O controverso GP da Arábia Saudita passou por alguns momentos tensos ao longo do final de semana com a polêmica da F1 em correr no país e o ataque a míssil a apenas 10 km do circuito, mas a corrida transcorreu normalmente após sua confirmação e Max Verstappen assegurou a primeira vitória da temporada — para ele e a Red Bull. Charles Leclerc, que chegou a liderar boa parte da disputa, teve que se contentar com o segundo lugar.
Em terceiro, Carlos Sainz conseguiu completar mais um pódio com os dois pilotos da Ferrari, seguido pelo pole Sergio Pérez — que deu azar na entrada do safety-car e foi derrubado da liderança. George Russell conseguiu fazer uma boa corrida e ganhou uma posição em relação à largada, terminando com o quinto lugar.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Esteban Ocon conseguiu uma ultrapassagem tardia sobre Lando Norris, já na reta final da disputa, para assegurar a sexta posição e relegar o britânico ao sétimo lugar. Pierre Gasly, em dia difícil de saúde, Kevin Magnussen e Lewis Hamilton completaram o top-10.
Confira todas as declarações do dia após o GP da Arábia Saudita de F1:
Max Verstappen, primeiro: Verstappen destaca “batalha dura” com Leclerc em Jedá e diz: “Começamos nosso ano”
Charles Leclerc, segundo: Leclerc lamenta 2º lugar, mas enaltece corrida em Jedá: “Todas deveriam ser assim”
Carlos Sainz, terceiro: Sainz vê “progresso em relação ao Bahrein” após terceiro lugar em Jedá
Sergio Pérez, quarto: Pérez lamenta safety-car no “momento errado” após quarto lugar na Arábia Saudita
George Russell, quinto: Russell celebra 5º lugar na Arábia Saudita, mas deixa aviso: “Quero lutar por vitórias”

Esteban Ocon, sexto: Ocon vê briga “justa” com Alonso em Jedá e celebra início de 2022 com muitos pontos
Lando Norris, sétimo: 7º, Norris lamenta derrota para Ocon no final em Jedá e brinca: “Terrível carro azul e rosa”
Pierre Gasly, oitavo: Gasly reclama de dores no intestino durante corrida em Jedá: “Estava morrendo no carro”
Kevin Magnussen, nono: “A pior coisa que poderia acontecer conosco aconteceu quando começamos com a estratégia de pneus duros. Quase todo mundo estava com médios e, além disso, outro cenário ruim que poderia aparecer era um safety-car na volta 16 ou 17, e ele apareceu na 16. Consegui dois pontos muito importantes e é uma alegria pilotar esse carro, foi fenomenal novamente. Faltou um pouco de sorte no final com o safety-car virtual, talvez se fosse um carro de segurança o pelotão se juntaria e, com pneus novos, teríamos a oportunidade de marcar mais pontos. A equipe fez um trabalho fantástico, nos recuperamos de uma situação difícil na sexta-feira, então, estou feliz.”
Lewis Hamilton, décimo: Hamilton vê falta de evolução da Mercedes: “Coisas não mudaram desde a última corrida”
Guanyu Zhou, 11º: “Gosto de pensar que foi uma boa experiência para ganhar mais confiança com os circuitos de rua na F1. Foi útil, mas no geral, a corrida estava definitivamente longe do ideal: tive um toque na curva 1, apesar de eu ter tido uma largada muito melhor do que no Bahrein, então, precisamos entender o que aconteceu. Eu fiz uma boa recuperação ao cair para 18º e estava em condições de trazer alguns pontos para casa novamente, mas a punição nos colocou muito atrás e foi isso. Vamos torcer para uma corrida mais suave na Austrália, o carro está bom para que possamos ser competitivos novamente.”
Nico Hülkenberg, 12º: “Foi uma corrida exigente, mas estou feliz com meu desempenho considerando minha experiência limitada com o carro. Conseguimos fazer uma corrida limpa e as oportunidades simplesmente não apareceram. Por exemplo, o primeiro período de safety-car não ajudou, porque estávamos num stint mais longo de pneus duros, então isso comprometeu nossa corrida. Demos tudo que tínhamos, mas os pontos estavam fora de alcance. Estou feliz com a maneira com a qual ajudei a equipe e vou continuar atento para o caso de precisarem de mim novamente.”

Lance Stroll, 13º: “Fizemos o melhor possível para tentar ficar com pontos depois do período de safety-car virtual, mas infelizmente os dois carros atrás de nós eram mais rápidos e tinham pneus mais novos, então não dava para fazer muita coisa. Foi uma pena que terminamos as últimas voltas com danos no carro depois da colisão com Alex [Albon]. Senti que deixei o espaço quando ele mergulhou, mas não assisti aos replays ainda. A temporada é longa, então temos de continuar trabalhando pesado para encontrar mais desempenho no carro para as próximas corridas.”
Alexander Albon, NC: “Estávamos tentando lutar para conseguir entrar na zona de pontuação no final, e fui para a disputa com Lance [Stroll]. Ele defendeu de forma dura, e infelizmente fizemos contato. Tivemos que abandonar por causa do furo no pneu, mas os pontos estavam quase ali e tínhamos que tentar. Estávamos deixando a desejar no downforce e no equilíbrio do carro, mas quando está na janela certa, é um bom carro. No final da corrida fomos rápidos, é apenas sobre tentar fazer o carro ser mais consistente e previsível.”
Valtteri Bottas, NC: “É uma pena abandonar uma corrida que vinha sendo muito boa até aquele momento, especialmente porque estávamos em condições de brigar pela sexta colocação. A temperatura do motor continuou subindo, precisamos investigar a causa, e por isso retiramos o carro, para não perder o motor. É assim que as corridas acontecem, agora precisamos resolver os problemas e seguir em frente. Olhando para os pontos positivos, o carro é muito bom. Demos mais um passo à frente em relação à corrida anterior, mesmo nas largadas. Estávamos fazendo um bom trabalho e batalhando com os adversários. Agora temos de garantir mais pontos na Austrália.”
Fernando Alonso, NC: Alonso lamenta abandono na Arábia Saudita: “Perdemos muitos pontos hoje”

Daniel Ricciardo, NC: “O resultado final obviamente não foi como eu queria, mas esse final de semana foi mais promissor e fomos melhores nessa pista. Ainda não estamos na posição em que queremos estar, mas foi um pequeno passo na direção certa. Sem o problema que encerrou minha corrida, poderíamos ter os dois carros dentro da zona de pontuação. Foi positivo ver Lando [Norris] conseguir alguns pontos para a equipe após uma boa batalha. Ainda temos muito a melhorar, mas estamos em uma posição melhor do que no Bahrein. Então vamos aceitar isso, continuar trabalhando e construir a partir daí.”
Nicholas Latifi, NC: “Infelizmente, eu perdi a traseira entrando na última curva e isso acabou com a minha corrida. Usei a mesma linha de todo o final de semana, então foi inesperado, mas obviamente também desapontador e frustrante.”
Yuki Tsunoda, não largou: “Foi um fim de semana muito frustrante para mim por conta dos problemas de confiabilidade. Primeiro, perdemos a classificação, e hoje, acreditamos que surgiu um problema no eixo de transmissão no caminho para o grid. Acho que a pista era boa para o carro na comparação com o Bahrein, então creio que o ritmo de hoje poderia ter sido bastante bom, sobretudo vendo como Pierre [Gasly] andou, passando ao Q3 e mantendo bom desempenho na corrida. É uma pena, acho que será uma briga apertada no meio do pelotão e todos os pontos contam. Perdemos uma chance hoje. Essas coisas acontecem… Espero que voltemos fortes na Austrália.”
Mick Schumacher, fora da corrida: Schumacher se diz “bem para correr” e justifica ausência em GP