Últimas Notícias
Categorias Motociclismo
Categorias Endurance
Categorias Turismo
Outras Categorias
ÚLTIMAS NOTÍCIAS GPTV 24 horas YouTube Vídeos Galerias de fotos Grande Premium
Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Inglaterra da F1 2026
F1

Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Inglaterra da F1 2026

Andrea Kimi Antonelli não deu chance aos rivais e garantiu a pole-position do GP da Inglaterra. Dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton completaram o top-3

Vicente Soella

Publicado em

Andrea Kimi Antonelli despachou a ameaça da Ferrari e conquistou a pole-position do GP da Inglaterra, neste sábado (4), despontando como grande favorito à vitória em Silverstone. Para isso, no entanto, terá de segurar Charles Leclerc e Lewis Hamilton, que surgiram fortes com a Ferrari para fechar o top-3 do grid.

Com uma desvantagem de 0s370 em relação ao companheiro de Mercedes, George Russell ainda sonha em virar o jogo de alguma forma. Mais atrás, Isack Hadjar surpreendeu ao ser o mais rápido da Red Bull, enquanto Lando Norris, Max Verstappen, Oscar Piastri, Arvid Lindblad e Liam Lawson fecharam a lista dos dez primeiros colocados.

Gabriel Bortoleto perdeu uma vaga no Q3 por apenas 0s032 e teve de se contentar com o 11º lugar, embora tenha ficado novamente à frente de Nico Hülkenberg, que se beneficiou de uma punição a Pierre Gasly para garantir o 12º posto. No fundo do pelotão, sem surpresas: Lance Stroll e Fernando Alonso com a Aston Martin.

Confira as declarações dos pilotos:

Andrea Kimi Antonelli, primeiro: Antonelli festeja pole “gratificante” em Silverstone: “Melhoramos ao longo do dia”

Charles Leclerc, segundo: Leclerc celebra 2º lugar no grid do GP da Inglaterra: “Estou confiante novamente”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton vê Ferrari “chegando aos poucos” e aposta em estratégia na Inglaterra

George Russell, quarto: Russell lamenta desvantagem nas retas em Silverstone: “Piora tudo”

F1 2026, INGLATERRA, ANNA RADCHUK, SEXTA, TREINO LIVRE, MERCEDES, KIMI ANTONELLI, CARRO
Kimi Antonelli não deu chance às Mercedes e ficou com a pole-position (Foto: Anna Radchuk/Grande Prêmio)

Isack Hadjar, quinto: Hadjar vê 5º lugar no grid da Inglaterra como “máximo que dá”: “Lento em vários pontos”

Lando Norris, sexto: Norris reclama de desempenho da McLaren na Inglaterra: “Carro não é bom”

Max Verstappen, sétimo: Verstappen detona carro “muito fraco” da Red Bull após classificação na Inglaterra

Oscar Piastri, oitavo: Piastri diz que McLaren sofre “em todos os aspectos” na Inglaterra: “Complicado”

Arvid Lindblad, nono: “No geral, foi um dia muito positivo. Pilotar neste circuito é sempre especial, e os fãs criam uma atmosfera incrível. Coletamos dados valiosos na sprint desta manhã para a corrida de amanhã e demos um passo à frente na classificação graças a algumas mudanças que fizemos no carro entre as sessões. O Q1 não foi simples, mas foi um grande trabalho da equipe colocar o carro em uma janela de funcionamento melhor para o restante da classificação. Meus tempos de volta foram muito parecidos durante toda a sessão, embora ainda tenha ficado um pouco de desempenho na pista. Ainda há alguns pontos que vou analisar para tentar extrair um pouco mais do carro. Temos um carro competitivo há várias etapas, e sou muito grato à equipe pelo trabalho incrível que vem fazendo. Agora o foco se volta para amanhã, quando os pontos estarão em jogo. Vamos continuar pressionando para manter esse nível de desempenho e conquistar um bom resultado.”

F1 2026, INGLATERRA, QUALY SPRINT, MERCEDES, GEORGE RUSSELL, CARRO
George Russell mais uma vez foi incapaz de acompanhar ritmo de Kimi Antonelli (Foto: Mercedes)

Liam Lawson, décimo: “Fiquei bastante satisfeito com o nosso resultado na sprint desta tarde, conquistando 1 ponto antes da classificação. Depois, embora tenhamos ficado felizes por chegar ao Q3, a sensação foi de que passamos por muito pouco. Não conseguimos melhorar o tempo de volta do Q1, que tinha sido muito forte, então vamos analisar por que perdemos o equilíbrio do carro ao longo da sessão. Como equipe, nosso foco é fazer uma boa largada amanhã para tentar somar o máximo de pontos possível. Tivemos um pacote competitivo neste fim de semana e espero que consigamos fazer os ajustes necessários para manter nossa disputa na frente do pelotão intermediário.”

Gabriel Bortoleto, 11º: Bortoleto revela problema no câmbio e diz que Q3 “era possível” na Inglaterra

Nico Hülkenberg, 12º: “Não foi a classificação que queríamos, e acredito que havia potencial para mais do que o 13º lugar hoje. Não consegui encaixar uma volta limpa no Q2 e, na última tentativa, perdi o vácuo quando o carro à frente entrou nos boxes, o que me custou algum tempo nas retas. Amanhã é uma nova oportunidade e, se fizermos uma corrida limpa, ainda há boas chances de ganhar posições.”

Oliver Bearman, 13º: “A sprint começou bem, fiz uma boa largada e uma boa primeira volta, então estou satisfeito com isso. Depois, voltamos para a posição que realmente merecíamos. Os carros da Audi largaram mal, e também consegui ultrapassar a Red Bull de Isack Hadjar, que acho que teve um problema com o gerenciamento de energia. Depois disso, sinceramente, não havia muito mais que eu pudesse fazer. As Audi encontraram o ritmo e acabaram me alcançando. As primeiras voltas foram boas, mas depois comecei a sofrer com o pneu dianteiro esquerdo, e foi isso. Na classificação, sempre tento extrair o máximo, e acho que foi exatamente o que fizemos hoje. O Q1 foi muito apertado e, ao avançarmos para o Q2, parece que demos um passo claro à frente da Williams, o que é positivo. Sinceramente, não vejo como poderíamos ter ido além do 14º lugar. O carro tem sido extremamente difícil de pilotar. As curvas de alta velocidade não têm sido o maior problema; estou sofrendo principalmente nas entradas de curvas de baixa e média velocidade, onde preciso guiar o carro de uma forma que me permita sobreviver a essas fases, ou aceitar um compromisso que, nas curvas de alta, deixa-me muito limitado pela saída de frente. É um problema diferente do que enfrentávamos antes. Fizemos alguns testes depois da sprint para tentar encontrar mais carga aerodinâmica no carro, mas não parece ter funcionado. Amanhã vou dar o meu melhor. A torcida da casa sempre me dá um impulso.”

F1 2026, INGLATERRA, TREINO LIVRE, RED BULL RACING, MAX VERSTAPPEN
Max Verstappen se irritou com ritmo da Red Bull (Foto: Red Bull Content Pool)

Carlos Sainz, 14º: “A sprint não teve nada de especial. Fiquei preso atrás de uma Haas e sofremos com o gerenciamento de energia. Na classificação, o vento aumentou e nosso carro foi muito sensível a isso, o que tornou a pilotagem bastante difícil e acabou nos deixando menos competitivos. Fiz alguns testes para a equipe e comparações entre os dois carros para tentar encontrar desempenho, mas isso não funcionou. Ainda estamos com dificuldades para encontrar ritmo. Na corrida, vamos continuar aprendendo sobre essa nova asa dianteira e sobre o carro. Vamos ver o que conseguimos fazer amanhã. O objetivo será extrair o máximo de tudo.”

Pierre Gasly, 15º: “Hoje foi um dia difícil para nós, com uma Sprint complicada e uma classificação desafiadora. Foi um verdadeiro choque de realidade, porque nos falta ritmo aqui em comparação com nossos rivais, que têm estado constantemente muito à nossa frente e fora do nosso alcance. Na Sprint, fiz uma boa largada e cheguei a estar em oitavo, mas, quando As Racing Bulls e oIsack Hadjar me alcançaram, não consegui acompanhá-los. Sinto que evoluímos um pouco desde ontem, mas isso não é suficiente. Precisamos dar passos muito maiores. Amanhã, nossa disputa será novamente com a Racing Bulls e a Audi. Aprendemos algumas coisas na Sprint que vamos tentar colocar em prática na corrida para ver se conseguimos brigar por alguns pontos. Será difícil, mas normalmente esta é uma corrida longa e exigente, na qual qualquer coisa pode acontecer.”

Alexander Albon, 16º: “Hoje foi praticamente o que esperávamos. Fizemos algumas mudanças no acerto e, por isso, largamos dos boxes na sprint para aprender mais sobre o carro e testar algumas direções diferentes. Foi um trabalho produtivo. Conseguimos coletar informações úteis, tanto positivas quanto negativas. Ontem nos classificamos em 15º e 16º, exatamente como hoje, então pareceu uma boa oportunidade para experimentar algumas ideias. As outras equipes do pelotão intermediário trouxeram atualizações importantes, enquanto o nosso pacote só chegará em Baku. Por isso, há um limite para o quanto conseguimos evoluir neste momento. O foco tem sido justamente experimentar e reunir dados até lá. Tivemos algumas dificuldades nas curvas de baixa velocidade, mas nas de alta fomos melhores do que na Áustria e em Barcelona. Pelo lado positivo, acho que este foi o melhor comportamento do carro até agora. Talvez a nova asa dianteira tenha ajudado nisso, embora o simulador sempre prometa um pouco mais do que conseguimos encontrar na pista. Amanhã não será fácil para ninguém por causa do vento, e esperamos que a confiabilidade também tenha um papel importante. Para nós, a disputa deve ser mais com a Haas do que com a Alpine.”

F1 2026, INGLATERRA, TREINO LIVRE, AUDI, GABRIEL BORTOLETO, CARRO
Gabriel Bortoleto garantiu um ótimo 11º lugar com a Audi em Silverstone (Foto: Audi)

Esteban Ocon, 17º: “Fizemos uma largada incrível na sprint, mas precisei aliviar porque o espaço à frente fechou muito rápido. Poderia ter ganhado ainda mais posições na largada, mas tive que tirar o pé. Depois ultrapassamos Carlos [Sainz] e os dois carros da Audi, e brigamos bastante nas primeiras voltas. No fim, porém, precisei devolver as posições aos carros da Audi porque eles eram rápidos demais para nós. Acho que, com mais uma volta, também teria perdido a posição para Carlos. Na classificação, foi incrivelmente frustrante o que aconteceu naquela última volta, ainda mais porque foi por causa de uma bandeira amarela, e eu fui o único piloto que teve de passar por aquela bandeira amarela simples. A equipe fez um trabalho fantástico e me entregou um carro muito bom. Foi um passo à frente em relação à classificação da sprint e também em comparação com as últimas três ou quatro corridas. O carro estava bom, competitivo, e estávamos à frente dos nossos rivais até aquela última tentativa, quando precisei aliviar cerca de 0s2. Também perdi desempenho na saída da curva, porque, quando você reduz muito o ritmo naquele ponto, não consegue recarregar a energia da mesma forma. O carro estava muito melhor, com bem mais aderência na traseira, e conseguimos passar pelas curvas de alta velocidade de maneira bastante competitiva. Foi bom, mas gostaria de ter chegado ao Q2 com mais dois jogos de pneus para descobrir onde poderíamos ter terminado.”

Valtteri Bottas, 18º: “Foi uma das minhas melhores classificações neste ano. Conseguimos extrair praticamente tudo da sessão e não deixamos muito tempo na pista na última tentativa. Melhoramos o acerto do carro em relação à classificação de ontem e à Sprint de hoje. As mudanças deixaram o equilíbrio do carro melhor na classificação, mas elas devem funcionar ainda melhor na corrida de amanhã. Vamos ver o que será possível fazer.”

Franco Colapinto, 19º: Colapinto lamenta rodada e queda no Q1 em Silverstone: “Frustrante”

F1 2026, INGLATERRA, TREINO LIVRE, ALPINE, FRANCO COLAPINTO, CARRO
Franco Colapinto fico irritado com o desempenho da Alpine (Foto: Alpine)

Sergio Pérez, 20º: “Usamos a sprint desta manhã como uma oportunidade para aprender depois do incidente com Fernando Alonso. Pedi desculpas a ele pelo que aconteceu e, felizmente, ele não perdeu muito com isso. Na classificação, tive dificuldades com o equilíbrio do carro nas curvas de alta velocidade, então fizemos muitas mudanças. Em uma delas, aconteceu alguma coisa que me deixou sem aderência na dianteira nas curvas rápidas, e isso me prejudicou bastante. Mesmo assim, reunimos boas informações para amanhã e espero que sejamos consideravelmente mais fortes na corrida, brigando no pelotão intermediário. Muita coisa pode acontecer, e precisamos estar no lugar certo na hora certa para aproveitar as oportunidades.”

Lance Stroll, 21º: “Não acertamos o acerto do carro para a sprint, mas fizemos algumas mudanças e conseguimos colocá-lo em uma janela de funcionamento melhor para a classificação. Fiquei mais satisfeito com o comportamento do carro. Ainda estamos longe de onde queremos estar, então isso não significa muita coisa, mas foi uma boa volta.”

Fernando Alonso, 22º: Alonso minimiza último lugar no grid da Inglaterra: “Não chega a ser uma surpresa”

F1 2026, INGLATERRA, QUALY SPRINT, ASTON MARTIN, FERNANDO ALONSO, CARRO
Fernando Alonso ficou em último na classificação do GP da Inglaterra (Foto: Aston Martin)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Inglaterra  AO VIVO E EM TEMPO REALcom classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também está in loco em Silverstone com o repórter Leonid Kliuev.

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Corrida11:0013:0015:0016:00

*Horário de Brasília

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026 
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.

▶️ Antonelli frustra torcidas de Hamilton e Russell e crava pole do GP da Inglaterra
▶️ F1 2026: como ficou o grid de largada do GP da Inglaterra
▶️ Antonelli festeja pole “gratificante” em Silverstone: “Melhoramos ao longo do dia”
▶️ Leclerc celebra 2º lugar no grid do GP da Inglaterra: “Estou confiante novamente”
▶️ Hamilton vê Ferrari “chegando aos poucos” e aposta em estratégia na Inglaterra
▶️ Bortoleto revela problema no câmbio e diz que Q3 “era possível” na Inglaterra