A McLaren finalmente quebrou um tabu que já durava 12 anos e conseguiu colocar os dois pilotos na fila da frente do grid de largada pela primeira vez desde o GP do Brasil de 2012. Neste sábado (20), Lando Norris cravou 1min15s227 e garantiu a segunda pole-position na temporada 2024 da Fórmula 1, ficando apenas 0s022 à frente de Oscar Piastri.
Líder do Mundial de Pilotos, Max Verstappen teve de se contentar com a terceira posição, 0s046 atrás do #4 do time de Woking. Carlos Sainz foi a Ferrari melhor posicionada, colocando a SF-24 no quarto posto, enquanto que Lewis Hamilton completou o top-5 no Hungaroring.
Ao lado do heptacampeão está Charles Leclerc, que chegou a bater forte durante o segundo treino livre, na sexta-feira. Fernando Alonso, Lance Stroll, Daniel Ricciardo e Yuki Tsunoda fecharam a lista dos dez primeiros colocados.
Mais pressionado do que nunca, Sergio Pérez errou novamente — assim como já tinha feito no GP da Inglaterra — e não passou nem do Q1, tendo de largar em 16º. George Russell, por sua vez, sofreu com a falta de combustível do W15 e não conseguiu ir além da 17ª colocação.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h (de Brasília, GMT-3).

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Norris voa e conquista pole em dobradinha da McLaren no grid do GP da Hungria
Confira declarações dos pilotos no sábado do GP da Hungria:
Lando Norris, primeiro: Norris cita “confiança” da McLaren e espera “controlar situação” para vencer na Hungria
Oscar Piastri, segundo: Piastri comemora “resultado incrível” para McLaren na Hungria: “Seremos inteligentes”
Max Verstappen, terceiro: Verstappen se contenta com 3º lugar e torce por “carro bom” no GP da Hungria
Carlos Sainz, quarto: Sainz vê classificação “sólida”, mas diz que pódio na Hungria “é quase impossível”
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton vê 5º lugar “decente”, mas reclama do calor na Hungria: “Ficamos mais lentos”
Charles Leclerc, sexto: Leclerc fala em “sensação melhor” na Hungria, mas crê que performance “ainda não veio”
Fernando Alonso, sétimo: Alonso elogia atualização da Aston Martin e mira marcar “bons pontos” no GP da Hungria
Lance Stroll, oitavo: Stroll elogia atualizações da Aston Martin e espera “manter ímpeto” no GP da Hungria
Daniel Ricciardo, nono: Ricciardo sonha alto e diz que RB “pode ser ainda melhor” após 9º lugar na Hungria
Yuki Tsunoda, décimo: Tsunoda assume “decepção” por batida em Q3 da Hungria: “Merecíamos posição melhor”
Nico Hülkenberg, 11º: “Estávamos na parte de atrás [da fila], tendo de esperar a nossa vez para ir à pista. A nossa posição no pit-lane não é nada boa, porque ficamos comprometidos, mas é realmente difícil acertar a hora certa. Mesmo assim, cruzamos a linha de chegada antes da bandeira quadriculada e conseguimos a volta, mas foi certamente um desafio. Não foi o ritmo que me comprometeu, foi o fato de só ter pneus usados no Q2, pois utilizamos os mesmos no Q1. Mas sem isso, teria sido pior.”
Valtteri Bottas, 12º: “Estou feliz com a forma como tudo aconteceu hoje. Sinto que extraímos tudo o que podíamos do carro e não deixamos nada para trás — é definitivamente uma sensação boa e um passo na direção certa em comparação com as classificações mais recentes. Estávamos muito perto do Q3, na verdade a apenas alguns milésimos dele, o que é bom de ver e uma confirmação de que as novas atualizações estão funcionando conforme o esperado. A pista esteve boa em ambas as sessões de hoje, melhor do que ontem, o que nos permitiu estar um pouco mais na disputa. Olhando para amanhã, sinto que podemos estar numa boa posição para lutar por pontos. É bastante difícil ultrapassar nesta pista, o que facilita na hora de defender — esperamos que também seremos capazes de atacar e lutar para chegar aos dez primeiros —, esse tem de ser o objetivo.”
Alexander Albon, 13º: “Definitivamente, era possível conquistar mais coisas hoje. Fiquei preso no ar sujo durante a maior parte do Q2, e quando estava começando minha volta, outros estavam em volta rápida, então foi difícil lidar com o tráfego. Precisamos que tudo esteja alinhado por aqui, e não tiramos o máximo proveito disso hoje, então é frustrante. Será uma longa corrida amanhã, com o desgaste [dos pneus] sendo bastante alto, como vimos nas corridas da F2 e F3. Então haverá muitos pit-stops e uma busca pelo ar limpo, que é vital neste circuito. É frustrante terminar o dia assim, mas vamos trabalhar com o que temos amanhã.”
Logan Sargeant, 14º: “Foi uma classificação agitada. Fiquei muito feliz com a primeira volta que fiz quando chovia só um pouco. Não fiquei muito feliz com meu erro na segunda volta e devo agradecer muito à equipe por ter feito um ótimo trabalho em ajeitar o carro e fazer eu voltar. Tivemos muito mais ritmo no Q2, mas tive ar sujo em todos os setores, com outros pilotos ficando na minha frente por mais tempo do que o necessário e jogando ar sujo na asa dianteira. Perde-se décimos nesta pista com isso, então é excessivamente prejudicial aqui, especialmente com o superaquecimento dos pneus. Estou desapontado por mim e pela equipe, pois sei que tínhamos muito mais [para entregar] hoje, mas vamos seguir em frente e lutar amanhã.”
Kevin Magnussen, 15º: “Acho que tínhamos um carro capaz de chegar ao Q3. Fui apenas o último a sair do pit-lane, e com todas as distâncias sendo criadas [entre os pilotos], fiquei sem tempo e tive de forçar como se fosse minha volta de classificação. Então, quando chegamos lá, já tinha forçado demais. Facilmente perdi muito tempo de volta com isso, e ficamos a apenas 0s2 do Q3, então acho que foi isso que nos atrapalhou. Sinto que desde o TL2 temos sido muito rápidos, por isso estou chateado por não termos conseguido chegar ao Q3 com o ritmo que sentimos que temos.”
Sergio Pérez, 16º: Pérez admite erros “um após o outro” e diz que “dói decepcionar” Red Bull na Hungria
George Russell, 17º: Russell reclama de falta de combustível após 17º no grid da Hungria: “Desastre”
Guanyu Zhou, 18º: “Experimentamos algumas condições complicadas e bastante diferentes na classificação em comparação com as sessões anteriores. Minha última volta em pista seca foi boa, mas tive dificuldades com o balanço e aceleração, o que me fez perder o Q2 por uma margem pequena, quando achava que teria a chance de sair do Q1. No geral, o carro estava melhor e estamos vendo algum progresso, especialmente com a direção de desenvolvimento que a equipe tomou e as peças que foram introduzidas aqui no carro de Valtteri [Bottas]. Amanhã é um novo dia e será crucial ter os pneus na janela certa para recuperar algumas posições. Estou confiante de que a equipe continuará pressionando e trabalhando duro para encontrar a melhor maneira de fazer isso acontecer.”
Esteban Ocon, 19º: “Foi frustrante ver a nossa classificação terminando mais cedo hoje. Claramente foi um erro não sair para uma última volta quando as condições da pista e o tempo de volta melhoraram significativamente. Eu estava em décimo antes do reinício da sessão, após a bandeira vermelha, e mostramos um ritmo decente em condições mistas, mas interpretamos mal a evolução da pista depois desse ponto. Falar agora é fácil, mas ganhamos e perdemos como equipe e não acertamos hoje. O mais importante é aprender e tomar melhores decisões no futuro.”
Pierre Gasly, 20º: “Não acertamos hoje. Com as condições adversas, o Q1 teve menos a ver com o desempenho do carro e mais com estar na pista no momento certo. Hoje erramos completamente, foi uma falha e, com isso, perdemos a oportunidade de um resultado melhor na classificação. Quando as condições são assim — entre pista molhada a seca —, normalmente surgem oportunidades e são essas oportunidades que temos de aproveitar. Simplesmente, temos de fazer melhor. Amanhã será uma tarde desafiadora na parte de trás do grid, mas vamos dar tudo de nós e ver o que podemos alcançar.”