Últimas Notícias
Categorias Motociclismo
Categorias Endurance
Categorias Turismo
Outras Categorias
Haas justifica dispensa de Magnussen e diz que precisa “de piloto consistente” para 2025
F1

Haas justifica dispensa de Magnussen e diz que precisa “de piloto consistente” para 2025

A Haas valorizou o desempenho de Kevin Magnussen em 2024, mas disse que precisa de um piloto ainda mais consistente para formar dupla com Oliver Bearman em 2025

Bernardo Castro

Publicado em

Kevin Magnussen é o piloto que fez mais corridas junto da Haas na Fórmula 1, mas o dinamarquês e a equipe vão seguir caminhos opostos a partir de 2025. Após confirmar a saída do #20 na última quinta-feira (18), o chefe Ayao Komatsu explicou o motivo por trás da decisão. Segundo o dirigente, o time precisa de um piloto consistente para formar dupla com Oliver Bearman no ano que vem.

Magnussen se juntou à Haas em 2017 e permaneceu por lá até o fim de 2020. Após se ausentar em 2021, o piloto retornou ao posto de titular em 2022, onde permanecerá até o fim de 2024. Ao longo de todos esses anos, o dinamarquês conseguiu resultados interessantes, com o destaque para os inúmeros quinto e sexto lugares obtidos ao longo de 2018 e o quinto lugar no GP do Bahrein de 2022, quando o regulamento do efeito-solo voltou a vigorar na categoria.

Sabendo das qualidades do piloto, Ayao Komatsu disse ter enfrentado um verdadeiro dilema quanto à decisão de dispensá-lo. Embora considere que a diferença de entre Nico Hülkenberg e Magnussen não seja muito grande, o chefe da Haas disse que a equipe precisa de um nome com uma consistência mais parecida com a do alemão.

“Já trabalhei muitas temporadas com ele, então não foi fácil, mas acho que essa é a responsabilidade da minha posição. Se você olhar para Nico [Hülkenberg] e Kevin, em termos de dar uma referência consistente, preciso de alguém mais próximo da consistência de Nico. Mas a diferença entre eles é pequena. Os resultados fazem com que pareça um número muito diferente, e o número de pontos marcados faz parecer ainda mais discrepante, mas o fator determinante não é enorme. Então não foi fácil decidir”, apontou Komatsu.

O chefe da Haas disse que dispensar Magnussen foi uma decisão difícil (Foto: Haas)

“Mas faz parte do meu trabalho. Precisava tentar tomar uma decisão profissional e que fosse o melhor para a equipe. Era o que Gene queria que eu fizesse. Então, no final, continuei me perguntando: ‘Essa é uma decisão profissional? Estou fazendo a coisa certa para o time?’. Precisava colocar o potencial, os resultados e o crescimento do time em primeiro lugar, e estou confortável com o caminho que segui. Se está certo ou não, isso é para ser julgado depois”, finalizou o chefe da Haas.

Kevin Magnussen é o 16º colocado no Mundial de Pilotos com cinco pontos. Hülkenberg é o 11º com 22 tentos. No Mundial de Construtores, a Haas é a sétima colocada com 27 pontos no total.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Hungria de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (19), a segunda sessão será ao meio-dia (de Brasília, GMT-3). No sábado (20), às 7h30, acontece o TL3, ao passo que a classificação será às 11h. Por fim, no domingo (21), os pilotos disputam a corrida em Budapeste a partir das 10h.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉMNewey incomoda Ferrari com pedida alta e esfria negociação para F1 2025