A classificação sprint da Fórmula 1 no GP do Catar prometia uma briga tripla pela pole, envolvendo Oscar Piastri, Max Verstappen e Lando Norris, mas só o primeiro entre os três acertou de verdade a volta final do SQ3. Enquanto o tetracampeão sofreu com os quiques e o britânico cometeu um erro, o australiano voou para marcar 1min20s055 e desbancar um surpreendente George Russell, que ocupava a primeira colocação nos últimos instantes. A distância entre os dois ficou em meros 0s032.
Norris precisou se contentar com o terceiro lugar após o erro na tentativa final, enquanto Fernando Alonso aproveitou belo dia da Aston Martin — que estreou Adrian Newey como chefe — para ser quarto. Yuki Tsunoda chocou o mundo e ficou à frente de Max Verstappen pela primeira vez, em quinto, seguido de perto pelo próprio tetracampeão.
A sétima colocação foi de Andrea Kimi Antonelli, que só escapou do SQ2 devido a uma volta deletada de Isack Hadjar, enquanto Carlos Sainz levou a Williams ao oitavo posto. Por fim, Charles Leclerc e Alexander Albon completaram o top-10 no grid de largada da sprint.

Declarações dos pilotos da F1 no Catar
Oscar Piastri, primeiro: “Bom estar de volta”: Piastri festeja pole em sprint do Catar e elogia ritmo da McLaren
George Russell, segundo: Russell celebra 2º no grid da sprint do Catar: “Últimas classificações não foram boas”
Lando Norris, terceiro: Norris assume erro que custou pole da sprint no Catar: “Não consegui juntar tudo”
Fernando Alonso, quarto: Alonso atribui 4º lugar no grid da sprint do Catar à experiência: “Sei extrair o máximo”
Yuki Tsunoda, quinto: Tsunoda celebra classificação “bem tranquila” da sprint do Catar: “Estou mais confiante”
Max Verstappen, sexto: Verstappen reclama de carro da Red Bull e diz que “vai tentar sobreviver” em sprint do Catar
Andrea Kimi Antonelli, sétimo: Antonelli admite falha na classificação sprint do Catar: “Fiquei sempre um passo atrás”
Carlos Sainz, oitavo: Sainz festeja ritmo da Williams na classificação sprint do Catar: “Mais rápido que o esperado”
Charles Leclerc, nono: Leclerc diz que Ferrari “poderia ter feito melhor” na classificação sprint do Catar
Alexander Albon, décimo: Albon critica Williams por “execução ruim” no SQ3 do Catar: “Foi uma bagunça”

Isack Hadjar, 11º: “Foi uma classificação da sprint frustrante. Eu estava fazendo uma boa volta, mas acabei excedendo os limites de pista na curva 8, o que é uma pena, já que o carro tem sido bem rápido hoje desde o TL1. Olhando para a sprint de amanhã, espero que seja meio que um ‘trem de DRS’, e portanto será difícil recuperar terreno e marcar pontos. Vamos levar os pontos positivos de hoje para a classificação principal.”
Oliver Bearman, 12º: “Acho que o desgaste de pneus está um pouco menor do que nos últimos anos. Conforme a pista envelhece, fica mais áspera e, esse ano, com os pneus que temos, é mais fácil de fazer o aquecimento. Infelizmente, fiquei atrás de um piloto que ficava saindo da pista na minha última volta, então peguei muita brita no traçado — o que é um problema nesse circuito. Muitos de nós dissemos que colocar brita naquela curva não é a melhor forma de resolver os problemas, porque elas se espalham por todos os lados, danificando pneus e arruinando voltas. Também peguei tráfego no terceiro setor, então, foi a tempestade perfeita. Acho que será bem difícil ultrapassar nessa pista, já que só há uma zona de DRS — e curta. O objetivo será aprender o máximo possível antes da classificação. Sinto que temos um carro mais rápido do que mostramos, então, fico feliz com isso. Estou apenas decepcionado com essa classificação.”
Gabriel Bortoleto, 13º: Bortoleto cita falta de aderência e lamenta queda no SQ2 no Catar: “Fiquei tão perto”
Nico Hülkenberg, 14º: Hülkenberg minimiza escapada na classificação sprint do Catar: “Custou só 1 posição”
Esteban Ocon, 15º: “Foi uma sessão difícil, realmente. Não conseguimos fazer o carro dar as voltas na pista corretamente, é muito difícil para nós nos trechos de alta velocidade. Há instabilidade, e temos subesterço nas curvas lentas. Isso deixa as coisas complicadas, já que não podemos adicionar asa dianteira nesse momento. Então, sofremos nos dois tipos de curva, e é aí que estava o tempo de volta, infelizmente. Fizemos muitas mudanças entre as atividades de hoje, o que melhorou as coisas. Mas, no geral, ainda há coisas que podemos fazer melhor.”
Lance Stroll, 16º: “Não consegui conectar as voltas hoje. No fim do SQ1, encontrei tráfego na curva 1, as coisas ficaram bagunçadas e perdi a chance de passar para o SQ2. Largar em 16º na corrida sprint vai ser difícil, mas veremos o que podemos fazer.”
Liam Lawson, 17º: “Hoje tivemos muitas dificuldades com o equilíbrio do carro. Depois do TL1, tivemos de dar um passo bastante grande e acabamos comprometendo a volta. Está difícil com o quão apertado tudo está no momento, e eu gostaria de ter tido mais uma volta, mas infelizmente não foi o caso. Será um aprendizado para a sprint e a classificação de amanhã, e vamos tentar avançar o máximo possível.”
Lewis Hamilton, 18º: Hamilton vê carro “difícil como sempre” e choca ao indicar ponto positivo no Catar
Pierre Gasly, 19º: “Foi uma classificação da sprint difícil para nós hoje e um resultado final decepcionante. Na minha última volta na SQ1, tive problemas logo no começo na curva 1, com os pneus frios e sem aderência no início da volta, o que nos fez perder muito tempo. Depois disso, os pneus começaram a esquentar e os setores 2 e 3 foram muito melhores, mas o dano já estava feito no início da volta. Teria sido difícil chegar ao SQ2. Talvez hoje não tenhamos sido rápidos o suficiente, mas ao menos temos algo do qual aprender e, com sorte, poderemos melhorar para a classificação de amanhã.”
Franco Colapinto, 20º: Colapinto cita dano “comprometedor” na Alpine, mas faz autocrítica: “Não estou feliz”
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Catar AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Lusail para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.
GP do Catar de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida sprint | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Classificação | 15:00 | 17:00 | 19:00 | 20:00 |
| Corrida | 13:00 | 15:00 | 17:00 | 18:00 |
*Horário de Brasília