O sábado (22) em Zandvoort foi marcado por duas sessões competitivas: a corrida sprint e a classificação do GP dos Países Baixos. Na prova curta, a vitória ficou com George Russell, que acabou sendo superado por Lando Norris horas depois na definição do grid de largada. O atual campeão mundial cravou a pole e superou o inglês da Mercedes, que ficou em segundo, à frente do líder Andrea Kimi Antonelli.
Oscar Piastri fechou a segunda fileira do grid na quarta colocação, com a dupla da Ferrari compondo a terceira fila com Lewis Hamilton e Charles Leclerc em quinto e sexto, respectivamente. O frustrado Max Verstappen ficou somente em sétimo e vai largar ao lado de Liam Lawson, que substitui Isack Hadjar neste fim de semana na Red Bull.
A última fila do top-10 é composto por Gabriel Bortoleto, que ficou mais uma vez em nono, e Arvid Lindblad.

Confira as declarações dos pilotos:
Lando Norris, pole-position: Norris celebra pole nos Países Baixos e diz que acerto da McLaren “deu mais confiança”
George Russell, segundo: Russell aprova 2º lugar no grid dos Países Baixos e celebra: “Voltei a ser eu mesmo”
Andrea Kimi Antonelli, terceiro: Antonelli admite erro no Q3 dos Países Baixos: “Tinha boa chance de estar na pole”
Oscar Piastri, quarto: Piastri comemora McLaren “muito mais natural” nos Países Baixos: “Não corri atrás do rabo”
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton reclama de pneus apesar de melhora da Ferrari nos Países Baixos: “Uma loucura”

Charles Leclerc, sexto: Leclerc nega surpresa com 6º lugar em classificação dos Países Baixos: “Sempre ficamos atrás”
Max Verstappen, sétimo: Verstappen reforça críticas à F1 2026 após classificação nos Países Baixos: “Fácil andar no limite”
Liam Lawson, oitavo: Lawson comemora evolução com Red Bull em classificação dos Países Baixos: “Encaixei tudo”
Gabriel Bortoleto, nono: Bortoleto festeja novo Q3 após classificação “intensa” nos Países Baixos: “Cometi erros”
Arvid Lindblad, décimo: Lindblad relata dificuldades no Q3 e vê Racing Bulls “menos competitiva” nos Países Baixos

Pierre Gasly, 11º: “Foi ótimo marcar um ponto na corrida sprint, faz tempo que não pontuávamos. Conseguimos traduzir o bom ritmo de ontem em resultado na prova de hoje, o que foi muito positivo. A posição de pista certamente ajudou, então tentei administrar tudo e trazer o carro para casa. Fiquei satisfeito com o oitavo lugar, mas certamente fiquei menos feliz na classificação. Foi uma sessão conturbada para mim, sofremos mais do que ontem correndo com menos combustível. Não quero ser muito duro, porque mostramos bom ritmo para chegar no Q3, então vamos revisar e ver o que podemos fazer melhor na próxima. Ainda é cedo para avaliar as novas peças, estamos aprendendo a maximizar o pacote. Esperamos que seja uma briga apertada no pelotão intermediário e o foco está nos pilotos à frente. Queremos brigar para pontuar na corrida.”
Yuki Tsunoda, 12º: “Estou muito feliz com o resultado de hoje. É a primeira vez que estou de volta ao carro depois de oito meses, e aproveitei cada minuto. Durante toda a sessão, estive muito focado em mim mesmo e nos aspectos que poderia melhorar. Gostei muito do processo de encontrar o limite e entender onde posso forçar mais. Teria sido bom chegar ao Q3, mas a disputa ficou extremamente apertada no fim da classificação. Estamos muito perto da zona de pontuação para amanhã, então o objetivo é dar o máximo, aproveitar todas as oportunidades e curtir o máximo possível.”
Nico Hülkenberg, 13º: Hülkenberg avalia 13º lugar em classificação que “não foi das mais fáceis” nos Países Baixos
Franco Colapinto, 14º: “Consegui maximizar o carro na classificação, e a equipe fez um ótimo trabalho. Por mais que não tenha completado a última volta por causa do tráfego, foi uma sessão muito forte e ficamos muito próximos de Racing Bulls e Audi. Fizemos algumas pequenas alterações no carro após a corrida sprint e conseguimos melhorar a performance, o carro ficou melhor e mais consistente, então fiquei feliz por isso. Obviamente, ainda preciso esperar para ter as atualizações no meu carro, mas tirei o máximo do que tinha na classificação. Amanhã será complicado se tivermos pista seca, então uma chuva será bem-vinda, mas daremos o melhor de qualquer jeito.”
Esteban Ocon, 15º: Ficamos devendo um pouco para a Racing Bulls na sprint. Eles se afastaram de nós, e nos afastando da Williams também, então Ollie e eu estávamos um pouco em terra de ninguém. Dividimos a estratégia, então vai ser interessante escolher qual pneu é melhor para amanhã. Foi uma pena que a chuva só veio na última volta da classificação, pois teria sido divertido para quem estava assistindo. Não acho que poderíamos ter ido mais rápido, foram 0s3 para o carro à frente, fiz uma volta muito boa, bem otimizada, e não havia nada que pudéssemos ter feito melhor. Esse é o desempenho real. É difícil admitir, mas precisamos que as atualizações cheguem o mais rápido possível para que possamos lutar mais alto.”

Alexander Albon, 16º: “Estou satisfeito com a volta no Q2. fizemos algumas alterações que funcionaram entre a sprint e a classificação, o equilíbrio estava melhor, mas ainda temos dificuldades com a carga aerodinâmica pura. Acho que não extraí o máximo no Q1, mas definitivamente consegui isso no Q2, provavelmente foi a volta mais completa que fiz em muito tempo. Entramos em um ritmo melhor hoje e fomos mais consistentes. Então, pelo menos, deixamos uma Haas e as duas Aston Martin atrás para amanhã. Ainda precisamos entender por que nosso acerto inicial estava tão equivocado, pois é algo a partir do qual podemos evoluir. Com um acerto melhor, talvez consigamos também preservar melhor os pneus — isso será importante amanhã, já que o desgaste foi alto na sprint. Ultrapassar é mais difícil em Zandvoort, então espero algumas estratégias envolvendo os pneus durante a corrida e múltiplas paradas. Vamos ver o que o domingo nos reserva.”
Carlos Sainz, 17º: “Fins de semana sprint não deixam muito tempo para solucionar problemas, então usamos a corrida curta praticamente como um treino, testando coisas diferentes para melhorar o equilíbrio. Na classificação, o carro estava com uma sensação melhor, e as alterações que fizemos o deixaram mais confortável de pilotar. Minha volta foi boa, e ficamos de fora do Q2 por uma margem muito pequena. Amanhã, faremos o possível para acertar tudo e realizar uma corrida limpa, extraindo o máximo do carro e vendo aonde isso nos leva.”
Fernando Alonso, 18º: Alonso diz que estava “no limite” na classificação dos Países Baixos: “É o que temos”
Lance Stroll, 19º: “Sofremos com problemas similares aos de ontem. Precisamos melhorar a dirigibilidade e o equilíbrio do carro, esse tem de ser o foco. O ritmo de corrida parece estar melhor que o de voltas lançadas. Na classificação, precisamos forçar mais para atacar as voltas. Mas estamos progredindo, trabalhando duro e vamos seguir tentando dar mais um passo à frente.”
Oliver Bearman, 20º: “A sprint foi muito boa. Fiquei bastante satisfeito, os pneus responderam bem e o ritmo estava bom. Acredito que os problemas que estamos enfrentando ficam menos evidentes na corrida com esse tipo de pista, por isso fiquei muito mais contente com o equilíbrio nesta manhã. Estou realmente confuso agora, depois da classificação, porque a sensação era muito melhor e estava um pouco mais feliz com o carro em comparação com ontem e até mesmo com esta manhã. Senti que estava mais confiante, mas foi ainda mais difícil conseguir um bom tempo de volta. Tive mais dificuldade para extrair o desempenho do carro, então a situação é bem confusa. Ainda assim, faremos o melhor amanhã.”

Valtteri Bottas, 21º: “Na corrida sprint, esperávamos conseguir brigar com a Aston Martin, mas eles levaram vantagem. Vamos ver como estamos em termos de ritmo de corrida para amanhã, numa distância maior, mas esperamos conseguir desafiá-los, e até mesmo a Williams. Quanto à classificação, nunca é bom nos ver lá atrás, mas as diferenças não são enormes. Por isso, continuaremos trabalhando passo a passo para melhorar o carro e dar o melhor amanhã.”
Sergio Pérez, 22º: “Tivemos um problema hidráulico esta manhã, mas a equipe fez um ótimo trabalho para colocar o carro de volta na pista para a sprint, e conseguimos demonstrar um ritmo promissor. É uma pena que tenhamos perdido um pouco de competitividade devido às alterações que fizemos — sendo que, antes delas, conseguíamos extrair muito do carro. Teremos de ver o que podemos fazer amanhã, mas o ritmo que mostramos hoje nos deixa otimistas. Marcin ainda está no início da trajetória na equipe, mas ele traz muita experiência e uma liderança sólida. Por isso, estou confiante de que nos ajudará a avançar na direção certa ao longo das próximas etapas.”