A Honda anunciou na manhã desta segunda-feira (5) que o atual presidente da HRC (Honda Racing Corporation, a divisão esportiva), Koji Watanabe, vai deixar o cargo ao final da temporada 2027. Ele será sucedido por Keiichi Yasuda, atual vice-presidente executivo e diretor representante da marca.

Watanabe assumiu a presidência da HRC em 2022 e conduziu grande reestruturação com a unificação divisões de competições do motos e carros.

“Foi uma honra liderar a HRC ao lado de colegas extraordinários”, declarou Watanabe. “Em 2020, lancei o projeto para integrar o desenvolvimento de carros de corrida à HRC, reunindo nossas operações automotivas e de motos sob o mesmo teto. Desde então, aprovamos nosso retorno à F1, expandimos nossa estrutura global — reorganizando a HPD, nos EUA, na HRC US e estabelecendo a HRC UK — e trabalhamos na construção da marca em escala mundial. Nos três meses restantes do meu mandato, continuarei me dedicando ao máximo, buscando a vitória até o fim”, salientou.

O desafio que aguarda Yasuda a partir de 2027 é imenso: uma divisão técnica que precisa retomar rapidamente o rumo certo na exigente arena da Fórmula 1, onde a pressão da parceira Aston Martin e a necessidade de redesenhar a arquitetura da unidade de potência não deixam margem para novos erros.

No automobilismo, Koji tornou-se figura-chave e porta-voz da vitoriosa parceria da Honda com a Red Bull, que rendeu três Mundiais de Pilotos, com Max Verstappen, e dois de Construtores na F1. Essa união, porém, foi muito mais no âmbito da parceria técnica até 2025, uma vez que, ao final de 2021, a marca decidiu se retirar oficialmente do quadro de montadoras da F1.

F1 2026, BAHREIN, MALÁSIA, CORRIDA, ASTON MARTIN, FERNANDO ALONSO, CARRO
Fernando Alonso: Aston Martin sofre com a unidade de potência da Honda em 2026 (Foto: Aston Martin)

Mas a Honda voltou atrás com a mudança de regulamento e fechou acordo para ser a fornecedora dos motores da Aston Martin. A atual empreitada, no entanto, tem sido um desastre: o motor sofre com a falta de desempenho, além dos problemas crônicos de confiabilidade que transformaram o início da temporada 2026 em um completo desastre.

A situação é particularmente complexa porque, neste ano, a instalação de Sakura já esgotou as duas atualizações dentro das regras ADUO (Oportunidades Adicionais de Desenvolvimento e Atualização) permitidas pelo regulamento para corrigir as limitações da especificação inicial, mas não conseguiu alcançar o progresso esperado na pista.

Líder da HRC a partir de 1º de janeiro de 2027, Yasuda, está há mais de 30 anos no Grupo Honda, tendo iniciado no departamento de Recursos Humanos em 1990. Após adquirir vasta experiência internacional nos Estados Unidos (Honda of America Mfg) e atuar como presidente e CEO de subsidiárias de vendas de motos na Malásia (Boon Siew Honda) e na Indonésia (Astra Honda Motor), retornou à sede em Tóquio, em 2023, para liderar o plano abrangente de reestruturação de recursos humanos do Grupo, antes de ingressar na HRC em abril passado.

“Vejo como minha responsabilidade dar continuidade à base sólida estabelecida por Watanabe e elevá-la a um novo patamar, alinhando os esforços de cada membro da equipe em prol do objetivo único de vencer corridas. Com base em minha experiência de gestão à frente de subsidiárias no exterior e em minha vivência em recursos humanos, focarei em investir nas pessoas e no fortalecimento da organização. Estou comprometido em construir uma HRC cujo ímpeto para enfrentar desafios ressoe com a paixão de nossos parceiros e fãs”, concluiu Yasuda.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 9 a 11 de outubro, com o GP de Singapura, 17ª etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Marina Bay AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP de Singapura de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Sexta-feira (9)

Sábado (10)

Domingo (11)

Horários em Cabo Verde

Sexta-feira (9)

Sábado (10)

Domingo (11)

Horários em Portugal e Angola

Sexta-feira (9)

Sábado (10)

Domingo (11)