Max Verstappen conquistou a primeira vitória da Red Bull na temporada 2026 e também colocou o motor Red Bull Powertrains na lista de vencedores na história da F1 no caótico GP do Bahrein na Malásia, disputado neste domingo (4), em Sepang.

Na corrida em que a F1 precisou adiar a largada por duas vezes — uma por conta do temporal que caiu em Sepang e outra por uma falha em um software nos carros —, Verstappen conseguiu controlar os adversários e relegar Andrea Kimi Antonelli ao segundo posto, que rendeu ao italiano ainda mais vantagem sobre George Russell na disputa pelo campeonato, após o abandono do britânico. Lewis Hamilton completou o pódio após grande corrida de recuperação, depois que despencou no pelotão por ter optado pelos pneus slicks na largada.

Charles Leclerc, que também sofreu com esse erro estratégico da Ferrari, fechou em quarto, à frente de Isack Hadjar, que completou o top-5. Oscar Piastri e Liam Lawson vieram em seguida, com o surpreendente Fernando Alonso em oitavo, enquanto Lando Norris e Arvid Lindblad concluíram entre os dez.

Gabriel Bortoleto terminou em 18º após ocupar a oitava colocação no início da prova, mas encerrou a disputa longe dos pontos depois de acertar Carlos Sainz na relargada, o que gerou uma punição de 10s para o brasileiro.

Confira as declarações dos pilotos:

Max Verstappen, vencedor: Verstappen destaca “orgulho” da Red Bull e celebra “vitória incrível” em Sepang

F1 2026, BAHREIN, MALÁSIA, CORRIDA, RED BULL, MAX VERSTAPPEN,CARRO
Max Verstappen (Foto: Pirelli)

Andrea Kimi Antonelli, segundo: Antonelli aceita 2º lugar em Sepang, mas alerta Mercedes: “Temos trabalho a fazer”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton celebra recuperação após erro de estratégia em Sepang: “Pensei que era o fim”

Charles Leclerc, quarto: “Foi uma corrida cheia de incidentes. Muitas coisas deram errado na primeira parte, e tudo o que podia dar certo deu na segunda, então diria que o quarto lugar é um bom resultado, considerando tudo. Bati com o Nico [Hülkenberg] na volta 1, pois larguei com pneus slick e a pista acabou se mostrando ainda muito molhada. A escolha de com quais pneus largar difícil, com um grid dividido, e vamos aprender com hoje para estarmos preparados caso essas condições voltem a acontecer. Vamos para Singapura em seguida, então vamos ver o que podemos trazer para a equipe lá.”

Isack Hadjar, quinto: “Embora tenhamos conseguido um 5º lugar, estou obviamente frustrado. O carro não estava com as mesmas sensações dos dias anteriores e, depois, fiquei sem potência por duas voltas após a relargada no fim. Se isso não tivesse acontecido, tenho certeza de que estaria no pódio. Apesar disso, foi um bom resultado geral para a equipe. Mal posso esperar para analisar os dados e ver o que aconteceu, para depois juntar tudo e voltar à carga em Singapura. É uma pista de que gosto muito, então é claro que estarei pressionando pelo melhor resultado possível por lá.”

Oscar Piastri, sexto: “Sexto lugar. Uma corrida muito movimentada e caótica hoje. Arriscamos na largada com os pneus slick e, logo em seguida, fomos aos boxes colocar os intermediários, mas a mudança foi a escolha certa, e o momento do safety-car nos permitiu minimizar o impacto disso. Melhoramos muito com os pneus duros, especialmente no segundo stint, quando estávamos alcançando o Leclerc, algo que o safety-car final acabou abreviando. No entanto, simplesmente não tivemos o ritmo necessário hoje para causar um impacto maior. Sabemos o trabalho que temos pela frente e que precisamos continuar pressionando e trazendo novas atualizações para o carro para fechar essa lacuna — podemos ver o progresso que nossos rivais estão fazendo, o que ficou claro pelo desempenho da Red Bull neste fim de semana. Nossas novas peças estão performando como esperado, mas todo mundo também está melhorando, então no momento não estamos na briga por vitórias. Vamos revisar tudo isso e depois focar em Singapura.”

F1 2026, BAHREIN, MALÁSIA, CORRIDA, MCLAREN, OSCAR PIASTRI, CARRO
Oscar Piastri (Foto: McLaren)

Liam Lawson, sétimo: “Sinceramente, quando todo mundo tirou os cobertores térmicos dos pneus e vi que nós estavam de intermediários e os caras na minha frente estavam de macios, pensei: ‘Meu Deus, tomamos a decisão errada’. Quando vi o [Pierre] Gasly rodando, e pensei: ‘Obviamente, minha equipe sabe mais do que eu’. E aí a largada foi perfeita, encaixou muito bem. Foi realmente muito forte.”

Fernando Alonso, oitavo: Alonso diz que Aston Martin “fez tudo certo” em Sepang: “Aproveitamos a oportunidade”

Lando Norris, nono: Norris admite culpa por quase bater em Piastri em Sepang: “Fui pego de surpresa”

Arvid Lindblad, décimo: “No fim das contas, o resultado é incrível. Sair da última posição e chegar aos pontos foi mais do que poderia ter sonhado. Do ponto de vista do resultado, é incrível. É um dia incrível para a equipe. Pontos duplos de novo. Um dia incrível para toda a família Red Bull: Max vencendo, a primeira vitória com este novo motor, que tem sido incrível o ano todo. Créditos imensos a todos.”

Nico Hülkenberg, 11º: “Foi uma corrida agitada e, no geral, estavamos na briga por pontos, mas no fim terminamos em 11º de novo. Fiquei muito mais feliz com o meu desempenho em comparação a ontem. No começo, tomamos a decisão certa de trocar para os intermediários cedo e, embora isso tenha nos custado inicialmente, recuperamos em uma volta e ficamos em uma boa posição para o resto da corrida. Muitas disputas roda a roda. No fim, porém, nós simplesmente não tivemos ritmo suficiente para nos manter na zona de pontos. Sendo realistas, só chegamos àquela posição por causa de problemas com os carros à frente, então era sempre algo improvável. Ainda assim, foi uma corrida limpa da minha parte, com muitos aprendizados para nós como equipe, e agora é foco direto em Singapura.”

F1 2026, BAHREIN, MALÁSIA, CORRIDA, ASTON MARTIN, LANCE STROLL, CARRO
Lance Stroll (Foto: Aston Martin)

Lance Stroll, 12º: “Viemos para a Malásia sabendo que esta pista se encaixaria um pouco melhor no nosso carro — com menos potência e limitada por aderência, então isso nos ajudou. Foi divertido estar na pista hoje e disputar posições com outros carros. As condições climáticas estavam muito complicadas e acho que perdemos algumas boas disputas com o atraso na largada. Mas fiquei surpreso com o quão escorregadia a pista estava quando saí pela primeira vez, então entrei nos boxes e mudei para os intermediários, o que foi a escolha certa. O pneu duro pareceu muito resistente e, olhando para a corrida, acho que poderia ter forçado mais o segundo jogo que usamos. Foi aí que perdemos algumas posições e terminamos fora da zona de pontos.”

Franco Colapinto, 13º: “Esperava que [a pista] fosse secar e nunca secou. Ficou úmido eternamente e demorou séculos para secar. Com o calor e o quão áspera é a pista, esperava que secasse muito rápido, mas não foi assim. Então, foi uma decisão complicada. De onde estávamos, tínhamos de arriscar. Os caras da frente arriscaram e não fazia tanto sentido, mas para mim, estando atrás, tomar essa decisão era um pouco mais lógico. Infelizmente, não deu certo, e depois tivemos um ritmo realmente muito bom, fomos muito rápidos, então é uma pena. Recuperamos muitas das posições que tínhamos perdido. Eu já estava em 13º quando o safety-car entrou e estávamos alcançando muitos carros à frente, mas parece que hoje simplesmente não era o nosso dia.”

Oliver Bearman, 14º: “Perdi 40s, então foi uma tarde longa, mas o carro estava muito rápido, estava voando e consegui tirar a diferença, e conseguia ver a zona de pontos a 10s na minha frente. O ponto positivo é que, se tivéssemos feito a escolha certa com os pneus na largada, poderíamos estar briga por pontos hoje. Espero que Singapura seja uma pista que nos favoreça mais. O clima de hoje nos ajudou, por estar um pouco mais fresco, mas Singapura sendo uma corrida noturna com uma pista lisa, com sorte, essas coisas deverão significar um fim de semana melhor.”

Esteban Ocon, 15º: “Tivemos um começo de corrida incrível, andando em 6º lugar. É claro que não íamos ficar lá, mas parecíamos fortes na briga por pontos. Assim que fizemos a parada, começamos a andar para trás, então precisamos investigar algumas coisas. Não é a maneira como deveríamos terminar essa corrida, e fico triste por todos que fizeram um bom trabalho no carro neste fim de semana, mas há algumas escolhas que poderíamos ter feito de forma diferente. Poderíamos potencialmente ter continuado a brigar com os carros da Racing Bulls, que é onde deveríamos estar, mas não foi lá que terminamos.”

Pierre Gasly, 16º: “Foi um dia difícil, daqueles em que as coisas podem ou não jogar a seu favor e, hoje, claramente não foi a nosso favor. Depois da largada suspensa, houve uma longa espera e decidimos largar com pneus macios. Fazia sentido para todos nós, e apoiei a decisão que tomamos. Levei um susto enorme na volta de apresentação tentando aquecer os pneus, mas consegui segurar e voltar para a pista. Foi uma aposta que não deu certo porque estava molhado demais e demorou muito para secar e, assim como alguns outros, perdemos muito tempo na pista. Nesse ponto, ou se entra e muda o plano, ou tenta fazer funcionar. Mantivemo-nos fiéis à nossa estratégia, mas, depois disso, tudo pareceu vir contra nós, não houve nada que pudemos aproveitar e, no fim das contas, foi um dia doloroso e um resultado difícil. Vamos revisar tudo como equipe, nos manter unidos e seguir para Singapura, onde nosso objetivo é voltar à zona de pontos. Por fim, um reconhecimento à equipe de mecânicos hoje. Eles tiveram uma tarde muito agitada, com várias paradas, e fizeram um trabalho excelente.”

Carlos Sainz, 17º: “Fizemos tudo certo no início da corrida e conseguimos escalar até o sexto lugar. Infelizmente, após sofrer um toque na primeira relargada, despenquei rapidamente e foi muito difícil para nós recuperarmos terreno. É uma pena, pois tínhamos a chance de segurar um bom resultado. Também precisamos analisar a execução da corrida e garantir que tenhamos um fim de semana geral melhor semana que vem em Singapura. Vamos tentar dar a volta por cima e continuar pressionando.”

Incidente entre Bortoleto e Sainz no GP do Bahrein na Malásia (Vídeo: F1)

Gabriel Bortoleto, 18º: Bortoleto elenca problemas e assume culpa por erro que custou pontos em Sepang

Sérgio Pérez, 19º: “Foi uma corrida muito difícil hoje. Achávamos que a pista iria secar muito mais rápido do que secou, mas, desde a primeira volta, percebi que era muito difícil manter o carro no traçado. Tomamos a decisão de ir para os boxes e, com os intermediários, o carro estava bem competitivo e estávamos tirando a diferença para os carros à frente. Conseguimos abrir uma vantagem excelente para os de trás, então a estratégia parecia boa naquele momento. Infelizmente, o safety-car entrou e juntou o pelotão novamente, o que anulou a vantagem que havíamos construído e mudou o panorama da corrida. Foi uma prova muito desafiadora e a sensação no carro foi difícil em alguns momentos. Alguns carros tiveram um problema relacionado ao software no início, o que afetou a prova, e entendo que isso é algo que a FIA está analisando de perto. Tenho certeza de que vamos aprender com isso e levar esses aprendizados para as próximas corridas.”

George Russell, 20º: Russell lamenta abandono que “quase faz rir” em Sepang e vê briga por título “improvável”

Alexander Albon, 21º: “Uma corrida complicada. Estávamos com o pneu certo no início, a escolha pelos intermediários foi certeira, e foi legal estar no bolo logo. Depois, a pista secou e perdemos um pouco de terreno. A parada dupla não ajudou, e com uma fritada forte com os pneus macios, tivemos que entrar nos boxes antes do que queríamos. Tivemos alguns problemas ao longo da corrida, incluindo nos freios e no câmbio, que encerrou nossa prova. É lamentável, mas precisamos de desempenho geral no momento, e é nisso que estamos realmente focando. Queremos apenas um fim de semana limpo e uma sensação de progresso, e vamos continuar trabalhando para conseguir isso. Estou ansioso por Singapura, outra corrida em casa para mim, e tomara que possamos brigar mais à frente no pelotão intermediário.”

Valtteri Bottas, 22º: “Sempre seria um risco largar com pneus slick, usando o composto macio, e isso acabou não dando certo. Quando a corrida começou e vi quão rápido os carros com pneus intermediários passaram, percebi rapidamente a situação. Achávamos que a pista secaria mais rápido e que valia a pena tentar algo, mas no fim não deu certo. Assumi alguns riscos tentando acompanhar o pelotão e, no final das contas, foi um erro meu que encerrou nossa corrida, e só posso pedir desculpas à equipe por isso.”