Apontado como possível alternativa da Cadillac para a próxima temporada da Fórmula 1, caso realmente surja uma vaga e Colton Herta não alcance os pontos necessários na superlicença, Ugo Ugochukwu desconversou sobre um possível salto na carreira. O jovem de 19 anos afirmou que está concentrado em dar um passo de cada vez, com o título da Fórmula 3 sendo o grande objetivo neste momento.

O estadunidense já foi membro do programa de desenvolvimento da McLaren, mas a oportunidade de assumir o volante de um carro da categoria principal pela primeira vez veio com a Alpine, em junho, quando completou um TPC (teste com carros anteriores, da sigla em inglês) com a A524 em Monza, palco do GP da Itália. A informação sobre um possível interesse da Cadillac foi divulgada pelo portal inglês PlanetF1, que também conversou com o piloto na quinta-feira (23), na Hungria.

Com Sergio Pérez e Valtteri Bottas como titulares nessa temporada de estreia na F1, a Cadillac nunca escondeu que deseja preparar Herta para um assento na equipe nos próximos anos. O ex-Indy atualmente compete na Fórmula 2, onde ocupa a 16ª posição, e tem trabalhado para alcançar os pontos necessários na superlicença: no momento, possui 35. Depois de participar do TL1 da Catalunha, foi escalado novamente em Budapeste — no entanto, se não terminar em sexto na categoria de acesso, nem mesmo os 4 tentos possíveis com as participações em treinos serão suficientes para a promoção.

Ugochukwu, por sua vez, coletou 18 pontos pelo título na Fórmula Regional da Oceania deste ano, outros 12 pelo terceiro lugar na Fórmula Regional do Oriente Médio em 2025 e mais 3 pela vitória no GP de Macau de 2024. Ou seja, com 33 tentos acumulados até aqui na carteira, o #2 da Campos precisa de apenas um sétimo lugar na classificação final da F3 para acumular os 40 necessários para a categoria principal.

“Há muitas conversas sobre isso, mas, para mim, neste momento, esse não é um assunto que esteja ocupando minha cabeça ou que precise ser discutido”, começou Ugo, referindo-se a uma chance na Cadillac. “Meu foco continua sendo a temporada da F3 e terminar este ano da melhor maneira possível. Depois ainda vem a F2, que é o próximo passo na escada rumo à F1. É nisso que estou concentrado agora”, acrescentou.

“Não estou pensando tão à frente. Claro que, como americano, é muito legal ver uma equipe dos Estados Unidos no grid da F1, mas deixo esse tipo de conversa para os meus empresários. Só estou focado em correr nesta temporada. Esta é a época do ano em que as pessoas começam a decidir o que vão fazer na temporada seguinte. Do meu lado, ainda não há nada confirmado nem anunciado”, encerrou.

Colton Herta vê vaga na F1 pela Cadillac ameçada por jovem da F3 (Foto: Cadillac)

A Fórmula 1 volta de 24 a 26 de julho em Budapeste, palco do GP da Hungria, 11ª etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

▶️ F1: confira o calendário completo de 2026
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

GP da Hungria de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Horários em Portugal e Angola

Horários em Cabo Verde

Horários em Moçambique

*Horário de Brasília