Ross Brawn atuou como diretor técnico da Ferrari entre 1996 e 2006, período que coincidiu com a passagem de Michael Schumacher pela escuderia. Conhecedor do funcionamento de Maranello, o britânico indicou acreditar que Lewis Hamilton pode dar a volta por cima na equipe, desde que receba os incentivos certos.
Hamilton estreou pela Ferrari em 2025, em uma transferência bombástica após anos defendendo a Mercedes. No entanto, o heptacampeão enfrentou dificuldades de adaptação e sequer subiu ao pódio nas 24 etapas da temporada.
Para 2026, Hamilton terá um novo engenheiro de corrida, ainda não anunciado. A Ferrari, porém, já confirmou que Riccardo Adami assumirá novas funções na equipe e não seguirá no cargo.
Brawn ressaltou a dificuldade de obter sucesso na Ferrari e apontou que o conjunto da equipe italiana não encaixou em 2025, mas declarou torcida para que o cenário mude e permita o retorno de Hamilton à velha forma na F1 2026.

“Todos nós gostaríamos de ver Hamilton ter sucesso, e tenho um carinho especial pela Ferrari, mas sei o quanto isso é difícil”, disse Brawn à Sky Sports F1. “Sempre existe uma linha muito tênue entre uma equipe encaixar e não encaixar totalmente, e no ano passado isso não aconteceu.”
“Mas se Hamilton receber alguns incentivos, se enxergar uma oportunidade, acredito que veremos um ‘clássico Lewis’. Então estou torcendo para que isso aconteça”, concluiu Brawn.
A Fórmula 1 está de férias. Os carros voltam a acelerar de 26 a 30 de janeiro em testes privados em Barcelona. Depois, seguem para o Bahrein para mais duas sessões da pré-temporada: de 11 a 13 de fevereiro e de 18 a 20 de fevereiro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades de 2026.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ McLaren mantém foco em desenvolvimento e abre mão de 1º dia de teste em Barcelona
▶️ Hamilton visita hospital na Jordânia e volta a pedir ajuda à população na Faixa de Gaza
▶️ Red Bull admite “forte impacto psicológico” em rebaixamentos e projeta melhor ambiente