Desde a chegada de Laurent Mekies ao comando da Red Bull, no GP da Bélgica, a equipe não tem procurado os holofotes como antes. O francês voltou a reforçar a abordagem para a temporada 2026 da Fórmula 1, dizendo que vão focar mais nas corridas e evitar distrações.
Se há quatro anos Toto Wolff e Christian Horner trocavam farpas ao longo de 2021, a situação neste ano foi bastante diferente: Mekies e Zak Brown, CEO da McLaren, estiveram juntos na coletiva do GP de Abu Dhabi e em um clima bastante amigável.
A diferença das abordagens de Horner e Laurent é notável. O primeiro chegou a insinuar diversas vezes que a McLaren se beneficiava das asas flexíveis e de usarem injeção de água para resfriarem os pneus — Brown respondeu a provocação bebendo água em uma garrafa especial. O atual chefe, por outro lado, opta por respeitar mais os adversários.
“Não sei se diria que a Red Bull estava no limite [das provocações] antes ou não. Acho que tivemos uma disputa muito acirrada, mas foi justa e limpa. É assim que queremos correr. Levamos tudo ao limite, mas certamente respeitamos a concorrência”, afirmou Mekies.

“Quando se trata de justiça esportiva e respeito pelos rivais, acreditamos que podemos fazer as duas coisas: estar no limite e respeitar a competição. O esporte é uma batalha entre gigantes, e nos sentimos muito fortes nessa luta, respeitando nossos concorrentes”, ressaltou.
Para o francês, a mudança de abordagem não se trata apenas dos rivais, mas também afeta a equipe internamente. O objetivo principal é ter menos distração e barulho que antes — algo que era muito habitual com Horner no comando. Inclusive, a ideia de desistir de tirar as fitas que auxiliavam Lando Norris no grid das corridas também foi ideia de Laurent, que evitou levar crédito.
“Deixe-me explicar melhor: é um ambiente incrivelmente competitivo e acreditamos que, para ser competitivo aqui, você também precisa gostar do que faz. Trabalhamos duro, e também nos divertimos muito, esse é o espírito da Red Bull”, salientou.
“Tudo o que fizemos foi garantir que nós, como grupo, pudéssemos nos concentrar exclusivamente nas corridas e não nos distrairmos com o barulho ao nosso redor. E fazer o que realmente amamos, que é tentar preparar esses carros para que sejam mais rápidos na pista. É isso, na verdade. Concentrar-nos no nosso trabalho, esforçar-nos mais do que qualquer um e tentar aproveitar o processo”, completou.

F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ “Nunca estou confiante”: Mercedes foge de pressão e divaga sobre força para 2026
▶️ Marko diz que Verstappen seria penta da F1 se Horner tivesse sido demitido mais cedo
▶️ Da disputa até o último GP às desastrosas ‘regras papaias’: os prós e contras da F1 2025
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2