Os dois primeiros treinos livres do fim de semana do GP da Itália de Fórmula 1, nesta sexta-feira (9), chegaram ao fim com a impressão de que a Red Bull não entregou tudo que poderia e a certeza geral de que o grid será confuso no domingo. Carlos Sainz foi o mais rápido do dia, mas já sabe que vai largar no fim da fila na corrida.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A proximidade entre Ferrari e Red Bull esteve clara. Sainz ficou pouco mais de 0s1 melhor que Max Verstappen, enquanto Charles Leclerc foi somente 0s05 mais lento que o holandês. O monegasco não precisa trabalhar muito no ritmo de classificação, contudo, porque só vai perder a pole numa zebra — Sainz trocou todo o motor e sai nas últimas posições, enquanto Max Verstappen e Sergio Pérez têm, respectivamente, punições de cinco e dez posições.
Atrás deles, Lando Norris foi o melhor do resto e embolou as participações de McLaren, Mercedes e Alpine.
Além disso, o dia contou com dois pilotos de fora do grid participando do primeiro treino livre: Antonio Giovinazzi, na Haas, e Nyck de Vries, na Aston Martin.

Confira as declarações da sexta-feira do GP da Itália:
Carlos Sainz, primeiro: Sainz elogia carro da Ferrari na Itália, mas admite preocupação com ritmo de corrida
Max Verstappen, segundo: Verstappen ignora “boa impressão” da Ferrari na Itália: “Não estou preocupado com isso”
Charles Leclerc, terceiro: Leclerc vê equilíbrio longe do ideal, mas diz que Ferrari “sabe qual direção seguir”
Lando Norris, quarto: “Foi um dia razoável. Evoluímos bem durante as horas, então fico feliz com o progresso. Ainda não estamos onde gostaríamos e não creio que estamos competitivos o bastante para brigar de maneira confiante pelo Q3. Vamos continuar trabalhando duro. Creio que entendi melhor algumas coisas depois de aprender bastante nas últimas semanas, mas, como eu disse, ainda não estamos lá. Faremos ajustes hoje à noite e cumpriremos dever de casa para ajustar o setup e avançar um pouco. Aí, sim, estaremos confiantes para amanhã.”
George Russell, quinto: Russell admite “dia estranho” em Monza e vê Ferrari um passo à frente da Mercedes
Sergio Pérez, sexto: Pérez crê em desgaste de pneus como “fator chave” na Itália: “Será difícil ultrapassar”
Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton se diz sem explicação para perda de performance em Monza: “Muito mais lentos”
Esteban Ocon, oitavo: “É sempre um prazer guiar em Monza e na Itália. Foi uma boa sexta-feira, no geral, com dois treinos produtivos e os dois carros no top-10. Focaremos em nós mesmos e como dá para tirar o máximo do desempenho para o sábado. Analisaremos nossas informações e os possíveis cenários com tantas punições e carros diferentes tentando coisas diferentes hoje. Estamos totalmente focados em amanhã e fazer boa classificação.”

Fernando Alonso, nono: Alonso comemora TL2 sem problemas da Alpine: “Testamos tudo que queríamos”
Alexander Albon, décimo: “Não foi um dia ruim e sinto que estamos na briga. Está definitivamente próximo no pelotão, então temos de nos certificar que otimizaremos tudo no sábado. No fim das contas, sabemos qual a direção que temos de seguir com as simulações de corrida. Temos de saber controlar o que os pneus são capazes de fazer. Fiquei feliz com o desenrolar do dia de hoje.”
Daniel Ricciardo, 11º: “Monza é uma pista tão única que você vem com um setup muito diferente, então não sabe o que esperar. Creio que nossa manhã caminhou bem. Fizemos algumas mudanças para a tarde e tentamos coisas distintas nos dois carros. A tarde de Lando foi muito boa, então é encorajador. Tentaremos aprender algumas coisas com esse setup [que Norris usou]. Minha tarde foi regular, mas estou animado com o ritmo e ansioso para amanhã.”
Guanyu Zhou, 12º: “Parecíamos competitivos logo de cara, o que foi bom, e posso dizer que o carro estava muito melhor na comparação à semana passada, em Zandvoort. Estou bem feliz com o progresso que estamos fazendo, mas sabemos que é necessário continuar trabalhando duro. No geral, foi muito próximo entre todos. Numa pista como Monza, isso significa 0s2 que fazem diferença entre Q2 e Q3. A classificação de amanhã será intensa e temos de trabalhar duro durante a noite para nos colocarmos em posição de destaque para amanhã.”
Valtteri Bottas, 13º: “Foi bom ir à pista em Monza. É uma boa pista, legal de guiar e fica ainda melhor quando o carro está bom. Parece que nosso ritmo está melhor que nas últimas corridas, então isso é promissor pensando no domingo. Ainda há ajuste fino a fazer, mas não estamos longe de onde queremos. Vamos buscar alguns pequenos ganhos ao longo da noite de hoje. Nosso ritmo é melhor que a posição de largada que teremos, por conta das punições. Acho que podemos ultrapassar e ganhar posições. Espero que possamos quebrar nossa seca de pontos e terminar no top-10 na Itália.”
Pierre Gasly, 14º: “Há trabalho a fazer, mas amanhã teremos a oportunidade de dar um passo na direção certa. Sabemos que estamos com dificuldades, e isso ficou claro nos dois treinos de hoje. O carro está escorregando muito, sobretudo de pneus médios nas curvas de alta velocidade. Apesar da bandeira vermelha, nossa performance não foi muito afetada. Ainda conseguimos pegar todas as informações necessárias sobre nossas fraquezas. Vamos analisar tudo com a intenção de entrar no top-10 amanhã.”
Yuki Tsunoda, 15º: “Focamos principalmente no ritmo de corrida, já que teremos punições no domingo. Fizemos algumas simulações de classificação com pneus médios e até que estávamos fortes, mas, infelizmente, não pude dar uma volta rápida de macios. Temos de avaliar as informações agora, mas não me senti tão confortável no carro quanto eu queria. Isso vai nos permitir a preparar o máximo possível para a corrida. Será um fim de semana longo, mas alguns outros pilotos vão largar do fim do pelotão também, então são oportunidades que aparecem se pudermos contar com um bom ajuste para o ritmo de corrida.”

Kevin Magnussen, 16º: “Abordamos o fim de semana como qualquer outro. Sabemos que nos falta velocidade de reta com esse pacote aerodinâmico, mas vamos lidar com isso da melhor forma possível. Creio que somos um pouco mais fortes em ritmo de corrida que de classificação, o que é bom. Talvez possamos entrar numa boa posição na largada e lutar a partir dela. A classificação vai ser complicada, mas muita gente está sendo punida. Vamos ver onde terminamos.”
Sebastian Vettel, 17º: Vettel pede para Aston Martin “inventar algo inteligente” em meio a dificuldades em Monza
Lance Stroll, 18º: “Foi um dia muito desafiador tentando colocar o carro no ponto perfeito com essa configuração de baixo downforce. Tivemos um checklist bastante cheio hoje, mas as muitas voltas que demos nos renderam informação para avaliarmos hoje e vermos como melhorar antes da classificação. Vários pilotos estão enfrentando punição, então o grid está aberto a mais possibilidades. É interessante que o vácuo não parece ser tão forte nessa geração de carros quanto na do ano passado, então isso pode mudar um pouco a dinâmica da classificação.”
Nicholas Latifi, 19º: “Um começo complicado para o fim de semana. É muito diferente a Zandvoort, com todo mundo trazendo configurações de menos downforce. Ainda posso baixar meus tempos e demos um bom passo no TL2, mas tem mais a vir amanhã. Faremos nosso papel hoje à noite.”
Mick Schumacher, 20º: “Infelizmente, tivemos um problema na parte eletrônica do motor, algo que não foi bom, mas acontece. Temos de fazer um pouco mais de trabalho amanhã. Dei três voltas rápidas, o que não é muita coisa, então certamente temos trabalho pela frente. Mas vamos pegar a mão rapidamente, porque conheço bem a pista. Espero ter boa posição de largada e, aí, faremos nosso melhor.”
Nyck de Vries, TL1: “Primeiro, foi um privilégio real guiar o AMR22 em Monza e na Itália. É um circuito muito diferente na comparação aos outros em que eu estive com o carro da F1 2022, então as informações foram muito valiosas para mim. Foi muito desafiador, por conta do ajuste de baixo downforce que se usa aqui e complica na comparação com os outros treinos que fiz. Passamos metade do treino coletando informações aerodinâmicas antes de mudar os pneus para os macios. A prioridade é ajudar a equipe a se preparar para o fim de semana. Acho que fizemos um bom progresso com o trabalho que concluímos.”
Antonio Giovinazzi, TL1: “Foi uma grande experiência voltar a um carro de F1 e estrear neste novo carro. O treino foi bom, dei todas as voltas que eram planejadas e peguei a mão do carro, freios e pneus. Estou feliz. A próxima vez será em Austin, um tipo diferente de pista, de alto downforce e altas velocidades. Também estreei com a equipe, então agradeço a Haas e Ferrari pela oportunidade. Estou ansioso para a próxima.”