Albon diz que “está focado” na Williams, mas descarta garantia de permanência para 2026
Alexander Albon destacou que as negociações do mercado de pilotos da Fórmula 1 começaram antes do normal em 2024 e evitou garantir compromisso de longo prazo com a Williams
Com contrato assinado para defender a Williams na Fórmula 1 até o fim de 2025, Alexander Albon evitou confirmar interesse em um vínculo de longo prazo com a equipe. Apesar de não querer comentar sobre os possíveis movimentos de carreira para o futuro, o piloto tailandês destacou as movimentações do mercado até aqui e disse esperar que novas decisões sejam tomadas nas próximas semanas.
Até o momento, já se sabe que Lewis Hamilton vai deixar a Mercedes para se juntar à Ferrari no ano que vem, enquanto Nico Hülkenberg está confirmado na Sauber em 2025 para participar do projeto da Audi, que entra na F1 em 2026.
“Não vou comentar sobre isso agora, ainda estou focado aqui”, disse Albon. “Tudo está se movendo rapidamente. Obviamente, Nico [Hülkenberg] já tomou uma decisão em direção à Sauber, e tenho certeza de que mais alguém tomará em breve”, afirmou.
“Meu foco sobre para onde ir não está tanto no ano que vem, mas no ano seguinte. As próximas semanas serão os momentos em que as decisões sobre todo o grid serão finalizadas”, opinou o tailandês.

Albon admitiu que é uma experiência nova conversar sobre o futuro em um estágio tão cedo da temporada. A notícia bombástica da saída de Hamilton da Mercedes veio no primeiro dia de fevereiro, o que iniciou uma série de movimentos no grid. Além das transferências confirmadas, a Aston Martin se apressou em renovar o contrato de Fernando Alonso.
“Para falar a verdade, nunca estive na posição de ter essas conversas tão cedo. É novo para todo mundo, não apenas para mim. Há um trabalho um pouco maior. Você vê muitos agentes andando pelo paddock neste momento do ano”, analisou.
Com uma vaga ainda aberta na Mercedes e a indefinição sobre o futuro de Sergio Pérez na Red Bull, Albon comentou sobre o que avalia antes de tomar a decisão sobre qual equipe defender. Vale destacar, ainda, que a Fórmula 1 terá a introdução de um novo regulamento de motores em 2026, o que pode mexer bastante com a ordem de forças do grid.

“Acho que é mais sobre a consolidação da equipe. 2025/26 é um ótimo momento para entender como a equipe projetou conceitualmente o carro. Quando formos para 2026, haverá uma diferença tão grande no carro que é bom saber onde está seu DNA”, comentou.
“É importante dar o feedback, entender a linguagem, a comunicação”, pontuou. “É por isso que as equipes estão tão focadas na transição de 2025 para 2026. Mas é tudo ou nada? Não”, finalizou Albon.
A Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 17 a 19 de maio, em Ímola, para o GP da Emília-Romanha. E o GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e EM TEMPO REAL.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!