O GP da China da Fórmula 1 tem uma nova marca importante na história da categoria. Neste sábado (14), Andrea Kimi Antonelli cravou a pole-position em Xangai e, de quebra, tornou-se o mais jovem piloto a sair na posição de honra do grid em todos os tempos.

Aos 19 anos, 6 meses e 18 dias, Antonelli desbancou marca que foi válida por 18 anos. Sebastian Vettel era quem o detinha desde o GP da Itália de 2008, quando largou na posição de honra aos 21 anos, 2 meses e 11 dias.

Bortoleto para na brita na classificação (Vídeo: Reprodução/F1 TV)

+ GP EXPERIENCE: o novo produto do GRANDE PRÊMIO conecta você aos maiores eventos de esporte a motor do mundo. Vá para Indianápolis com a gente: saiba aqui todos os detalhes.

Lewis Hamilton e Charles Leclerc trancaram a segunda fila para a Ferrari, seguidos pelas McLaren de Oscar Piastri Lando NorrisPierre GaslyMax Verstappen, Isack Hadjar e Oliver Bearman completaram o top-10.

Gabriel Bortoleto ficou somente com a 16ª colocação. Após virar o Q1 como melhor do resto, Gabriel não conseguiu ser rápido na primeira tentativa do Q2 e, na segunda, errou, rodou e chegou até a bater na barreira de proteção do lado posterior.

Kimi Antonelli é o pole mais jovem da F1 (Foto: Mercedes)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da China AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP da China de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Corrida04:0006:0008:0009:00

*Horário de Brasília

Saiba o que disseram os 22 pilotos do grid em Xangai:

Andrea Kimi Antonelli, pole: Antonelli diz que tentou “manter calma” para levar pole após problema de Russell na China

George Russell, segundo: Russell explica problema em classificação na China e vê 2º lugar como “limitação de danos”

Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton espera “desafio” atrás de Mercedes no GP da China: “Eles têm vantagem”

Charles Leclerc, quarto: Leclerc vê evolução na Ferrari e espera “tornar coisas difíceis” para Mercedes no GP da China

Oscar Piastri, quinto: Piastri aponta fraquezas do carro e reconhece McLaren “um pouco atrás” de rivais na China

George Russell teve problema no Q3 (Foto: Reprodução/F1)

Lando Norris, sexto: Norris avalia que McLaren “está onde merece estar” em disputa contra rivais na China

Pierre Gasly, sétimo: Gasly elogia motor Mercedes e se anima com ritmo “encorajador” da Alpine na China

Max Verstappen, oitavo: Verstappen dispara contra carro da Red Bull na China: “Impossível de pilotar”

Isack Hadjar, nono: Hadjar vê evolução da Red Bull na China, mas admite: “Queríamos estar mais à frente”

Oliver Bearman, décimo: Bearman celebra “bom ritmo” da Haas na classificação e sonha com top-10 na China

Nico Hülkenberg, 11º: Hülkenberg almeja “evitar erros” para somar pontos na China: “Aproveitar oportunidades”

Max Verstappen sai na quarta fila em Xangai (Foto: Red Bull Content Pool)

Franco Colapinto, 12º: “Comparado com ontem e com o início do dia na sprint, estou muito mais otimista com o carro e com o resultado da classificação. Não conseguimos fazer muitas alterações durante a noite devido ao parque fechado e tivemos dificuldades com alguns toques nos pneus e granulação. Mas não desistimos, trabalhamos duro como equipe e conseguimos reverter a situação à tarde. Havia muitas coisas que não entendíamos no carro ontem, e o trabalho que fizemos à noite com os engenheiros e também com o Pierre [Gasly] resultou em um desempenho melhor hoje. Fizemos muitas alterações no carro e sabemos onde ainda precisamos melhorar. Quando você está tão perto de entrar no Q3, ainda fica um pouco decepcionado. Tive alguns toques nos pneus na saída da última curva e travei os pneus em alguns pontos, então o tempo estava definitivamente lá. Estamos perto da zona de pontuação, então vamos torcer por uma boa largada e tudo está em aberto amanhã”.

Esteban Ocon, 13º: “No geral, foi uma corrida sprint bastante positiva. Ganhamos posições na pista, o que foi ótimo, pois perdemos para o Max com uma estratégia diferente que ele adotou durante o safety-car. Acho que meus pneus se degradaram bem menos do que os de alguns outros, mas foi a posição de largada que realmente não nos favoreceu. Na classificação, tivemos uma bandeira amarela na última volta, então infelizmente não conseguimos melhorar muito, e isso nos prejudicou bastante. Estava na frente na última volta antes das bandeiras amarelas, então estava longe do ideal. Há muito mais para se explorar no carro, mas espero que possamos recuperar posições como fizemos na corrida sprint, então vamos ver o que o amanhã nos reserva”.

Liam Lawson, 14º: “A corrida sprint desta manhã correu muito bem. Tínhamos uma posição forte na pista no final, então, quando o safety-car entrou, não queríamos perder essa vantagem. Foi uma estratégia ousada, mas funcionou bem e conseguimos somar alguns pontos. A classificação foi um pouco confusa e tivemos dificuldades para encaixar uma boa volta na sessão. No entanto, estávamos numa volta muito boa no final e tudo parecia estar a correr bem antes das bandeiras amarelas duplas nos obrigarem a abortar na última curva, o que foi uma pena. A gestão dos pneus e da energia será crucial amanhã. Vai ser difícil, por isso precisamos de uma estratégia de corrida sólida, na qual vamos trabalhar esta noite”.

Arvid Lindblad, 15º: “Senti-me muito bem no carro durante a classificação. Cometi erros em algumas voltas, mas na minha última volta, estava três décimos à frente. Não sei se teria passado para o Q3, mas estava melhorando, então foi uma pena as bandeiras amarelas na última curva. No geral, perdemos algumas voltas entre o TL1 de ontem e a corrida sprint desta manhã, mas é a situação em que nos encontramos e não podemos recuperar, então temos que tirar o máximo proveito disso. Acho que será uma corrida interessante amanhã e será importante acertar a gestão dos pneus e a estratégia. Faremos o nosso melhor e veremos se conseguimos alguns pontos”.

Gabriel Bortoleto, 16º: Bortoleto explica batida com “sensível” Audi em classificação na China: “Tentei o que dava”

Carlos Sainz, 17º: “Estou muito feliz com a minha volta de hoje. Fizemos um progresso significativo neste fim de semana e conseguimos otimizar o carro para esta sessão. Ainda sinto que preciso de mais quilometragem para extrair o máximo desempenho, mas vou aproveitar os pontos positivos, já que maximizamos tudo o que podíamos hoje. Estamos muito longe de onde queremos chegar e amanhã ainda será uma corrida desafiadora, mas é mais uma oportunidade de aprendizado enquanto tentamos extrair o máximo deste conjunto e continuar a melhorar”.

Fernando Alonso falou dos problemas da Aston Martin na China (Foto: Pirelli)

Alexander Albon, 18º: “Infelizmente, não conseguimos resolver nossos principais problemas e o carro não reagiu como deveria na sprint e na classificação de hoje. Fizemos muitas alterações de acerto neste fim de semana, testando e experimentando várias coisas, mas ainda não encontramos o ponto ideal. Achávamos que esta pista exporia nossas fraquezas mais do que Melbourne, e continua sendo uma curva de aprendizado para nós, mas estamos dando tudo de nós como equipe. Teremos uma longa reunião técnica hoje à noite para discutir nossas opções de balanceamento para amanhã e o que podemos fazer para maximizar nosso desempenho no dia da corrida”.

Fernando Alonso, 19º: Alonso define “meta realista” para Aston Martin no GP da China

Valtteri Bottas, 20º: “Minha primeira sessão de classificação sem erros, o que é sempre uma sensação positiva. Senti que as duas últimas voltas foram muito limpas e consegui extrair o máximo do nosso conjunto. Nos classificamos à frente de uma Aston Martin, e [Fernando] Alonso ficou apenas dois décimos à frente. Ainda há trabalho a ser feito como equipe em termos de confiabilidade e desempenho. Tentaremos aproveitar todo o aprendizado da sprint de hoje para a corrida de amanhã, com o objetivo de terminar com os dois carros pela primeira vez”.

Lance Stroll, 21º: “A sessão de hoje foi desafiadora para mim. Tive dificuldades com o equilíbrio, sofrendo com subviragem e travamento das rodas traseiras, o que torna o carro imprevisível. Precisamos analisar os dados para ver onde podemos melhorar. Estamos aprendendo a cada volta e precisamos continuar acumulando quilometragem e aprofundando nosso conhecimento sobre este carro para superar alguns dos desafios que enfrentamos”.

Sergio Pérez, 22º: “Hoje, conseguimos obter mais informações e aprendemos muito na sprint para o GP. Infelizmente, a classificação foi prejudicada pois chegamos atrasados, perdemos uma volta e um problema de posicionamento nos custou muito tempo. Acho que tínhamos muito mais potencial. Ainda é cedo para a equipe, estamos aprendendo a cada dia e esperamos que amanhã possamos fazer uma boa corrida com as outras equipes e levar os dois carros até o final”.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV