Max Verstappen e a Red Bull finalmente chegaram a um novo acordo na Fórmula 1. Depois de diversas especulações e incertezas sobre o futuro, a equipe confirmou, na manhã desta quinta-feira (20), a extensão do contrato com o neerlandês até o fim da temporada de 2030.

A Red Bull viveu um momento de incerteza quanto à permanência de Verstappen para 2027. Embora as partes tivessem um acordo válido até o fim da temporada 2028, existiam cláusulas de desempenho que poderiam ser ativadas, o que permitiria ao tetracampeão deixar a equipe sem maiores problemas. Além disso, a chegada do novo regulamento em 2026 trouxe algumas incertezas para a equipe baseada em Milton Keynes.

Além de ter criticado diversas vezes aspectos do novo regulamento, como a necessidade de gerenciar as baterias, Verstappen mostrou grande apreço pelo endurance nos últimos anos. Ao mesmo tempo, a Red Bull desenvolveu um carro pouco competitivo que não permite o tetracampeão brigar pelo título.

Por isso, a permanência em 2027 passou a ser uma dúvida, e a alta cúpula da Red Bull se reuniu com Verstappen no fim de semana do GP da Áustria para tentar chegar a um acordo. Quase dois meses depois, a extensão do vínculo foi confirmada.

“Estou muito satisfeito com a extensão do contrato​. Temos as melhores pessoas, e estou empolgado para continuar trabalhando ao lado de todos para voltar ao topo novamente. Esse continua sendo o objetivo pelo qual nós temos trabalhado. Quero agradecer à Red Bull, ao Laurent [Mekies] e a todos da ​​equipe pela confiança que depositaram em mim​”, disse Verstappen.

“Sempre disse isso: a equipe é como uma segunda família para mim e me sinto muito em casa. Cheguei esperando poder vencer corridas. O que conseguimos conquistar juntos desde então foi simplesmente maravilh​oso, e compartilhamos muitos momentos incríveis, além de conquistarmos quatro títulos mundiais. Continuar essa jornada com a mesma equipe da qual faço parte durante toda a minha carreira é realmente especial e algo que sempre quis fazer​”, continuou.

F1 2026, HUNGRIA, CLASSIFICAÇÃO, RED BULL RACING, MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen chegou à Red Bull em 2016 (Foto: Red Bull Content Pool)

“Trabalhar com o Laurent agora há mais de um ano também tem sido ótimo. Vejo claramente a visão que ele tem para a equipe. Todos em Milton Keynes acreditam no que estamos construindo, e estou ansioso pelo próximo capítulo, lutando por mais vitórias e disputando campeonatos enquanto continuamos moldando o futuro desta equipe.​ Fazer este anúncio durante o último ​G​P dos Países Baixos também é um momento especial para mim. Espero que possamos proporcionar aos fãs uma despedida especial na última corrida”, finalizou Verstappen.

Desde que chegou à Red Bull em 2016, Verstappen se tornou o grande nome da equipe. Foi com o neerlandês que o time retomou o protagonismo entre 2021 e 2024, com a conquista de quatro títulos Mundiais de Pilotos, além dos títulos de Construtores em 2022 e 2023. Por isso, a continuidade desse trabalho foi valorizada pelo chefe Laurent Mekies.

“A manutenção do melhor piloto do grid é uma notícia fantástica para todos na Red Bull, bem como para a F1 e o automobilismo como um todo. Pouquíssimas parcerias no esporte alcançam o que Max e esta equipe conquistaram. Desde o início, Max personificou tudo o que torna a Red Bull especial: competitividade inabalável, determinação incansável e coragem. O impacto dele em nossa equipe e na história da Red Bull no automobilismo foi transformador, sendo fundamental para tudo o que realizamos juntos”, disse o dirigente.

“A decisão de continuar nossa jornada em conjunto baseia-se na confiança que Max e a equipe construíram ao longo de muitos anos, bem como na confiança em nossas pessoas, nossa cultura e nossa visão para o futuro. Construída em meio a conquistas de campeonatos, batalhas intensas e momentos desafiadores, essa relação apenas ficou mais forte, tornando-se uma das maiores histórias de sucesso da F1”, continuou.

Laurent Mekies celebrou a permanência de Max Verstappen na equipe (Foto: Red Bull Content Pool)

“Ainda não terminamos. Há mais corridas para vencer, novas marcas para alcançar e mais história para escrever. Juntos, continuamos a elevar o nível com a mesma determinação que nos levou ao topo do esporte e com uma fé ainda maior no que podemos conquistar. Muita coisa evoluirá à medida que avançamos, mas nossa ambição permanece inalterada: unidos por uma direção, visão e equipe”, finalizou o chefe da Red Bull.

A Fórmula 1 volta neste final de semana, de 21 a 23 de agosto, no GP dos Países Baixos, 12º da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Zandvoort AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura completa, o GRANDE PRÊMIO estará in loco com o repórter Leonid Kliuev.

GP dos Países Baixos de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Horários em Cabo Verde

Horários em Portugal e Angola

Horários em Moçambique