Depois de terminar o TL1 apenas na quinta colocação, Oscar Piastri colocou ordem na casa e terminou a sexta-feira (3) do GP de Singapura de Fórmula 1 como o mais rápido. A vantagem do australiano da McLaren para Isack Hadjar, porém, foi de apenas 0s132, enquanto Max Verstappen mostrou que a Red Bull está viva no circuito de Marina Bay e completou o top-3 do dia.
Fernando Alonso, que concluiu a primeira atividade em primeiro, encerrou na quarta colocação, com Lando Norris logo atrás fechando o top-5. Lance Stroll, Esteban Ocon, Carlos Sainz, Charles Leclerc e Lewis Hamilton também figuraram entre os dez primeiros.
O brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, foi somente o 15º, à frente de Pierre Gasly, Liam Lawson, Andrea Kimi Antonelli, Franco Colapinto e George Russell. O neozelandês da Racing Bulls e o britânico da Mercedes foram responsáveis pelas duas paralisações do TL2, já que acabaram batendo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ GPTV: Mais de 1,2 milhão assistem a Verstappen vencer no 31º aniversário do GRANDE PRÊMIO

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP de Singapura, da 18ª etapa da temporada AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Confira declarações dos pilotos:
Oscar Piastri, primeiro: Piastri destaca aprendizados no TL2 e alerta para classificação “decisiva” em Singapura
Isack Hadjar, segundo: Hadjar relata dificuldade com Racing Bulls e diz que “há trabalho a ser feito” em Singapura
Max Verstappen, terceiro: Verstappen aprova início em Singapura, mas alerta: “Precisamos de mais velocidade”
Fernando Alonso, quarto: Alonso admite “bom início” em Singapura, mas diz: “Teste mesmo será a classificação”
Lando Norris, quinto: Norris cita “ótimo” Piastri e lamenta “dia difícil” em Singapura: “Trabalho não é bom”

Lance Stroll, sexto: Stroll admite Aston Martin “mais competitiva” em Singapura: “Pista e carro casam melhor”
Esteban Ocon, sétimo: Ocon celebra “melhor sexta-feira do ano” da Haas com 7º lugar no TL2 de Singapura
Carlos Sainz, oitavo: Sainz vê “início encorajador” da Williams, mas admite problemas com pneus em Singapura
Charles Leclerc, nono: Leclerc cita confusão e ameniza batida com Norris no pit-lane de Singapura: “Acontece”
Lewis Hamilton, décimo: Hamilton fala em progresso com Ferrari e “poucas mudanças” para sábado em Singapura
Yuki Tsunoda, 11º: Tsunoda admite “sexta-feira difícil” e se queixa de bandeiras vermelhas em Singapura

Oliver Bearman, 12º: “O carro parece rápido e tivemos um bom dia. O TL1 foi difícil para mim, pois estava aprendendo a pista, mas no TL2 senti que tinha um pouco mais de ritmo e consegui extrair mais do carro. As bandeiras vermelhas dificultaram, já que teria sido bom fazer simulações com mais combustível, mas ter menos interrupções nas voltas com pouco combustível teria ajudado, já que ainda estou encontrando o ritmo — e isso é complicado quando há tantas paralisações. De qualquer forma, todos estão na mesma situação. Quando a última bandeira vermelha apareceu, ficou claro que deveríamos abandonar o plano de simulação de corrida e focar no ritmo de classificação — o que é importante aqui — e essa pareceu a decisão certa, já que todos estavam fazendo o mesmo.”
Alexander Albon, 13º: “Não foi a nossa melhor sexta-feira. Infelizmente, tivemos um problema com os freios traseiros no TL1, então não conseguimos fazer voltas e começamos o dia em desvantagem. É muito importante acumular voltas neste circuito porque a pista tem um comportamento muito sensível e as janelas de desempenho são pequenas. Então, não conseguir voltas consecutivas te coloca numa posição em que você está sempre tentando aprender o traçado. Foi um dia bem desconexo, especialmente com as bandeiras vermelhas e amarelas, mas vamos tentar entender o máximo de hoje e recomeçar amanhã.”
Nico Hülkenberg, 14º: Hülkenberg lastima TL2 acidentado em Singapura e lista “deveres de casa” da Sauber
Gabriel Bortoleto, 15º: Bortoleto reclama de interrupções no TL2 e admite que “carro ficou difícil” em Singapura

Pierre Gasly, 16º: “Pilotar em Singapura é sempre um desafio único pelas condições. Não é fácil para nós, pois a pista é muito acidentada e essa é uma área em que costumamos ter mais dificuldades. Foi um dia movimentado, e foi bom testar muitas coisas para entender melhor o que precisamos melhorar no nosso pacote. A diferença para os carros à frente ainda não está onde gostaríamos, mas vamos focar em nós mesmos e ver o que podemos fazer para melhorar. Há algumas curvas aqui em que sei que podemos ir melhor amanhã, então vamos trabalhar nisso. Estou me sentindo bem no carro, confortável no limite, mas precisamos de mais do que isso — então veremos o que mais conseguimos fazer. Também testamos hoje o novo colete de refrigeração. Para ser sincero, não tenho nenhuma observação — o que provavelmente significa que ele foi bastante discreto e funcionou como esperado.”
Liam Lawson, 17º: “O TL2 não foi a sessão que eu esperava, pois acabei pegando um pouco demais na zebra na curva 16. Isso me lançou para a esquerda na curva 17, ainda em alta velocidade, e acabei batendo no muro. No geral, o carro esteve muito rápido hoje, apesar de um TL1 complicado. Testamos algumas coisas diferentes antes de um TL2 muito mais confortável — até o momento que encerrou minha sessão. Faremos mais ajustes durante a noite, e vou aprender com o que aconteceu hoje para que possamos juntar tudo na classificação.”
Andrea Kimi Antonelli, 18º: Antonelli minimiza 18º lugar no TL2 e diz que “dia não foi tão ruim” em Singapura
Franco Colapinto, 19º: Colapinto mostra desânimo em Singapura e diz que Alpine “mudou muito no carro”
George Russell, 20º: Russell se irrita com “batida estranha” no TL2 de Singapura: “Não sei o que houve”