A Alpine confirmou na noite desta sexta-feira (7) a contratação do francês Pierre Gasly, com a AlphaTauri anunciando logo em seguida o holandês Nyck De Vries como seu substituto. Assim, restam agora apenas duas vagas na Fórmula 1 para 2023, na Haas e na Williams. Quem acabou ficando de fora na dança das cadeiras da categoria foi o australiano Daniel Ricciardo, que confirmou neste sábado que não estará no grid da próxima temporada.

“Para ser honesto, já sabia da notícia do Gasly, eu sabia que eles estavam conversando há um tempo e sabia que eles estavam muito interessados no Pierre. Digamos que eu estava preparado para isso e não foi nenhuma surpresa, então estávamos tentando, digamos, navegar, contornar isso e descobrir o que fazer”, afirmou Daniel durante o GP do Japão.

Ricciardo será substituído na McLaren em 2023 pelo também australiano Oscar Piastri. Daniel chegou a ser especulado na Alpine, mas acabou sendo preterido. Seu foco agora é encontrar uma vaga daqui a dois anos, já que também afirmou não ter interesse em ficar na Fórmula 1 em uma equipe que não seja competitiva.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Daniel Ricciardo está buscando oportunidades para 2024 (Foto: McLaren)

“Mas acho que a realidade agora é que não estarei no grid em 2023, acho que agora estou apenas tentando me preparar para 2024. Acho que existem algumas oportunidades melhores, então isso confirma tudo e agora onde o foco está definido”, contou o australiano.

Ricciardo destacou que “o plano certamente ainda é estar envolvido na Fórmula 1” em meio a especulações que o ligam a um papel de piloto reserva na Mercedes. “Eu vejo como fazer uma pausa por um tempo e digamos que, no que diz respeito à minha carreira na Fórmula 1, a intenção total é para 2024”, concluiu.

Daniel chegou à Fórmula 1 em 2011, fazendo a primeira aparição com a Hispania. Depois, passou por Toro Rosso, Red Bull e Renault até chegar à McLaren. O australiano ainda tem mais cinco corridas em 2022 antes de deixar o time britânico, começando pela prova deste domingo (9) em Suzuka.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Japão de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 2h [de Brasília, GMT-3].

TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DO JAPÃO DE FÓRMULA 1 | Briefing