Na primeira classificação da temporada 2026 da Fórmula 1, realizada neste sábado (7), George Russell mostrou a força da Mercedes com uma pole-position dominante na Austrália. Após uma recuperação surpreendente do W17, Andrea Kimi Antonelli acompanhou o companheiro de equipe e garantiu o segundo lugar, seguido por Isack Hadjar, da Red Bull, em terceiro.

O jovem italiano, inclusive, quase ficou de fora da atividades após bater violentamente no muro da Curva 2 nos instantes finais do TL3. No entanto, tirou proveito da bandeira vermelha causada pelo acidente de Max Verstappen ainda no Q1, que deu tempo aos engenheiros das Flechas de Prata na preparação do carro, para participar da sessão que definiu a ordem do grid.

Decepcionado com o resultado, Charles Leclerc teve de se contentar com o quarto lugar, enquanto Oscar Piastri completou o top-5. Lando Norris não conseguiu extrair mais da McLaren e assegurou apenas o sexto lugar. Lewis Hamilton, que obteve destaque nos treinos livres, não manteve os resultados anteriores e larga em sétimo. 

Liam Lawson, Arvid Lindblad e Gabriel Bortoleto completaram o top-10. O brasileiro conquistou a ida ao Q3, mas por conta de um problema no carro da Audi, não chegou a participar da última sessão da classificação.

Lance Stroll e Carlos Sainz não participaram da classificação, por problemas verificados nos treinos que não foram solucionados a tempo. Embora não tenham cumprido a regra dos 107%, receberam a permissão da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para participarem da abertura do campeonato.

George Russell mostrou a força da Mercedes na classificação do GP da Austrália (Foto: AFP)

F1 2026: confira declarações dos pilotos após classificação da Austrália

George Russell, primeiro: Russell celebra 1-2 da Mercedes no grid e prevê “corrida animada” na Austrália

Andrea Kimi Antonelli, segundo: Antonelli enaltece Mercedes por recuperação após acidente na Austrália: “Heróis”

Isack Hadjar, terceiro: Hadjar festeja 3º lugar no grid e crava meta da Red Bull no GP da Austrália

Charles Leclerc, quarto: Leclerc se diz decepcionado com “diferença muito grande” para Mercedes na Austrália

Oscar Piastri, quinto: Piastri se conforma com 5º lugar no grid do GP da Austrália: “Onde imaginei que estaria”

Lando Norris, sexto: Norris avalia classificação “inconsistente” na Austrália: “A sorte não esteve do meu lado”

Lewis Hamilton teve de se contentar com o sétimo lugar no grid da Austrália (Foto: AFP)

Lewis Hamilton, sétimo: Hamilton cobra clareza da FIA sobre motor Mercedes após classificação na Austrália

Liam Lawson, oitavo: Lawson lamenta erros “desnecessários” na classificação da Austrália: “Recuperei no fim”

Arvid Lindblad, nono: Lindblad exalta trabalho da Racing Bulls na Austrália: “Além das expectativas”

Gabriel Bortoleto, décimo: Bortoleto exalta 10º lugar “inimaginável” no grid da Austrália e explica problema com carro

Nico Hülkenberg, 11º: Hülkenberg valoriza 11º lugar com Audi no grid da Austrália: “Tudo pode acontecer”

Oliver Bearman, 12º: “Estou um pouco desapontado, pois as margens foram muito pequenas, mas, no geral, devo dizer que estou orgulhoso da equipe e do esforço coletivo que foi feito para levar o carro até onde ele está hoje. Isso confirma nossa impressão do Bahrein, que é a de que temos uma base sólida, e isso é positivo. É difícil e doloroso perder, mas com as complexidades dessas novas regulamentações, estamos realmente enfrentando um grande desafio. O trabalho que esta equipe fez foi incrível e a única maneira é seguir em frente a partir daqui.”

Gabriel Bortoleto chegou ao Q3 na primeira classificação com a Audi na F1 (Foto: AFP)

Esteban Ocon, 13º: “É decepcionante, acho que definitivamente tínhamos mais a oferecer. Quando saí do carro, a equipe me disse que havia uma perda potencial de downforce na parte traseira e isso se correlacionava com o que senti, pois tive muita instabilidade na última volta. Se tivéssemos melhorado a última volta, provavelmente teríamos entrado no Q3, então é uma pena estarmos onde estamos agora, mas vamos analisar isso e, com sorte, voltar mais fortes.”

Pierre Gasly, 14º: “Todos estamos desapontados com o resultado final de hoje e certamente esperávamos muito mais. Tem sido um fim de semana desafiador até agora, com tempo de pista limitado em alguns momentos, e o carro não tem se mostrado tão bom quanto nos testes de pré-temporada, então é importante entendermos o motivo disso e encontrarmos algumas melhorias rapidamente. Em termos das minhas voltas na classificação, senti que estava no limite e fiquei satisfeito com a minha velocidade e desempenho em cada volta rápida. É claro que estamos lidando com algumas mudanças importantes este ano em relação à preparação dos pneus e ao gerenciamento de energia, e ainda há muitas coisas que precisamos aprender. Não é assim que queríamos começar o ano e há mais carros à nossa frente do que gostaríamos. Amanhã temos a corrida, que traz muitas incertezas. Sabemos que a largada será importante e estou focado em fazer tudo o que puder amanhã para melhorar o resultado de hoje e ver o que podemos conseguir.”

Alexander Albon, 15º: “Hoje, maximizamos o máximo possível depois de termos enfrentado alguns problemas de confiabilidade neste fim de semana. Tivemos limitações em algumas sessões de treinos, então chegar ao Q2 foi um resultado decente. Há muito trabalho a ser feito e não é algo que se conserte da noite para o dia, mas vamos continuar nos esforçando e procurando resolver os problemas de confiabilidade e as limitações que identificamos. Para amanhã, acho que podemos esperar um pouco de caos, especialmente na largada, e poucas equipes conseguiram fazer simulações de corrida adequadas devido às bandeiras vermelhas ao longo do fim de semana, então pode ser interessante. Da nossa posição, queremos um pouco de caos e vamos tentar manter a corrida limpa e aproveitar todas as oportunidades na disputa.”

Isack Hadjar colocou a Red Bull no grid do GP da Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

Franco Colapinto, 16º: Colapinto pede “evolução rápida” da Alpine após queda no Q2 da classificação da Austrália

Fernando Alonso, 17º: Alonso projeta luz no fim do túnel para Aston Martin após classificação na Austrália

Sergio Pérez, 18º: “Hoje foi um dia realmente especial. Foi um esforço enorme para a equipe estar aqui com os dois carros, fazendo uma classificação de alto nível e conseguindo maximizar o que podíamos fazer. Embora tenha sido uma sessão desafiadora, fiquei feliz com o equilíbrio e com a volta. Tudo o que posso pedir para amanhã é fazer mais do mesmo. Por enquanto, estou pronto para seguir em frente e fazer uma corrida realmente forte — o objetivo é, obviamente, terminar.”

Valtteri Bottas, 19º: “Foi ótimo completar nossa primeira classificação como equipe. Não foi um Q1 isento de problemas, com a bandeira vermelha, mas estou feliz por termos completado todas as sessões até agora neste fim de semana. Estamos aqui e prontos para correr amanhã, o que é mais uma conquista. Está nos faltando desempenho, mas é um trabalho em andamento, que vai acontecer. Tínhamos de começar por algum lugar, e agora a direção está bem clara sobre onde avançar e como desenvolver o carro. Olhando para amanhã, nosso objetivo é maximizar nossa estratégia, ver se há alguma oportunidade e cruzar a linha de chegada com os dois carros.”

Max Verstappen, 20º: Verstappen detona regulamento após acidente “estranho” na Austrália: “Fórmula incorreta”

Carlos Sainz, 21º: “Foi um fim de semana muito difícil, repleto de problemas de confiabilidade em todas as sessões. É uma pena, porque não tivemos nenhum problema durante os dois testes, então chegar aqui e fazer apenas o TL1 e o início do TL2, acabando por perder as duas sessões de hoje, é frustrante. Espero que amanhã possamos correr e ganhar alguma experiência e bons aprendizados, já que estamos em desvantagem.”

Lance Stroll, 22º: “Tem sido um fim de semana difícil até agora, com alguns problemas que nos impediram de completar as voltas necessárias. A equipe na garagem tem trabalhado muito, mas não houve tempo suficiente para reconstruir o carro antes da classificação. Não estamos onde gostaríamos de estar no momento, mas continuaremos nos esforçando e trabalhando para melhorar.”

Abertura da temporada 2026 da Fórmula 1, o GP da Austrália segue em disputa até o dia 8 de março. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP da Austrália de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR ANGMOZ
Corrida01:0003:0005:0006:00

*Horário de Brasília

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1

▶️ Hadjar festeja 3º lugar no grid e crava meta para GP da Austrália
▶️ Russell celebra 1-2 da Mercedes no grid e prevê “corrida animada” na Austrália
▶️ Alonso projeta luz no fim do túnel para Aston Martin após classificação na Austrália
▶️ FIA flexibiliza e apresenta novas diretrizes para punições e pilotagem na F1 2026
▶️ Mercedes toma dianteira em meio a incertezas sobre ordem de forças da F1 na Austrália
▶️ Newey revela que Aston Martin “não sabia” de reformulação no setor de motores da Honda