Há algum tempo, a Fórmula 1 tinha a meta de levar a categoria ao Vietnã. Agora, parece que ficou para trás. A corrida, que era para ter acontecido em 2020, foi cancelada por causa da pandemia da Covid-19 e, após muitas incertezas e problemas, nunca voltou ao calendário. Porém, já que a F1 não faz o uso do circuito de Hanói, a Honda estreou a pista no dia 31 de dezembro.

A sede da marca da asa dourada no Vietnã levou suas motos para um evento de comemoração do ano novo. Várias corridas aconteceram, numa versão adaptada do circuito de 5,6 km. Embora nunca antes usada, a construção do circuito seguiu conforme o planejado.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

F1 nunca foi ao circuito de Hanói (Foto: Reprodução)

Em 2021, o chefão Stefano Domeciali expôs que a F1 ainda deseja incluir o GP do Vietnã no calendário, bem como o GP da África do Sul.

“O Vietnã não está mais no calendário, mas ainda é uma opção em aberto. Foi um investimento incrível e, portanto, ainda está na mesa de discussão para um evento futuro”, frisou.

“Basicamente no norte da África e na África do Sul, pelo que posso dizer”, disse Domenicali, referindo-se a possíveis novas casas da F1, em coletiva virtual. “Isso é algo muito importante, eu acho, em termos de ter um lugar novo ou antigo com uma grande herança de volta à Fórmula 1”, destacou.

O último GP no continente africano foi em 1993 – o da África do Sul, em Kyalami. A categoria concentrou esforços na Ásia e na Europa nos anos seguintes e, mesmo com previsão de 23 GPs em 2021, nenhum deles é na África.