Pela primeira vez na temporada 2023 da Fórmula 1, uma classificação para definir grid de largada. No começo da tarde deste sábado (4), no Bahrein, os carros partiram noite adentro no Circuito Internacional de Sakhir para começar a desenhar a ordem de forças do campeonato. O que se viu foram interessantes duelos entre Red BullMercedesFerrari e Aston Martin. Mas, na hora de decidir, deu aquilo que se esperava: Max Verstappen é o pole-position.

Ao longo das duas fases da classificação, a dianteira foi mudando de mãos. Esteve com a Aston Martin em dado momento, com a Mercedes e com a Ferrari. A realidade é que a tomada de tempos apontou uma Fórmula 1 mais próxima que se imaginava. Mas, na hora do Q3, não teve sequer apelação: Verstappen anotou 1min29s708 e garantiu a 21ª pole da carreira, enquanto Sergio Pérez fez 1min29s846 e ficou com o segundo lugar.

Charles Leclerc ainda cravou 1min30s000 para marcar o terceiro lugar. Carlos Sainz larga em quarto, seguido por Fernando AlonsoGeorge RussellLewis HamiltonLance StrollEsteban Ocon e Nico Hülkenberg.

Max Verstappen fez a pole do GP do Bahrein da F1 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira declarações dos pilotos:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen cita dificuldades dos treinos e se diz “positivamente surpreso por estar na pole”

Sergio Pérez, segundo: Pérez destaca “batalha acirrada” no Bahrein e diz que Red Bull focou no acerto para corrida

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc justifica estratégia de abortar tentativa final no Bahrein: “Largar com pneus novos”

Carlos Sainz, quarto: 4º, Sainz ressalta dificuldades, mas comemora “algumas voltas limpas” no Bahrein

Fernando Alonso, quinto: Alonso mantém cautela com top-5 no Bahrein, mas já prevê “campeonato bem divertido”

Fernando Alonso parte em quinto no GP do Bahrein (Foto: Aston Martin)

George Russell, sexto: Russell vê luta por 3º possível no Bahrein, mas lamenta Red Bull “um pouco à frente”

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton diz que esperava ficar “muito mais atrás” no Bahrein e vê avanço da Mercedes

Lance Stroll, oitavo: “10% melhor a cada dia”, Stroll revela que quebrou também dedão do pé em acidente

Esteban Ocon, nono: “Foi bom estar na pista e finalmente forçar realmente o carro para ver o que ele pode render e onde estamos. Passar para o Q3 é definitivamente uma boa maneira de começarmos a temporada. Estamos felizes com o progresso que fizemos desde os testes de pré-temporada, e foi o melhor [desempenho] que o carro ofereceu na pista até agora este ano. Nossos concorrentes à frente são rápidos e temos muito trabalho pela frente, mas contamos com um carro que pode chegar aos pontos e esse será o objetivo na primeira corrida da temporada”.

Nico Hülkenberg, décimo: Hülkenberg lamenta volta deletada no Q3, mas sorri com 10º lugar: “Bom resultado”

Lando Norris parte em 11º no Bahrein (Foto: AFP)

Lando Norris, 11º: “P11 na primeira classificação do ano, diria que estou razoavelmente feliz com isso. Acho que tiramos praticamente tudo do carro. Talvez ainda faltasse 0s1 para tirar, mas eu precisava de 0s2 para ganhar posições. Foi uma classificação difícil, muito disputada entre todos do pelotão intermediário e até os carros de ponta. Foi um pouco melhor do que eu pensava ao entrar na sessão, então vamos aceitar [o resultado]. Amanhã, temos uma longa corrida e uma pista onde podemos ultrapassar, então esperamos seguir em frente”.

Valtteri Bottas, 12º: “Foi uma sessão de classificação boa para nós e, começando em P12, estaremos definitivamente buscando um lugar nos pontos. Estou muito feliz com as voltas que dei, e é bom ver como Zhou também conseguiu me empurrar: ficamos um pouco abaixo do Q3, mas o pelotão intermediário está muito próximo e tudo ainda pode acontecer. Pelo que vimos nos testes, não somos ruins em termos de corrida, e será interessante ver como a degradação dos pneus afetará os diferentes carros. É muito difícil prever como a corrida vai se desenrolar, mas vamos dar o nosso melhor”.

Guanyu Zhou, 13º: “Mesmo fora dos dez primeiros, sinto que temos potencial para ganhar algumas posições durante a corrida de amanhã. No ano passado, conseguimos escalar o pelotão e não vejo razão para não repetirmos [neste GP]. Será uma luta acirrada, mais uma vez, e a meta, com certeza, é a pontuação. Olhando para o nosso desempenho nos treinos, estamos entre os dez primeiros e, muitas vezes, é o caso de quem consegue juntar tudo no dia: estivemos muito próximos disso hoje, mas, no final das contas, ficamos um pouco aquém. Ainda assim, há tudo para jogar amanhã e estou confiante de que podemos fazer um bom trabalho”.

Yuki Tsunoda, 14º: “Não esperávamos entrar no Q2, mas passar foi muito positivo para mim e para a equipe. Claro, fiquei frustrado por não termos pneus novos para o Q2, mas sabíamos que esse era o plano desde o início. Não testamos os trechos longos nessas condições, mas vamos analisar os dados extensivamente esta noite para poder construir o carro mais forte possível amanhã, especialmente em termos de aderência. Ao mesmo tempo, estou feliz com meu desempenho hoje, mas, no final das contas, amanhã é quando isso conta. Estamos em busca de pontos e sabemos que não será a corrida mais fácil pelo que aprendemos nos testes da semana passada. Mas tudo pode acontecer”.

Alex Albon, 15º: “Tivemos alguns danos na asa dianteira na classificação e perdemos uma das abas, então não completamos uma volta no Q2. É decepcionante porque, olhando aos tempos no Q2, realmente acredito que poderíamos ter chegado ao Q3. Estou um pouco desapontado após ser P9 no Q1 e sinto que merecíamos mais do que onde nos classificamos, mas acho que se você olhar para onde estávamos no ano passado e onde estamos neste ano, além da Aston Martin, nós somos a equipe que deu o maior passo à frente. Estou muito orgulhoso de todos na equipe e na fábrica, e as coisas estão indo na direção certa. Nós realmente ganhamos vida quando a pista fica fria, e diria que nosso ritmo de corrida é mais forte do que o nosso ritmo de classificação. Então vamos ver o que acontece amanhã”.

Alexander Albon fez ótimo Q1 no Bahrein (Foto: Williams)

Logan Sargeant, 16º: “É um sonho correr na Fórmula 1. Tivemos um bom ritmo hoje e a equipe merecia ter os dois carros no Q2. Um pequeno erro no setor 1 me custou caro, enquanto eu lutava para encontrar meu ponto de freio com a mudança de vento na curva 1. Mas estabelecemos uma boa base para construirmos daqui para frente. Acho que tivemos o carro em uma grande janela [de oportunidade] esta noite. Em termos de balanceamento, estava exatamente onde eu queria, só precisava juntar um pouco mais. Vai ser uma sensação muito especial quando as luzes se apagarem amanhã. Vou tentar sair de maneira limpa [na largada], fazer uma boa primeira volta e construir [a corrida] a partir daí”.

Kevin Magnussen, 17º: “Pegamos tráfego na última curva da segunda tentativa. Estávamos tão perto – todo o pelotão estava amontoado – então, se perdermos um pouco [de tempo], é fim do jogo. É um pouco lamentável, mas a corrida é amanhã e vamos tentar fazer melhor nela. Ainda há coisas para trabalharmos, então vamos ver como nos saímos na corrida”.

Oscar Piastri, 18º: “Obviamente [o 18º lugar] não é o que estávamos buscando. A bandeira vermelha nos comprometeu um pouco, e só não acertei no segundo jogo de pneus. Dito isso, foi minha primeira qualificação na Fórmula 1, ainda temos uma longa temporada pela frente. Faremos nosso dever de casa e veremos o que podemos fazer. Amanhã é outro dia”.

Nyck de Vries, 19º: “Gostaríamos de nos qualificar melhor hoje, mas não coloquei os pneus na janela correta. A última volta no Q1 foi crucial, mas infelizmente perdi a traseira. Nosso desempenho de longo prazo parece mais promissor do que nosso ritmo de curto prazo, de modo que deve nos proporcionar mais desempenho amanhã. O pelotão está apertado e competitivo, por isso, precisamos garantir algumas posições. Será um desafio, mas temos esta noite para avaliar nossos dados”.

Pierre Gasly, 20º: “Claramente, esse não é o começo da temporada que queríamos: ser eliminados no Q1. Isso significa que temos tudo a ganhar para a corrida de amanhã e estou definitivamente confiante de que ainda podemos sair com pontos deste fim de semana. Infelizmente, não me senti muito bem com o carro hoje, isso significa que estávamos muito abaixo do nosso verdadeiro nível. Temos muito trabalho pela frente para continuar entendendo o carro e estou confiante de que voltaremos mais fortes para a próxima. Meu foco é amanhã. Estou realmente ansioso para a corrida e dando tudo de mim”.

O GP do Bahrein de Fórmula 1 continua a corrida, no domingo, que tem largada marcada para 12h [de Brasília, GMT-3]. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO e em TEMPO REAL e traz a NARRAÇÃO da CLASSIFICAÇÃO e da CORRIDA em parceria com a Voz do Esporte.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!