Confira declarações dos pilotos após classificação do GP do Azerbaijão de F1 2023
Charles Leclerc superou os concorrentes da Red Bull e conquistou a sua terceira pole-position consecutiva no GP do Azerbaijão. Confira as declarações de todos os pilotos após a classificação da etapa em Baku
A Fórmula 1 realizou, nesta sexta-feira (28), a classificação para a corrida de domingo (30) do GP do Azerbaijão. A pole-position foi conquistada por Charles Leclerc, da Ferrari, que pelo terceiro ano consecutivo largará na posição mais alta do grid no circuito de Baku. O monegasco, com a excelente volta de 1m40s203, superou os concorrentes da Red Bull, Max Verstappen e Sergio Pérez — o segundo e o terceiro, respectivamente.
Carlos Sainz, mesmo com alguns erros ao longo do dia, fechou em quarto. A terceira fila do grid de largada reunirá nada menos do que nove títulos mundiais da categoria: o heptacampeão Lewis Hamilton, da Mercedes, e o bicampeão Fernando Alonso. Aliás, a Aston Martin do asturiano sofreu com os problemas no DRS (Sistema de Redução de Arrasto) e perdeu desempenho em relação às etapas anteriores — Lance Stroll, outro piloto da casa, terminou em nono.
Na contramão do time verde, a McLaren mostrou, mais uma vez, que vem evoluindo na temporada: Lando Norris terminou em sétimo e Oscar Piastri, em décimo. O top-10 foi completado por um surpreendente Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, que largará em oitavo.
George Russell não teve boa performance na classificação do Azerbaijão e caiu ainda no Q2, com o 11º lugar.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Confira as declarações de todos os pilotos após a classificação do GP do Azerbaijão:
Charles Leclerc, pole: Leclerc admite surpresa com pole no Azerbaijão e diz: “Será difícil manter a ponta”
Max Verstappen, segundo: Verstappen lamenta estratégia que garantiu 2º lugar em Baku: “Tentamos algo diferente”
Sergio Pérez, terceiro: Pérez admite decepção com 3º no grid para GP do Azerbaijão: “Senti que tinha mais”
Carlos Sainz, quarto: Sainz reclama de ritmo em “dia ruim” e diz que vai precisar “dar tudo de si” no Azerbaijão
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton lamenta distância para Red Bull nas retas do Azerbaijão: “Déficit muito grande”
Fernando Alonso, sexto: Alonso lamenta problema no DRS e diz que poderia “ter feito algo melhor” em Baku

Lando Norris, sétimo: “Uma classificação razoável — foi ótimo conseguir dois carros no Q3. Acho que poderíamos ter tirado um pouco mais disso e ter subido algumas posições, mas não acertamos muito bem no Q3. Não saímos quando queríamos e assim perdemos o vácuo. Foi um pouco lamentável, mas a equipe ainda fez um bom trabalho. Obrigado a todos da equipe aqui [no Azerbaijão] e na fábrica por fazer as atualizações. Nós ainda temos algumas melhorias para fazer, mas tem sido positivo até agora. Estamos em uma boa posição para domingo, espero que possamos fazer um pouco melhor amanhã.”
Yuki Tsunoda, oitavo: “Em primeiro lugar, toda a equipe fez um ótimo trabalho. Nossa fraqueza tem sido a velocidade de reta e todos em Bicester [local onde a equipe realiza testes de túnel de vento] trabalharam duro para trazer atualizações a fim de que nos tornássemos mais competitivos, então estou satisfeito com o resultado e animado com o futuro. É uma pena como a classificação terminou para Nyck [De Vries], porque ele parecia forte durante a primeira sessão de treino livre, mas estou feliz por ele estar bem. Olhando para a minha classificação, estou feliz por ter conseguido maximizar o desempenho do carro e aliviado com o oitavo lugar, que conquistei pela primeira vez no ano. É um passo na direção certa e é possível conquistar pontos neste fim de semana, então continuaremos trabalhando para encontrar ainda mais performance para que possamos trazer para casa alguns pontos na sprint e na corrida de domingo.”
Lance Stroll, nono: Stroll revela que “não teve nada de DRS” no Q3 em Baku e chia: “Bastante frustrante”
Oscar Piastri, décimo: “Fui o décimo na classificação para a corrida de domingo, então estou muito feliz com isso. É ótimo ter nós dois [Piastri e Lando Norris] no Q3. Estou me sentindo um pouco indisposto hoje e lutei para maximizar cada curva, então estar no Q3 é um bom resultado. Estávamos muito perto do oitavo lugar e empatamos com Stroll em nono, o que é um pouco chato, mas fora isso estou feliz com a sessão. Um grande obrigado a todos da equipe pelo trabalho árduo em preparar as novas peças. Agora vamos nos concentrar em outra sessão de classificação pela manhã e muito mais ação por vir.”
George Russell, 11º: Russell critica desempenho da Mercedes após 11º em Baku: “Não fomos rápidos”

Esteban Ocon, 12º: “Não foi um bom dia para a nossa equipe. Obviamente, tivemos alguns problemas de confiabilidade na primeira sessão de treino livre, o que não nos deu muito tempo para a classificação. Tentamos nos recuperar dos problemas na classificação, mas não foi o suficiente para chegar ao Q3. No momento, aqui em Baku, está claro que precisamos melhorar as áreas em que estamos lutando para encontrar o ritmo. Vamos ver onde podemos melhorar e, como sempre, vamos dar o nosso melhor para sair com pontos amanhã e no domingo.”
Alexander Albon, 13º: “Está tão apertado lá fora e estou adorando. Estamos lutando pelo Q3, isso é um erro, e é assim que as coisas são. É ótimo fazer parte disso, mas frustrante quando não acontece do seu jeito. Perdi tempo naquele setor com Carlos [Sainz, no fim do Q2], mas quando olho para trás, não é como se ele estivesse realmente no caminho. Mas você vê como esses carros são tão sensíveis e quando você perde o controle, os pneus travam e é muito difícil. São margens pequenas lá fora e eu não gostaria que fosse de outra maneira, mas, infelizmente, tomamos o caminho errado hoje. Amanhã, será outra oportunidade com muitas corridas pela frente, então estamos nos sentindo bem e o carro está bom. O domingo vai ser agitado, sem ninguém ter feito uma classificação adequada, então será sobre manter-se limpo e espero que possamos recuperar algumas posições.”
Valtteri Bottas, 14º: “Nos sentimos mais competitivos em relação a Melbourne e a Jedá, o que é um passo positivo na direção certa, mesmo que ainda não tenha sido suficiente para chegar ao Q3. O acerto foi bom e eu estava me sentindo confortável com o carro, então há potencial para desenvolver isso no restante do fim de semana. Hoje foi um dia bastante intenso, com apenas uma sessão de treino e depois seguindo direto para a classificação, o que foi muito interessante. Acho que ainda há muitas oportunidades para aproveitarmos com um longo fim de semana pela frente, então vamos ver o que podemos fazer amanhã.”

Logan Sargeant, 15º: “A classificação foi boa. Foi uma performance muito boa para a equipe e finalmente cheguei ao meu primeiro Q2. Parece que já faz muito tempo. Fiquei feliz por conseguir entregar uma boa volta sob pressão no final do Q1 e, na sequência, tentei no Q2 e não consegui acertar, então foi isso. O treino livre foi complicado e, a partir daí, tive de dar um grande passo, então estou feliz com a minha reviravolta. Foi um bom salto para chegar mais perto de onde preciso estar. No geral, foi um dia positivo e a melhor parte é que amanhã podemos fazer tudo de novo.”
Guanyu Zhou, 16º: “Estávamos muito próximos do Q2, o que teria sido um resultado melhor, e é um pouco perturbador perder por apenas alguns centésimos. Porém, é assim que as corridas acontecem às vezes. O carro estava muito bom nesta manhã, durante os treinos, mas não tive a mesma sensação na classificação. No geral, foi uma tarde complicada para mim, porque lutei para ter aderência [dos pneus] ao longo da sessão. Ainda assim, sinto que podemos obter mais desempenho de nosso carro amanhã e trabalharemos duro para nos colocar de volta na briga antes da classificação para a sprint e antes da sprint.”
Niko Hülkenberg, 17º: “Foi um Q1 bastante conturbado por conta das duas bandeiras vermelhas e, obviamente, foi muito complicado entrar no ritmo, principalmente com o menor tempo de treinos que tivemos hoje. Não encontramos o melhor ritmo e as voltas não foram tão limpas como eu gostaria que fossem, então acho que deixamos alguma coisa de fora e o Q2 deveria ter sido possível. Em termos de ritmo pelo que foi pouco andado, parece ser um pouco mais difícil para nós neste fim de semana, então precisamos nos aprofundar nos dados e ver o que podemos encontrar. Temos um formato um pouco diferente amanhã, estou ansioso por isso, espero fazer um trabalho melhor e sair com uma posição melhor também.”

Kevin Magnussen, 18º: Magnussen vê Haas mistificada com problema de motor em Baku: “Muito frustrante”
Pierre Gasly, 19º: Gasly admite que “freou atrasado” em batida e revela meta para Baku: “Ser boa surpresa”
Nyck De Vries, 20º: De Vries lamenta batida na classificação em Baku, mas jura: “Não sei o que aconteceu”
Navegue pelos Temas
- Alex Albon
- Alfa Romeo
- Alphatauri
- Alpine
- Aston Martin
- Carlos Sainz
- Charles Leclerc
- Esteban Ocon
- F1 2023
- F1 Azerbaijão
- f1 baku