A Fórmula 1 voltou das férias de verão neste domingo (23) com a realização do GP dos Países Baixos, 12ª etapa da temporada 2026. A vitória ficou com Lando Norris, a segunda consecutiva, com a dupla da Mercedes Andrea Kimi Antonelli e George Russell – completando o top-3.

A corrida em Zandvoort foi bastante animada, com a Ferrari protagonizando das suas ao bagunçar as estratégias de Charles Leclerc e Lewis Hamilton, o que deixou o duo bastante insatisfeito e gerou diversas reclamações via rádio. Fernando Alonso pontuou com o nono lugar na pista neerlandesa.

Logo na primeira volta, Max Verstappen protagonizou uma forte batida na entrada da reta principal, que gerou bandeira vermelha. Um pouco mais atrás, Gabriel Bortoleto rodou sozinho e, por muito pouco, não foi acertado em T pelo companheiro de Audi, Nico Hülkenberg.

A Fórmula 1 volta de 4 a 6 de setembro em Monza, palco do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2026.

F1 2026, PAISES BAIXOS, CORRIDA, MCLAREN, LANDO NORRIS
Vitória de Lando Norris em Zandvoort (Foto: Reprodução/F1)

Confira o que disseram os pilotos após a etapa em Zandvoort:

Lando Norris, vencedor: Norris exalta “uma das melhores vitórias” na F1 nos Países Baixos: “Estou nas nuvens”

Andrea Kimi Antonelli, segundo: Antonelli agradece ajuda de Russell nos Países Baixos, mas liga alerta para McLaren

George Russell, terceiro: Russell admite “decisão acertada” da Mercedes e aceita 3º lugar nos Países Baixos

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton admite “dia frustrante” com 4º lugar nos Países Baixos: “Estou aqui para vencer”

Charles Leclerc, quinto: Leclerc questiona tática da Ferrari em Zandvoort e minimiza enrosco com Hamilton

Lewis Hamilton se irritou com demora da Ferrari para parar Charles Leclerc (Vídeo: Reprodução/DAZN)

Oscar Piastri, sexto: Piastri culpa falta de ritmo da McLaren por “decepcionante” GP dos Países Baixos

Liam Lawson, sétimo: Lawson diz que “extraiu tudo” com Red Bull e celebra 7º lugar no GP dos Países Baixos

Nico Hülkenberg, oitavo: Hülkenberg detalha lance “insano” com Bortoleto e exalta GP dos Países Baixos “especial”

Fernando Alonso, nono: Alonso elogia Aston Martin por pontos nos Países Baixos: “Acertaram todas as decisões”

Pierre Gasly, décimo: Gasly vê “passo positivo” da Alpine, mas admite GP dos Países Baixos “frustrante”

Fernando Alonso comemorou muito os pontos em Zandvoort (Vídeo: Reprodução)

Yuki Tsunoda, 11º: “Fiz tudo o que pude e realmente gostei da corrida de hoje. Obviamente, foi uma pena ter ficado tão perto de pontuar. Mas, no geral, foi muito divertido. Houve ultrapassagens — algo de que sinto muita falta — e agradeço à equipe por ter me ajudado a pegar o ritmo tão rapidamente. E, é claro, levo comigo memórias inesquecíveis de 2026 até agora. Quanto a 2027, honestamente, acho que fiz o máximo possível, considerando que entrei no carro para uma única corrida sem saber nada. Claro, teria sido muito melhor se eu tivesse pontuado, mas consegui disputar posições no pelotão intermediário, que é muito competitivo. Ficar perto da zona de pontuação é algo positivo e fico satisfeito com isso”.

Arvid Lindblad, 12º: “No fim das contas, Max perdeu o controle, atravessou a pista e espalhou destroços por toda parte. Não conseguia ver muita coisa, só tentei evitar qualquer contato. Acho que quase bati em um dos pneus dele. Mas mantive minha trajetória, tentei seguir em frente e evitar qualquer incidente. Ultrapassei Pierre na curva 1, mas não vi nenhuma bandeira nem nada. Então, acho que foi uma pena. Também acho a punição um pouco rigorosa demais”.

Gabriel Bortoleto, 13º: Bortoleto relata problema no carro e diz que GP dos Países Baixos “acabou antes de começar”

Franco Colapinto, 14º: Colapinto questiona FIA por punição “dura” nos Países Baixos: “Arruinou minha corrida”

Sergio Pérez, 15º: “Acho que fiz uma boa corrida, estou satisfeito com as mudanças que fizemos vindo para esta prova e aprendemos bastante sobre o carro. Acho que largar do pit-lane foi a decisão certa, e evoluímos bem ao longo da corrida. Nosso ritmo estava forte e, depois de ficarmos presos atrás de Valtteri na primeira volta, conseguimos fazer o overcut funcionar e superá-lo. Infelizmente, tivemos um pouco de azar com o VSC, que nos tirou uma oportunidade que vínhamos construindo. Ainda assim, conseguimos terminar à frente da Williams, então há pontos positivos a tirar da corrida. Sempre damos o nosso melhor e, hoje, mostramos um bom ritmo e evoluímos.”

Hülkenberg escapa de acidente com Bortoleto no GP dos Países Baixos (Vídeo: Reprodução/F1TV)

Carlos Sainz, 16º: “Peço desculpas ao Alex e à equipe pelo contato no final da corrida. Meus pneus duros estavam muito desgastados e freiei sobre a ondulação na curva 1, as rodas travaram e não consegui parar o carro a tempo. Era a última coisa que queria para encerrar um fim de semana que já estava sendo difícil. No geral, tivemos dificuldade em encontrar um bom ritmo e precisamos realizar vários testes para investigar os problemas que enfrentávamos. Isso nos deixou em desvantagem e impediu que pudéssemos brigar por algo mais hoje. O lado positivo é que encontramos algumas soluções e aprendizados importantes, então buscaremos voltar mais fortes em Monza.”

Alexander Albon, abandonou: “O carro teve um bom desempenho hoje com pista livre, não muito distante do ritmo do pelotão intermediário, por isso, há pontos positivos a destacar. O incidente com Carlos foi apenas uma daquelas situações de corrida: estávamos disputando a mesma curva e ele travou as rodas. Não é como queríamos encerrar o fim de semana, nem o que a equipe precisa, mas é a realidade, e vamos discutir o assunto juntos, como sempre fazemos. Precisamos rever nossa estratégia de hoje, já que estávamos disputando posição com Alonso e ele terminou à frente. Acredito que fizemos a primeira parada cedo demais, reagimos a um possível undercut em vez de focar na nossa própria corrida, o que complicou meu segundo stint. Vamos analisar tudo em equipe e buscar um fim de semana mais tranquilo em Monza.”

Valtteri Bottas, abandonou: “Infelizmente, tivemos um problema hidráulico que afetou a asa traseira. Checo enfrentou o mesmo problema mais cedo neste fim de semana e agora isso nos prejudicou quando faltavam poucas voltas para o fim — o que é uma pena —, mas estou confiante de que a equipe conseguirá resolver a questão. Na corrida em si, o primeiro stint foi bom, estávamos próximos da Williams, mas há lições a tirar do nosso segundo stint à medida que analisamos tudo o que aconteceu neste fim de semana e voltamos nossas atenções para Monza.”

Esteban Ocon, abandonou: “Não tivemos problemas de confiabilidade este ano — este é o primeiro — e achamos que está relacionado à unidade de potência, mas precisaremos investigar antes para entender a situação corretamente. Ambos os carros apresentaram problemas, nenhum de nós terminou a corrida, mas isso não mudaria muita coisa, já que não estávamos na zona de pontuação de qualquer forma. As atualizações estão a caminho e são necessárias. Veremos qual vai ser o impacto.”

Lance Stroll, abandonou: “Sofremos alguns danos logo no início, o que comprometeu o desempenho do carro. Estávamos sem ritmo, então paramos cedo para colocar os pneus duros, mas, infelizmente, nada ajudou. Ainda há muito trabalho a fazer para melhorar a dirigibilidade do carro.”

Max Verstappen bateu na última curva em Zandvoort (Video: Reprodução / F1TV)

Oliver Bearman, abandonou: “Tivemos uma boa largada e uma boa primeira volta, e então, surgiu a bandeira vermelha. Depois disso, o motor apagou na volta de apresentação e, como ainda não tínhamos tempo de pista com o carro, não temos certeza absoluta de qual foi o problema. Mas, da minha parte, tem sido um fim de semana realmente horrível — não era esse o retorno que queríamos —, mas teremos algumas atualizações na próxima semana e espero muito que elas possam melhorar nosso desempenho.”

Max Verstappen, abandonou: Verstappen explica acidente nos Países Baixos e reclama de ritmo “decepcionante” da Red Bull