Dono de resultados para lá de positivos nas duas últimas etapas, Charles Leclerc explicou que é difícil apontar o momento em que realmente virou a chave com a Ferrari na temporada 2026 da Fórmula 1. Sem dar muitos detalhes sobre a parte técnica, o monegasco afirmou, em entrevista acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO, que tudo aconteceu no fim de semana do GP da Inglaterra.

E foi exatamente em Silverstone que o #16 protagonizou uma virada surpreendente. Depois de sofrer nas primeiras atividades, assim como aconteceu nas corridas anteriores, deu a volta por cima a partir da classificação de sábado e, no fim, subiu no degrau mais alto do pódio no dia seguinte. Quase repetiu o feito em Spa-Francorchamps, quando incomodou Andrea Kimi Antonelli, mas teve de se contentar com o segundo lugar, voltando a terminar na frente de Lewis Hamilton.

“É muito difícil apontar um único momento, porque não foi como se, de repente, eu tivesse percebido tudo o que estava fazendo de errado. Foi resultado de muito trabalho e de tentar entender, analisando os dados, o que estava me deixando menos confortável com esses carros”, começou Leclerc.

“Mas houve um momento, na noite de sexta-feira em Silverstone, em que percebi um detalhe e pensei: ‘Ok, isso é muito difícil de quantificar, mas, se conseguir mudar isso para algo que combine mais comigo, provavelmente vou me sentir muito melhor no carro’. Quando fizemos essa mudança no sábado à tarde, quando tivemos a oportunidade de alterar o acerto, as coisas melhoraram bastante”, lembrou.

“Isso foi muito positivo. Infelizmente, não posso dar muitos detalhes. Nem sei se faz sentido tentar explicar sem entrar neles, porque, dessa forma, o que digo acaba fazendo pouco sentido. Mas posso dizer que tudo depende de detalhes muito pequenos. Não é algo tão simples quanto parece. Foi muito bom ver que deu resultado”, encerrou Leclerc.

Com 47 pontos somados nas duas últimas corridas — mais do que as seis anteriores juntas, entre Japão e Áustria —, o monegasco chegou a um total de 126 no Mundial de Pilotos, colocando-se na quarta posição. Antonelli segue na liderança, com 204, seguido por Hamilton (159) e George Russell (154).

F1 2026, SPA-FRANCORCHAMPS, CORRIDA, FERRARI, CHARLES LECLERC
Charles Leclerc analisou virada de chave com Ferrari em 2026 (Foto: Rodrigo Ruiz/Grande Prêmio)

A Fórmula 1 volta de 24 a 26 de julho em Budapeste, palco do GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

GP da Hungria de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Horários em Portugal e Angola

Horários em Cabo Verde

Horários em Moçambique

*Horário de Brasília