FÓRMULA 1 2022 AO VIVO: VERSTAPPEN É POLE NO CANADÁ. ALONSO É 2º | Briefing

O GP do Canadá realizou sua primeira classificação na Fórmula 1 desde a temporada de 2019, e Max Verstappen levou a melhor ao conquistar a pole-position neste sábado (18). O piloto voou em uma sessão marcada pelo asfalto molhado e não deu chances para a concorrência. Fernando Alonso foi o que se manteve mais perto e garantiu o segundo lugar, com o compatriota espanhol Carlos Sainz completando o top-3.

Lewis Hamilton conseguiu levar a Mercedes ao quarto lugar, logo à frente das duas Haas — com Kevin Magnussen em quinto e Mick Schumacher em sexto. Bem abaixo do companheiro de equipe na Alpine, Esteban Ocon ainda assim conseguiu um bom resultado com o sétimo lugar, à frente de George Russell — que tentou um movimento diferente com pneus macios ao final da sessão, mas viu o experimento fracassar.

Por fim, Daniel Ricciardo levou a McLaren ao top-10 com o nono lugar — Lando Norris, seu companheiro de equipe, sofreu com um problema no motor e abandonou ainda no Q2 —, enquanto Guanyu Zhou fez história como primeiro chinês a participar do Q3 na história da F1 e finalizou com o décimo lugar.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está prevista para as 15h (de Brasília, GMT -3).

Max Verstappen conquistou a pole e terá Fernando Alonso na primeira fila. Carlos Sainz sai em 3º (Foto: Clive Rose/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Confira tudo que foi falado pelos pilotos após a classificação no Canadá:

Max Verstappen, primeiro: Verstappen comemora pole em “situação difícil” no Canadá: “Mantivemos a calma”

Fernando Alonso, segundo: Alonso elogia Alpine no Canadá e promete ataque a Verstappen “na primeira curva”

Carlos Sainz, terceiro: Sainz lamenta erro “na última curva” que custou segundo lugar no Canadá

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton celebra 4º na classificação, mas alerta: “Chuva deixou tudo diferente”

Kevin Magnussen, quinto: Schumacher celebra melhor posição de largada, mas se queixa de Sainz no Q3

Mick Schumacher, sexto: Schumacher celebra melhor posição de largada, mas se queixa de Sainz no Q3

Esteban Ocon, sétimo: “Primeiro de tudo, estou feliz pela equipe e por Fernando [Alonso] hoje. Ele merece largar na primeira fila após fazer um grande final de semana até aqui. Do meu lado, me sinto um pouco desapontado, já que provavelmente existia algo a mais a se buscar nessas condições. Não conseguimos extrair a performance que sabemos que existe, e me senti um pouco fora do ritmo durante todo o final de semana. Como sempre, vamos continuar o trabalho duro com os engenheiros para encontrar pequenos ganhos. Ainda assim, temos os dois carros em boas posições no grid para amanhã e estamos na briga para marcar bons pontos para a equipe, que é o mais importante.”

George Russell, oitavo: Russell assume escolha por pneus macios no Q3 em Montreal: “Foi minha decisão”

Daniel Ricciardo, nono: “Acho que o final de semana tem sido bom. Nas duas condições, claro, mas acho que com chuva estivemos mais competitivos. Conforme a pista começou a secar, eu senti que começamos a perder desempenho e não pude competir com os tempos mais rápidos à frente. Alguns décimos a mais provavelmente me ajudariam a subir mais algumas posições, você sempre consegue ver isso nessas condições mistas, mas num geral, até aqui foi tudo bem. Alguns carros estão fora de lugar amanhã, e isso vai tornar as coisas interessantes. Obviamente, também existem alguns carros mais rápidos atrás, mas isso não é problema meu. Vou tentar olhar para a frente e ganhar mais alguns pontos.”

Guanyu Zhou, décimo: “Estou extremamente feliz por ter me classificado ao Q3, especialmente porque foi a primeira vez que tive uma sessão de classificação totalmente no molhado – em apenas minha terceira sessão chuvosa no geral, depois de Ímola e o TL3 de hoje. Desde o momento em que acordei esta manhã e vi as condições, sabia que tudo poderia acontecer. Já estivemos perto do Q3 no passado, mas não esperava alcançá-lo aqui em Montreal, que é uma pista completamente nova para mim. No entanto, mostramos bom ritmo e bom progresso durante a temporada até agora e esse é o resultado. Gostei de pilotar nessas condições e com a pressão adicional para nós, pilotos, porque cada pequeno erro pode afetar seu desempenho. Foi muito difícil lá fora hoje, a pista estava escorregadia e era quase impossível ver os outros pilotos na frente. Estou feliz por ter dado tudo o que tenho, minhas voltas no Q3 foram um pouco confusas, mas estou feliz por ter extraído todo o potencial do carro. Em termos de ritmo de corrida, sempre fomos muito fortes no passado em condições secas, por isso vamos tentar dar o nosso melhor amanhã e lutar por um lugar entre os dez primeiros.”

Charles Leclerc teve motor trocado pela Ferrari e larga no fundo do grid no Canadá (Foto: Ferrari)

▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Valtteri Bottas, 11º: “Senti que poderíamos ter ficado ainda melhores que o P11, mas tive azar com o tempo: fui um dos primeiros a cruzar a linha de chegada em um momento em que a pista estava melhorando quase um segundo por volta. Todos atrás de mim tinham uma grande vantagem, então não tive sorte com isso, e tive um pequeno travamento na curva 1 – que me custou um pouco de tempo. É uma pena, pois o carro esteve bem em condições mistas. A pista estava bastante complicada, especialmente no Q1, quando a visibilidade estava próxima de zero; no Q2, o asfalto melhorou rapidamente e parecia uma grande melhoria. As condições amanhã serão completamente diferentes, é algo que tivemos em mente com nossa configuração e espero que sejamos competitivos: podemos lutar com os dois carros por alguns bons pontos. É bom ter Zhou e eu lá em cima, ele fez um bom trabalho hoje ao entrar no Q3 pela primeira vez.”

Alexander Albon, 12º: “Tivemos um bom ritmo com o carro hoje, com nossa melhor classificação do ano. Fizemos algumas mudanças em relação à forma como abordamos a classificação e isso se pagou para nós, então fico feliz com o dia de hoje e acho que fizemos um bom trabalho. Por mais que eu tenha ido no muro na curva 6, só danifiquei a asa dianteira. Normalmente, nosso ritmo de corrida é melhor do que a classificação, então acho que estamos em uma posição melhor para fazer um bom trabalho amanhã. Os pontos são obviamente meu objetivo, e é satisfatório que estejamos perto do décimo lugar. Então, esse é meu foco.”

Sergio Pérez, 13º: Pérez admite erro que culminou em abandono no Q2 do Canadá: “Decepcionei minha equipe”

Lando Norris, 14º: “Muitos problemas. Essas são as condições que eu amo, mas não havia nada que eu pudesse fazer. Fizemos uma tentativa, mas não foi bom o suficiente para competirmos no fim. [Problema] aconteceu no fim do Q1 e, possivelmente, durante todo o Q2. Não sei ao certo o que aconteceu, e não sei ao certo se o time sabe também – tentamos arrumar o problema, mas não conseguimos achá-lo. Tenho que ser otimista largando da 14ª posição. Vamos mirar os pontos – seremos mais competitivos no seco do que fomos hoje.”

Sergio Pérez bateu no muro, causou bandeira vermelha e vai largar apenas em 13º no Canadá (Foto: Fórmula 1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Pierre Gasly, 15º: “Estou muito desapontado com a classificação, é extremamente frustrante. O TL3 foi ótimo para nós, então sabíamos que tínhamos o potencial para ir bem nessa tarde, mas simplesmente perdemos o ponto na classificação. O começo do Q1 foi bom e eu estava feliz com nosso desempenho, mas voltamos aos boxes e depois disso eu tive um problema com os freios, o que tornou tudo muito difícil e não consegui passar ao Q2. É obviamente complicado agora, mas vamos olhar tudo ao longo da noite e ver como podemos ir à frente amanhã.”

Sebastian Vettel, 16º: Vettel lamenta queda de desempenho na classificação: “Não sei onde foi parar”

Lance Stroll, 17º: “Eu não sei para onde nosso ritmo foi. Não mudamos muito entre o TL3 e a classificação — mas estávamos muito lentos, e não entendemos isso. É uma pena, porque poderíamos ter ido muito bem nessas condições. Dada a maneira com a qual o carro sentia, os tempos de volta não foram uma surpresa. O carro estava muito difícil de pilotar — estava escorregando e tinha uma péssima saída de traseira. Precisamos olhar os dados porque alguma coisa claramente não funcionou. Ainda assim, estou otimista para a corrida de amanhã. Os resultados de hoje nos colocam no fundo do grid, mas mostramos um ritmo bom no treino de sexta-feira e podemos retornar depois disso.”

Nicholas Latifi, 18º: “Uma classificação muito complicada, com as condições extremamente ruins. Ter que usar os pneus de chuva extrema é um pouco de desafio para todo mundo, já que eles oferecem de pouca a nenhuma aderência. Sempre que você pode, prefere ficar com os intermediários, mas havia muita água parada. Eu estava tendo muitos problemas na frenagem que nós precisamos tentar entender. Quando você não tem aderência suficiente nas curvas e não tem confiança de que o carro vai parar, torna a sessão em algo muito complicado. Foi melhor esta manhã, no TL3, mas tivemos um tempo limitado de pista após acertar uma marmota, o que significou que precisamos fazer reparos. Será desafiador amanhã, mas vamos tentar ir além e maximizar qualquer oportunidade.”

Charles Leclerc, 19º: Leclerc confia em ritmo da Ferrari para “escalar pelotão o mais rápido possível” no Canadá

Yuki Tsunoda, 20º: “Sempre foi o plano hoje sair para dar apenas duas voltas, devido à punição de motor que eu estou sofrendo neste final de semana. As condições da classificação eram extremamente ruins, mesmo se comparadas ao TL3, e havia muito mais água parada — então não queríamos correr riscos. Nosso plano sempre foi de se concentrar em amanhã ao longo das sessões de treinos livres, então espero que tenhamos configurado o carro de uma maneira forte, para nos ajudar a ultrapassar o máximo possível na corrida.”