A Haas confirmou as expectativas e anunciou, na manhã desta quarta-feira (30), que Esteban Ocon não seguirá com a equipe na temporada 2027 da Fórmula 1. O fim do acordo abre espaço para a chegada de um novo piloto ao grid. Entre os nomes mais cotados, além do brasileiro Rafael Câmara, estão Leonardo Fornaroli e Ryō Hirakawa.

Depois de deixar a Alpine, Ocon se juntou à Haas em 2025 para liderar o projeto da equipe. O francês, no entanto, não assumiu o papel esperado e, logo no primeiro ano, foi superado pelo novato Oliver Bearman na disputa interna. Em 2026, Esteban continua tendo dificuldades para desempenhar e marcou apenas sete dos 27 conquistados pela equipe após 15 etapas.

“Gostaria de agradecer Esteban por toda a contribuição dele com a equipe desde que chegou, em 2025”, disse Komatsu. “O profissionalismo e o comprometimento dele se mostraram valiosos em um momento em que seguimos a crescer como organização”, seguiu.

“Juntos, encaramos um desafio neste ano com uma grande mudança de regulamento, onde a experiência de pilotagem e as contribuições de Esteban foram significativas no trabalho duro de desenvolvimento do VF-26 ao longo da temporada”, apontou. “Ainda temos muitas corridas pela frente, e o nosso foco segue em trabalharmos juntos para maximizar cada oportunidade até o final do ano”, concluiu o dirigente.

Em meio às dificuldades para acompanhar o ritmo de Bearman, a posição de Ocon ficou ameaçada. Além de Hirakawa, que corre no WEC pela Toyota, fabricante que tem uma parceria técnica com a Haas, Leonardo Fornaroli, campeão da F2 no ano passado, e Rafael Câmara, membro da Academia da Ferrari e que lidera a F2 em 2026, surgiram como candidatos à vaga.

O nome do brasileiro, no entanto, ganhou força nos últimos dias. Além do título no ano de estreia na F3 e da briga pelo campeonato, também no ano de debute, na F2, Câmara conta com o auxílio da Ferrari, que é fornecedora de motores da Haas. O brasileiro também recebeu o apoio de Gene Haas, chefe da equipe americana.

F1 2026, AZERBAIJÃO, TREINOS LIVRES, HAAS, ESTEBAN OCON
Esteban Ocon ainda não sabe onde vai correr em 2027 (Foto: Alexander Seregin, ASPPA Images Europe)

“Minha trajetória na Haas chegará ao fim ao término da temporada de 2026. Deixo este projeto de cabeça erguida e orgulhoso do meu desempenho, mesmo em circunstâncias que nem sempre foram as mais fáceis, devido a diversos motivos e fatores fora do meu controle”, escreveu Ocon nas redes sociais.

“Meu foco imediato está no próximo fim de semana de corrida. Continuarei trabalhando duro com a equipe, aproveitando ao máximo cada oportunidade e extraindo todo o potencial do carro. Ainda restam muitas corridas nesta temporada e, como sempre, darei o meu máximo ao volante, por mim e pela minha equipe. Continuo motivado. Continuo com fome de vitória. Este não é, de forma alguma, o fim da minha carreira na Fórmula 1”, finalizou Ocon.

A Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 2 a 4 de outubro, na Malásia, que recebe o GP do Bahrein. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Sepang AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP do Bahrein na Malásia de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Sexta (2)

Sábado (3)

Domingo (4)

Horários em Cabo Verde

Sexta (2)

Sábado (3)

Domingo (4)

Horários em Portugal e Angola

Sexta (2)

Sábado (3)

Domingo (4)