Ross Brawn atuou como diretor técnico da Ferrari entre 1996 e 2006, período que coincidiu com a passagem de Michael Schumacher pela escuderia. Conhecedor do funcionamento de Maranello, o britânico indicou acreditar que Lewis Hamilton pode dar a volta por cima na equipe, desde que receba os incentivos certos.

Hamilton estreou pela Ferrari em 2025, em uma transferência bombástica após anos defendendo a Mercedes. No entanto, o heptacampeão enfrentou dificuldades de adaptação e sequer subiu ao pódio nas 24 etapas da temporada.

Para 2026, Hamilton terá um novo engenheiro de corrida, ainda não anunciado. A Ferrari, porém, já confirmou que Riccardo Adami assumirá novas funções na equipe e não seguirá no cargo.

Brawn ressaltou a dificuldade de obter sucesso na Ferrari e apontou que o conjunto da equipe italiana não encaixou em 2025, mas declarou torcida para que o cenário mude e permita o retorno de Hamilton à velha forma na F1 2026.

Ross Brawn fez parceria dominante com Michael Schumacher na F1 (Foto: Reprodução/Twitter)

“Todos nós gostaríamos de ver Hamilton ter sucesso, e tenho um carinho especial pela Ferrari, mas sei o quanto isso é difícil”, disse Brawn à Sky Sports F1. “Sempre existe uma linha muito tênue entre uma equipe encaixar e não encaixar totalmente, e no ano passado isso não aconteceu.”

“Mas se Hamilton receber alguns incentivos, se enxergar uma oportunidade, acredito que veremos um ‘clássico Lewis’. Então estou torcendo para que isso aconteça”, concluiu Brawn.

Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ McLaren mantém foco em desenvolvimento e abre mão de 1º dia de teste em Barcelona
▶️ Hamilton visita hospital na Jordânia e volta a pedir ajuda à população na Faixa de Gaza
▶️ Red Bull admite “forte impacto psicológico” em rebaixamentos e projeta melhor ambiente