Confira declarações dos pilotos após sexta-feira do GP da Áustria da F1 2026
A sexta-feira (26) do GP da Áustria foi dominada por Andrea Kimi Antonelli e a Mercedes, que ditou o ritmo nos primeiros treinos livres. Ainda assim, no forte calor, a McLaren aparece como segunda força e ameaça ao piloto italiano
As atividades do GP da Áustria da F1 começaram nesta sexta-feira (26) e com domínio novamente de Andrea Kimi Antonelli. O italiano da Mercedes liderou ambos os treinos livres do dia e encerrou o TL2 com tempo de 1min07s014. Oscar Piastri e Lando Norris, dupla da McLaren, fecharam o top-3.
Max Verstappen foi o quarto mais rápido do TL2, seguido por Lewis Hamilton. Bem distante de Antonelli, George Russell figurou no sexto posto, seguido por Isack Hadjar e Charles Leclerc. Liam Lawson e Gabriel Bortoleto fecharam o grupo dos dez mais rápidos.
Além disso, o TL1 foi bastante movimentado pela presença de seis novatos em pista. Portanto, confira tudo que foi dito depois do primeiro dia agitado de atividades na Áustria.
Confira as declarações dos pilotos:
Andrea Kimi Antonelli, primeiro: Antonelli exalta ritmo da Mercedes em meio a temperaturas “desafiadoras” na Áustria
Oscar Piastri, segundo: Piastri celebra “dia produtivo” na Áustria, mas vê Mercedes “um passo à frente”
Lando Norris, terceiro: Norris vê “sinais positivos” da McLaren na Áustria apesar de problemas no TL1
Max Verstappen, quarto: Verstappen reclama de equilíbrio do carro e vê Red Bull em desvantagem na Áustria
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton analisa “início sólido, mas desafiador” na Áustria: “Pista impiedosa”

George Russell, sexto: Russell coloca McLaren como ameaça à Mercedes na Áustria: “São fortes no calor”
Isack Hadjar, sétimo: “Hoje tivemos dificuldades para extrair o máximo do carro e das atualizações, já que o equilíbrio não estava ideal. No TL1, demoramos um pouco para entrar no ritmo e sofremos com a falta de aderência, então foi um pouco na base da tentativa e erro. Mas o equilíbrio do carro melhorou no TL2, o que é uma boa notícia. O carro ficou muito mais fácil de pilotar, então o desempenho deve aparecer amanhã, embora ainda não estejamos onde gostaríamos. Vamos precisar analisar bastante os dados e trabalhar no acerto do carro para amanhã, mas normalmente ele ganha vida na classificação, então esperamos encontrar um bom ritmo.”
Charles Leclerc, oitavo: “Coletamos uma quantidade considerável de dados hoje, o que nos fornece informações valiosas sobre as áreas do carro nas quais ainda podemos trabalhar para evoluir durante a noite. Não fomos tão competitivos quanto gostaríamos neste momento, e o foco é dar passos à frente para refinar o desempenho e, assim, conseguir desafiar os concorrentes amanhã.”
Liam Lawson, nono: “Foi uma tarde sólida no geral. Fiquei de fora do TL1 nesta manhã, então precisei recuperar o tempo perdido no TL2, mas o carro estava em uma boa janela de funcionamento, o que tornou bem fácil voltar ao ritmo. Ainda há muito trabalho a ser feito para amanhã. O pelotão intermediário está incrivelmente equilibrado, então precisamos continuar atentos a todos os detalhes e garantir que encontremos essas pequenas evoluções. Até agora, temos um pacote competitivo, e estou ansioso para voltar à pista amanhã.”
Gabriel Bortoleto, décimo: Bortoleto aprova atualizações e espera Audi forte em classificação da Áustria

Pierre Gasly, 11º: “Foi um dia muito quente aqui na Áustria, o que certamente trouxe desafios para o carro, embora tenhamos testado o sistema do colete refrigerado. Hoje o foco foi coletar dados, principalmente porque trouxemos algumas peças novas para o carro neste fim de semana. Meus parabéns e agradecimentos à equipe de Enstone e ao pessoal da pista por conseguirem deixar tudo pronto a tempo. Agora temos muitos dados para analisar para entender o quão bem essas novidades funcionam e o que podemos fazer para melhorar ainda mais.”
Arvid Lindblad, 12º: “No geral, foi uma boa sexta-feira aqui no Red Bull Ring. O ritmo que mostramos na pista foi bom, e acho que estamos em uma situação semelhante à das últimas corridas. Hoje tive um pouco de dificuldade com os freios e com o equilíbrio do carro, mas são detalhes que podemos trabalhar durante a noite para estarmos em uma condição melhor no restante do fim de semana. A equipe fez um trabalho incrível no desenvolvimento do carro nas últimas corridas e, olhando para onde estamos agora, estou confiante de que podemos brigar por uma vaga no Q3 e por pontos neste fim de semana.”
Oliver Bearman, 13º: “Foi um dia positivo no geral. Sinceramente, estou satisfeito com o progresso que fizemos, e o carro também se comportou bem. Tínhamos alguns pontos para trabalhar depois de Barcelona, e acho que o carro está em uma boa janela de funcionamento neste momento. As diferenças continuam muito apertadas, como de costume, então precisamos dar mais um passo para amanhã. Mas, considerando que é apenas sexta-feira, estou bastante satisfeito.”
Nico Hülkenberg, 14º: “Foi uma sexta-feira tranquila, sem grandes problemas. Cumprimos todo o programa previsto, aprendendo mais sobre os pneus, o equilíbrio do carro e os aspectos habituais em que nos concentramos durante os treinos. No geral, foi um dia sólido, e vamos analisar tudo durante a noite antes de amanhã. Hoje também foi minha primeira experiência com o novo pacote de atualizações. É sempre difícil fazer comparações diretas de um circuito para outro, mas a sensação inicial foi positiva. Coletamos informações úteis e agora o foco é entender melhor os dados e dar mais um passo à frente durante a noite.”
Esteban Ocon, 15º: “Assumi o carro depois que Ryō participou do TL1, então havia muita informação para assimilar. Ainda assim, parece que a degradação dos pneus está bem menor do que em Barcelona, o que é bastante positivo, mesmo com o calor. Temos uma direção clara sobre o caminho que queremos seguir amanhã e o que precisamos melhorar, então vamos trabalhar nisso. Ainda é cedo para saber exatamente onde estaremos, mas vamos fazer o melhor que pudermos.”

Franco Colapinto, 16º: Colapinto se revolta com atualizações da Alpine na Áustria: “Não melhorou”
Alexander Albon, 17º: “Enfrentamos dificuldades de desempenho hoje. Não esperávamos sofrer tanto nesta pista, mas o calor também contribuiu para o desgaste dos pneus. As curvas de alta velocidade são o nosso ponto fraco, enquanto nos trechos de baixa velocidade estamos no mesmo nível do restante do pelotão. Por isso, precisamos encontrar algo a mais nesse aspecto. Não é por falta de esforço de toda a equipe. Estamos testando diferentes soluções, mas ainda não encontramos o equilíbrio ideal. Os stints com pouco combustível estão sendo melhores do que os de alto combustível, então precisamos analisar os dados nesta noite e montar um plano para melhorar tanto o ritmo de classificação quanto o de corrida.”
Carlos Sainz, 18º: “Foi uma sexta-feira muito difícil aqui na Áustria. Obviamente, perder o TL1 nunca é o ideal, mas Luke fez um bom trabalho para nós. Depois de assumir o carro no TL2, tivemos alguns problemas que afetaram o programa de trabalho, mas ainda assim conseguimos completar algumas voltas. Infelizmente, estamos muito distantes dos ponteiros e precisamos encontrar desempenho durante a noite se quisermos ter alguma chance de chegar ao Q2. Tudo indica que será um fim de semana complicado para nós, por causa do calor e das características de alta velocidade da pista, mas farei o meu melhor para extrair tudo o que o carro puder oferecer.”
Fernando Alonso, 19º: Alonso diz que “não tem nada a aprender” com treinos na Áustria: “Complicado”
Valtteri Bottas, 21º: “Antes de tudo, estou muito orgulhoso da equipe por ter trabalhado tão duro para trazer as atualizações para este fim de semana e por ter se dedicado ao máximo para deixar o carro pronto para a sessão desta manhã. O TL1 foi positivo, pois tivemos a oportunidade de avaliar as atualizações, e tudo pareceu funcionar como esperávamos. Acho que demos um passo à frente em termos de desempenho geral do carro. No entanto, o TL2 foi mais complicado. Tivemos um problema mecânico no carro, o que nos impediu de cumprir grande parte do programa planejado para a sessão. O mais importante agora é colocar o carro em ordem nesta noite e dar sequência ao nosso trabalho amanhã.”
Sergio Pérez, 22º: “Vamos começar pelos pontos positivos. Valtteri fez uma sessão muito boa pela manhã. Conseguimos enxergar alguns sinais promissores com as novas atualizações, mas, infelizmente, meu tempo de pista foi bastante limitado hoje. Ainda não entendemos completamente qual foi o problema do meu lado, então vamos trocar os componentes elétricos e o motor durante a noite — algo que, felizmente, já estava previsto — para garantir que tenhamos um dia limpo amanhã, já que ainda há muito trabalho pela frente. Espero que consigamos descobrir onde realmente estamos e tenhamos um dia muito mais tranquilo.”

O que disseram os novatos após TL1:
Dino Beganovic, Ferrari: “É sempre uma sensação incrível pilotar um carro de F1, especialmente uma Ferrari. No geral, a sessão foi muito boa, e estou feliz com a forma como tudo aconteceu. No início da sessão, realizamos alguns testes diferentes para reunir o máximo de dados possível para a equipe. Fizemos uma boa sequência de voltas com os pneus médios e, depois, fomos para a pista com os macios. O equilíbrio geral do carro estava bom, e consegui recuperar o ritmo imediatamente, depois da minha última participação em um TL1, em Barcelona. Um grande obrigado à Ferrari pela confiança e por esta oportunidade. Espero ter a chance de voltar ao volante em breve.”
Ayumu Iwasa, Racing Bulls: “Foi bem OK. Foi um pouco difícil, porque tive de realizar alguns testes com o carro retrabalhado, então não consegui forçar por muitas voltas. Depois, tive de ir direto para uma volta rápida com os pneus macios, e isso foi um pouco difícil. Mas, ainda assim, consegui construir um bom ritmo rapidamente e ainda terminei com uma boa performance nos stints longos, o que é bom. Foi uma sessão decente.”
Paul Aron, Audi: “Foi ótimo estar de volta a um carro de F1 e, como sempre, é um verdadeiro prazer pilotar essas máquinas. Gostei muito da minha participação anterior no TL1, em Barcelona, então estava ansioso para voltar ao volante aqui, mesmo sabendo que as condições seriam desafiadoras por causa das altas temperaturas. No geral, a sessão transcorreu bem, e conseguimos cumprir todo o programa previsto.”
Luke Browning, Williams: “Foi uma experiência nova no TL1 de hoje. É um carro muito diferente em comparação com o do ano passado e também com os testes com carros anteriores, mas foi ótimo começar a entendê-lo e voltar ao volante. Acho que me adaptei rapidamente, especialmente quando passamos para os pneus macios, então fiquei muito satisfeito com o meu desempenho. Foi muito bom conseguir evoluir ao longo da sessão, principalmente nas frenagens e na confiança nas curvas de alta velocidade. No fim, fiquei feliz com o meu trabalho e estou ansioso pela próxima oportunidade de voltar a pilotar o carro.”
Ryō Hirakawa, Haas: “Foi a minha primeira vez no VF-26 hoje, então quero agradecer à Haas e à Toyota pela oportunidade. Foi uma sessão bastante intensa, e passamos boa parte do tempo realizando vários testes, mas tudo correu bem. Não consegui fazer uma volta realmente representativa porque estávamos limitados pelo tempo, mas houve uma boa troca de informações entre mim e a equipe, e eles poderão aproveitar esse feedback no restante do fim de semana.”
Jak Crawford, Aston Martin: “Foi uma boa sessão no geral, e estou satisfeito com a forma como tudo aconteceu. Senti que rapidamente alcancei o ritmo e me senti confortável no carro, além de tirar aprendizados importantes. A equipe me passou um bom feedback e conseguimos cumprir todo o programa previsto, embora infelizmente não tenhamos conseguido realizar a simulação de largada no fim da sessão por causa da bandeira vermelha. Foi uma sessão complicada por causa do calor e do comportamento dos pneus. Utilizamos os compostos duro e macio, os mesmos que o Fernando, para que pudéssemos comparar os dados.”
Navegue pelos Temas
- Alex Albon
- Alpine
- Andrea Kimi Antonelli
- Arvid Lindblad
- Aston Martin
- Austria
- austria 2026
- Áustria F1
- calendário F1
- Carlos Sainz
- Charles Leclerc