoleto, oitavo: Bortoleto celebra primeiros pontos no GP da Áustria e elogia Sauber: “Trabalho incrível”
Nico Hülkenberg, nono: Hülkenberg celebra Sauber “consistente” na Áustria e se diz “muito feliz” por Bortoleto

Esteban Ocon, décimo: Ocon se espanta com Sauber na Áustria e diz que Haas “precisa de mais desempenho”
Oliver Bearman, 11º: “Boa corrida, no geral, onde avançamos bem. No primeiro stint, de pneus macios, andei rápido, mas acabamos tendo de muita corrida para cumprir com os outros dois jogos. Sofremos no stint intermediário, foi aí que minha corrida acabou sendo atrapalhada. O trecho final foi melhor, mas precisei usar os pneus médios muito cedo, foi outro stint longo. Estou feliz com o progresso que fizemos para avançar para as posições 10 e 11 [com Ocon em décimo]. Nosso ritmo de corrida foi bom.”
Isack Hadjar, 12º: “Frustrante. A corrida foi muito boa e estávamos confortavelmente nos pontos até 15 voltas antes do fim. A estratégia funcionou bem e o ritmo de corrida era bom. Estava me sentindo rápido. Infelizmente, porém, tivemos danos no assoalho na curva um e, de lá em diante, perdi mais de 1s por volta, então definitivamente foi um fim difícil. Pena, porque sem isso e com Liam [Lawson] em sexto, podíamos ter pontuado em dupla. No geral, bom trabalho do time no fim de semana, considerando a virada de sexta-feira para sábado. Parabéns a todos. Estou ansioso para voltar a correr em Silverstone.”

Pierre Gasly, 13º: “Muito decepcionante para a equipe. Temos muito a entender e analisar, porque senti que passei a corrida toda sem aderência e tive muitas dificuldades em todos os stints. Não sei o motivo, talvez algum dano no carro ou não, mas temos de revisar detalhadamente, porque foi uma tarde muito longa e com um resultado frustrante. Começamos bem, estávamos em sexto no fim da primeira volta, e depois disso nem tenho muito a dizer que não seja um dia difícil. Agora, vamos a Silverstone direto. É sempre um evento fantástico, e espero dar a volta por cima deste fim de semana.”
Lance Stroll, 14º: “Sabíamos que seria difícil aqui na Áustria. Mostramos alguns sinais de ritmo decente nos treinos livres, mas não deu para manter a tendência positiva com as temperaturas cada vez mais quentes ao longo do fim de semana. Sempre seria um começo desafiador lá atrás no grid, mas também sofri com desgaste de pneus cedo e tivemos de adaptar nossa estratégia por causa disso. Precisamos avaliar tudo nos próximos dias e preparar para Silverstone.”
Franco Colapinto, 15º: Colapinto diz que Alpine “mostrou fraquezas” após 15º na Áustria: “Carro díficil de guiar”
Yuki Tsunoda, 16º: Tsunoda desabafa após GP da Áustria em 16º: “Não sei o que estou fazendo de errado”

Alexander Albon, abandonou: “Dia decepcionante. Largamos muito bem e tivemos alguma sorte que a maré me separou dos outros [por conta do acidente], mas estávamos no lugar e na hora certa. O carro era bom, fiz boa ultrapassagem contra Pierre Gasly e estávamos fugindo dos demais. Aí, tivemos um problema parecido com o do Canadá. São três abandonos seguidos e o mesmo carro que tínhamos no começo do ano. Temos de investigar os motivos de ser mais confiável naquela época. Talvez seja por conta das temperaturas que temos encontrado, mas é nas corridas que sofremos. Não dá para acontecer de novo em Silverstone, que é uma boa pista para a gente, depois de já perdemos a chance de pontos hoje. Temos de analisar e encontrar uma solução.”
Max Verstappen, abandonou: Verstappen nega culpa de Antonelli em batida na Áustria e elogia Bortoleto: “Guiou bem”
Andrea Kimi Antonelli, abandonou: Antonelli vê acidente na Áustria como “grande lição” e promete pedir desculpas a Verstappen
Carlos Sainz, não largou: “Muitos problemas ontem e hoje. Não consegui mostrar o ritmo real o fim de semana todo, o que me deixa frustrado. Mas é hora de focar e trabalhar mais ainda para aprender o que temos de aprender neste período complicado e dar a volta por cima. Estou confiante que, se alcançarmos fins de semanas limpos, resultados melhores virão. Nossa próxima corrida é a de casa, em Silverstone, então vamos em frente para tirar o máximo possível.”