Depois de dois anos fora da Fórmula 1, Fernando Alonso retornou à categoria em 2021, pela reformulada Alpine. De quebra, conquistou o objetivo da equipe francesa: numa boa parceria com Esteban Ocon, o time bateu a AlphaTauri e ficou com a quinta posição do Mundial de Construtores. E é por este e outros motivos também fora das pistas que, mesmo com duas décadas de F1, o bicampeão mundial sente que ainda tem muito a mostrar.
“Neste momento, estou gostando muito da Fórmula 1. Eu gosto de correr, estou gostando de tudo porque a Fórmula 1 não é apenas a atividade na pista, você tem muitas atividades fora da pista e eu também gosto delas. Então eu acho que pelo menos dois ou três anos vocês me verão por aqui”, disse ele, em entrevista à DAZN.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Após a aposentadoria de Kimi Räikkönen, que tem 42 anos, o asturiano é oficialmente agora o piloto mais velho da categoria. Em seus dois anos fora da F1, Fernando foi campeão do Mundial de Endurance e venceu as 24 Horas de Le Mans com a Toyota em 2018 e 2019, além de ter triunfado também nas 24 Horas de Daytona, em 2019.
Agora, há também o desafio em 2022 de se adaptar e aproveitar o novo regulamento, que tem propostas interessantes. A Alpine, por exemplo, não teve grande pré-temporada, mas pontuou com dois carros no Bahrein, e chegou perto de fazer o mesmo na Arábia Saudita, não fosse um problema no motor do carro #14. Até o momento, Alonso se diz satisfeito com o momento do time, pelas mudanças de postura e mentalidade.
“Ainda há muito o que fazer. Acho que a mentalidade mudou muito no ano passado. A Renault lutou no meio do pelotão nos últimos anos e achamos que é hora de mudar isso e sonhar grande”, explicou.
“A Alpine chegou à F1, temos bons líderes agora com Laurent Rossi, CEO da Alpine, e Luca de Meo, CEO da Renault. Compartilhamos as mesmas metas, os mesmos objetivos, em termos de longo e médio prazo. Acho que essa mudança de mentalidade e como cada um da equipe está com fome de sucesso me deixa muito feliz”, concluiu.
A Fórmula 1 volta no dia 10 de abril para realizar o GP da Austrália, no circuito de Albert Park, em Melbourne. É a volta da categoria ao país após o hiato de duas temporadas.