Às vésperas de disputar o último GP na Fórmula 1, Yuki Tsunoda confessou que ter perdido a chance de colher os frutos com o “ótimo carro” da Racing Bulls é o único arrependimento que ficou por ter aceitado a oferta da Red Bull para ser companheiro de equipe de Max Verstappen na temporada 2025. Ele acredita, no entanto, que deixou seu DNA no carro para o ano que vem, mesmo com a mudança de regulamento.

Tsunoda assumiu o lugar de Liam Lawson na Red Bull após apenas dois GPs disputados em 2025, enquanto o neozelandês foi rebaixado para a Racing Bulls. Só que o #22 encontrou muito mais dificuldades que o esperado diante da janela operacional muito estreita do RB21. Já Lawson, com um carro bem mais previsível nas mãos, cresceu a ponto de ultrapassar Tsunoda na classificação.

De partida da F1, uma vez que a Red Bull decidiu subir Isack Hajdar e promover o novato Arvid Lindblad para a equipe de Faenza, Tsunoda refletiu sobre a mudança de time de maneira sincera.

“O único arrependimento que tenho é de ter perdido aquela oportunidade [com a Racing Bulls]”, disse em coletiva acompanhada pelo GRANDE PRÊMIO nesta quinta-feira (4), em Yas Marina. “Um carro muito bom, sabe, um carrão. Joguei fora meu filho, meu bebê, pois é o carro que desenvolvi com a equipe desde a chegada desse regulamento”, acrescentou.

Yuki Tsunoda perdeu a chance de colher os frutos do bom carro da Racing Bulls (Foto: Red Bull Content Pool)

“Tenho certeza de que meu DNA está lá dentro também. Certamente, perder aquela oportunidade e terminar sem conseguir atingir o nível que queríamos é algo que sinto falta. Mas, ao mesmo tempo, não me arrependo da decisão [de ir para a Red Bull]”, assegurou.

Tsunoda também foi franco ao dizer que se frustra quando olha para trás e vê que “a paixão que tive foi totalmente desnecessária”. Depois, forneceu uma análise do próprio desempenho em cada parte da temporada e se disse “orgulhoso de como cresci e evoluí”.

Por fim, afirmou que “não dá para negar que Verstappen é o melhor piloto do grupo”. “Ao mesmo tempo, estou feliz por ter conseguido alcançá-lo rapidamente nesse nível. Particularmente gosto muito dessa disputa acirrada, sabe? Este ano é um dos anos com a disputa mais acirrada da história. Então, é isso”, encerrou.

Fórmula 1 retorna neste fim de semana, de 5 a 7 de dezembro, com o GP de Abu Dhabi, 24ª etapa da temporada 2025. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Yas Marina para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP de Abu Dhabi de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Treino livre 106:3008:3010:3011:30
Treino livre 210:0012:0014:0015:00
Treino livre 307:3009:3011:3012:30
Classificação11:0013:0015:0016:00
Corrida10:0012:0014:3015:00

*Horário de Brasília

▶️ F1: faltam quantas corridas? Veja o calendário da F1
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2