Pierre Gasly não gostou muito do que viu nos novos carros da Fórmula 1, mas evitou direcionar críticas ao regulamento. Durante entrevista coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO no Bahrein, o piloto da Alpine disse que ainda é cedo para julgar o novo ciclo de regras, mas espera que melhorias aconteçam nos próximos meses.
Em 2026, os carros da F1 serão menores, mais leves e contarão com uma nova aerodinâmica. As unidades de potência, por sua vez, serão abastecidas com combustíveis sustentáveis e terão 50% da potência proveniente da parte elétrica. Além disso, os pilotos terão à disposição os modos boost, ultrapassagem e recarga. As unidades de potência também apresentarão três vezes mais energia elétrica do que as utilizadas até 2025, chegando a 350 kW, em vez dos 120 kW atuais.
Assim, será necessário gerenciar o uso da bateria durante as corridas, o que não tem agradado muito aos pilotos. Lewis Hamilton, Fernando Alonso e Oliver Bearman foram alguns dos que criticaram as mudanças, mas o mais vocal foi Max Verstappen, que disse que talvez seja necessário frear na reta para recuperar energia.
Gasly também não gostou muito do que viu após guiar o carro da Alpine nos testes em Barcelona e no Bahrein. Porém, reconheceu que o regulamento ainda está em fase inicial e, por isso, é cedo para tecer críticas. No entanto, espera que a situação melhore ao longo do tempo.

“Acho que a comparação mais recente seria 2014. Na época, as pessoas não ficaram muito felizes quando as regras chegaram, mas houve muita evolução. Em 2014 eu terminei em segundo na Fórmula Renault 3.5, então não precisei me preocupar muito com isso, mas é uma diferença muito grande. É preciso dar tempo”, disse Gasly.
“Ainda é cedo para julgar, foram apenas alguns dias no carro, mas espero que as coisas sejam muito diferentes entre o que estamos pilotando agora, o que estaremos pilotando em seis meses e o que vamos pilotar quando voltarmos no ano que vem. Então, da minha parte, acho que quero dar alguns meses e ver o que realmente conseguimos, mas é uma grande diferença e será um grande desafio no que diz respeito ao motor, ao chassi e também à pilotagem. É um desafio diferente do que tivemos nos últimos anos”, finalizou Gasly.
A Fórmula 1 volta de 18 a 20 de fevereiro, também no Bahrein, com a segunda e última bateria de testes coletivos da pré-temporada 2026. Depois, segue para a Austrália, palco da abertura do campeonato, em 8 de março.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
▶️ FIA prepara nova reunião com F1 em meio à pressão por mudança no regulamento de 2026
▶️ Leclerc exalta confiabilidade da Ferrari, mas vê Red Bull e Mercedes “um pouco à frente”
▶️ Russell vai na contramão de Hamilton e Verstappen e defende regulamento da F1 2026
▶️ Aston Martin diz que “há muitos motivos” para déficit na F1 e evita culpar motor Honda