Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da China da F1 2025
Lewis Hamilton comandou a festa da Ferrari na China ao cravar a pole-position para a corrida sprint. Ao seu lado, Max Verstappen. O brasileiro Gabriel Bortoleto avançou ao SQ2 e parte em 14º na prova de logo mais, a meia-noite
A corrida sprint do GP da China de Fórmula 1 terá Lewis Hamilton na pole-position. Nesta sexta-feira (21), o piloto da Ferrari arrancou um temporal na última tentativa da classificação e cravou 1min30s849. O heptacampeão terá ao seu lado Max Verstappen, da Red Bull.
Pior para a McLaren, que terá Oscar Piastri na terceira posição e o erro de Lando Norris na abertura de sua volta rápida o jogou para apenas o sexto posto. Entre eles, Charles Leclerc e George Russell, respectivamente.
Andrea Kimi Antonelli, Yuki Tsunoda, Alexander Albon e Lance Stroll completam o top-10 na sprint em Xangai. O brasileiro Gabriel Bortoleto vai sair na 14ª posição depois de repetir o feito da corrida de abertura e avançar novamente ao SQ2.
A Fórmula 1 realiza o GP da China, em Xangai, entre os dias 21 e 23 de março, a primeira etapa da temporada 2025 com a corrida sprint. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação sprint, sprint, classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. No sábado (22), a largada da sprint está marcada para meia-noite, com a classificação às 4h. Por fim, no domingo (23), os pilotos disputam o GP da China às 4h. O Briefing chega para comentar na GPTV após o fim de cada dia de atividades.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba o que disseram os vinte pilotos do grid em Xangai:
Lewis Hamilton, pole-position: Hamilton admite “choque” com pole na sprint da China: “Não esperava esse resultado”
Max Verstappen, segundo lugar: Verstappen vê Red Bull “muito lenta” na China: “Não achei que estaria na 1ª fila”
Oscar Piastri, terceiro lugar: Piastri diz que foi “rápido no momento errado”, mas minimiza 3º no grid: “Temos ritmo”
Charles Leclerc, quarto lugar: Leclerc vê Hamilton “mais rápido” e sente “mesmas dificuldades” de 2024 na China
George Russell, quinto lugar: Russell vê Mercedes atrás de rivais na China, mas diz: “Temos uma chance na sprint”
Lando Norris, sexto lugar: Norris diz que “dificuldades apareceram” e admite erro na China: “Forcei demais”
Andrea Kimi Antonelli, sétimo lugar: Antonelli cita dificuldades na China, mas celebra classificação “melhor que na Austrália”
Yuki Tsunoda, oitavo lugar: Tsunoda agradece ajuda de Hadjar, mas reclama na China: “Acerto poderia ser melhor”
Alexander Albon, nono lugar: Albon mostra incômodo após classificação da sprint na China: “Precisamos de mudanças”
Lance Stroll, décimo lugar: Stroll celebra “classificação forte” para sprint da China e explica queda de ritmo no SQ3
Fernando Alonso, 11º: Alonso se anima com carro “bem competitivo” em classificação da sprint na China
Oliver Bearman, 12º: “Estou feliz, desde a primeira volta no TL1, sabia que seria um fim de semana um pouco melhor do que foi em Melbourne. Senti-me confortável com o carro logo de cara, o que é sempre um bom começo, e consegui mostrar um pouco de ritmo. Há algumas curvas que são únicas e difíceis de entender em tão pouco tempo nesta pista. Definitivamente, há algo mais para ser encontrado, poderíamos ter ido ao SQ3 com o carro hoje”.
Carlos Sainz, 13º: Sainz explica dificuldades em classificação sprint na China e admite: “Não me adaptei”
Gabriel Bortoleto, 14º: Bortoleto vê volta “decente” para avançar ao SQ2 na China: “Pista muito nova para mim”
Isack Hadjar, 15º: “No SQ1, senti-me bem e forte com o carro, estávamos bem próximos dos rivais à frente. Depois disso, sabia que tinha de dar uma boa volta no SQ2 para avançar mas, infelizmente, exagerei e abortei minha volta. É uma pista difícil para os pneus e eles superaquecem ao longo da curva. É uma pena, pois parece que nosso carro é decente. Mas ainda é treinamento e vamos compreender o que deu errado hoje antes da sprint e da classificação de amanhã”.

Jack Doohan, 16º: “Claramente, não foi o que queríamos para hoje, mas estou satisfeito com o carro. No final, uma combinação de fatores contribuiu para este resultado frustrante na classificação sprint e, particularmente, havia muito tráfego na pista durante a volta rápida. Mas vamos manter a cabeça baixa e tentar maximizar o que pudermos na sprint. Felizmente, concluí a maior parte do nosso plano de corrida para o TL1 antes do problema na pista. Era importante acelerar neste circuito, especialmente sobre essa nova superfície que forneceu bastante aderência. O carro foi bem ao longo do dia, então, analisaremos os dados e veremos o que pode ser melhorado na classificação e, com alguma sorte, colocar-nos em uma posição melhor para a corrida”.
Pierre Gasly, 17º: “É um resultado frustrante, estou decepcionado com toda a equipe de ter ficado no SQ1. O carro estava bom, com ritmo, mas pegamos tráfego no início da volta rápida, o que nos custou algum tempo. Fizemos um bom progresso entre o TL1 e o SQ1, e sinto que poderíamos lutar para ir ao SQ3, pois a margem é pequena no meio do pelotão. Amanhã, darei tudo de mim para maximizar o que pudermos. Será difícil progredir na sprint, mas tentarei me concentrar em acertar na classificação quando estiver valendo. Estou confiante de que podemos fazer isso”.
Esteban Ocon, 18º: “Certamente, foi decepcionante ter sido eliminado. Mas acho que há pontos positivos já que Oliver [Bearman] avançou e, ao que parece, estamos mais na disputa do que em Melbourne. Encontramos algum ritmo como equipe e, do meu lado, precisamos analisar o que deu errado neste dia mais curto, temos que investigar”.
Nico Hülkenberg, 19º: “Para mim, infelizmente, foi uma classificação sprint bem curta, acho que minha primeira volta pareceu promissora, mas depois, muitos conseguiram melhorar seus tempos na tabela, enquanto eu não. Precisaremos analisar os dados, entender o que aconteceu e como podemos obter melhores ganhos. No TL1, minha volta foi competitiva mas, por algum motivo, não conseguimos replicar esse desempenho à tarde”.
Liam Lawson, 20º: Lawson revela dificuldade com temperatura dos pneus em queda no SQ1: “É frustrante”
Navegue pelos Temas
- Alexander Albon
- Alpine
- Andrea Kimi Antonelli
- Aston Martin
- calendário F1
- Carlos Sainz
- Charles Leclerc
- China
- China 2025
- China F1
- Classificacao F1