A Trident anunciou nesta sexta-feira (9) a contratação de Sebastian Wheldon para a temporada 2027 da Fórmula 3. O piloto norte-americano de 17 anos de idade vai subir para o terceiro degrau da escada rumo à F1 depois de encerrar a edição 2026 da Fórmula Regional Europeia (FREC) na vice-liderança.
Wheldon deu os primeiros passos nos monopostos em 2023 e conquistou o título da Skip Barber Formula Race Series logo na temporada de estreia, com seis vitórias. Depois, terminou a YACademy Winter Series de 2024 na segunda colocação e fechou a temporada da USF Juniors em terceiro lugar na classificação geral.
Em 2025, somou sete vitórias nas disputas da F4 do Oriente Médio, da E4 e da F4 Italiana. Por lá, inclusive, encerrou o ano em terceiro, com seis vitórias, três poles e nove pódios. Sebastian, inclusive, é filho do lendário Dan Wheldon, bicampeão das 500 Milhas de Indianápolis.
“Estou muito feliz por competir na F3 2027 com a Trident. Há muita pressão, já que vou correr por uma das equipes mais vitoriosas da categoria. No entanto, adoro desafios e darei tudo de mim para aprender rapidamente e conquistar bons resultados. Sou extremamente grato à TWG Motorsports e à Andretti Global pelo apoio. Mal posso esperar pelo início da próxima temporada”, comentou Wheldon.
Além da Trident, a Van Amersfoort Racing (VAR) confirmou a permanência de Enzo Deligny para a temporada 2027 da F3, a segunda da carreira do francês. No ano de estreia, fechou a campanha na 16ª posição, com um pódio somado justamente na abertura do campeonato, em Melbourne, na Austrália. Depois, somou mais cinco top-5 e sete top-10.
A Hitech, por sua vez, também anunciou a permanência de Woohyun Shin para a temporada 2027. Assim como Deligny, o sul-coreano estreou na F3 em 2026, mas fechou a campanha zerado, na 33ª e penúltima posição da tabela de pontos.
Apesar de a temporada 2026 ter chegado ao fim, a F3 tem duas baterias de testes marcadas para outubro. A primeira acontece entre 20 e 21 de outubro, em Jerez. Na semana seguinte, nos dias 26 e 27, Barcelona recebe a categoria.