George Russell deixou para trás parte da pressão que carregava antes do início da segunda metade da temporada 2026 da Fórmula 1 após a Mercedes identificar a origem das dificuldades enfrentadas nas últimas etapas. O britânico descobriu que a perda de velocidade nas retas não estava relacionada ao estilo de pilotagem, mas a um problema na unidade de potência do carro.
Russell enfrentou dificuldades de velocidade em reta nos GPs da Grã-Bretanha e da Bélgica, inicialmente associadas ao próprio estilo de pilotagem. Inclusive, o britânico chegou a trabalhar em mudanças na maneira de conduzir o carro para tentar extrair mais desempenho da unidade de potência. Antes do GP da Hungria, porém, a Mercedes constatou que a origem do problema estava no próprio carro.
Em entrevista a jornalistas, Russell destacou o alívio por finalmente ter uma explicação para as dificuldades que estava sofrendo e revelou que parte do trabalho realizado nas etapas anteriores acabou sendo desnecessário.
“Estou aliviado. Porém, enquanto pilotava em Silverstone no treino livre e em Spa durante a classificação, pensava em como precisava pilotar para fazer a unidade de potência render nas retas. Os dados nos indicavam que essa era provavelmente a razão [pela qual eu estava com dificuldades], mas acabou não sendo o motivo real.”

A descoberta também mostrou que Russell havia tentado adaptar a pilotagem para solucionar um problema que não estava relacionado ao seu estilo. O britânico explicou que passou três sessões trabalhando em uma nova técnica antes de a Mercedes identificar a verdadeira causa da perda de desempenho.
“Então, todo aquele esforço ao longo de três sessões, tentando reajustar minha pilotagem em torno de uma nova técnica, acabou sendo em vão. Focando nas coisas simples, sei que é quando tenho melhor desempenho; mas não estamos em um esporte simples, então dizer ‘vamos focar apenas no básico’ é, às vezes, mais fácil falar do que fazer.”
A Fórmula 1 volta neste final de semana, de 21 a 23 de agosto, no GP dos Países Baixos, 12º da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Zandvoort AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura completa, o GRANDE PRÊMIO estará in loco com o repórter Leonid Kliuev.
GP dos Países Baixos de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
Horários no Brasil*
- Treino livre 1: 07:30
- Classificação sprint: 11:30
- Corrida sprint: 07:00
- Classificação: 11:00
- Corrida: 10:00
Horários em Cabo Verde
- Treino livre 1: 09:30
- Classificação sprint: 13:30
- Corrida sprint: 09:00
- Classificação: 13:00
- Corrida: 12:00