A Williams é uma das muitas equipes que entra no recesso de verão da Fórmula 1 mais focada em 2026 do que na temporada atual. Isso porque o ano que vem promete introduzir as maiores mudanças técnicas da última década do esporte com o novo regulamento. James Vowles, então, já especula o que pode acontecer com o grid, mas descarta um domínio à la Mercedes em 2014. 

No ano passado, o chefe da Williams já havia pontuado que não esperava uma diferença muito grande entre os motores, apesar da Mercedes, fornecedora da equipe britânica, despontar como uma das mais fortes para 2026. Agora, voltou a reforçar esse discurso e ainda exaltou a importância da aerodinâmica. 

Para Vowles, será possível tirar até 0s5 de diferença apenas no design do chassi. Vale destacar também que o ano que vem representa o fim do DRS e do efeito solo, apresentando, então, um desafio diferente para as equipes também em termos de aerodinâmica. 

“Não acho que teremos as diferenças que vimos em 2014 com as unidades de potência, para ser totalmente claro. Não acho que chegará nem perto daquilo”, palpitou Vowles, que foi peça-chave da Mercedes no começo da era híbrida na década passada. 

James Vowles não espera ver uma repetição de 2014 em 2026 (Foto: Forix)

“Acredito que, até cerca de três anos atrás, as unidades de potência provavelmente foram o fator dominante na maioria dos campeonatos — esse seria um segundo ponto que eu destacaria. Mas, respondendo se o chassi pode representar até 0s5 de diferença. Sim, essa é a resposta. É o que estamos vendo no momento”, garantiu. 

“Ainda há muito potencial a ser explorado nessa área. Onde isso vai nos levar, ainda não sei. Estamos apenas tentando fazer o melhor para chegar lá”, encerrou o chefe da Williams. 

Nesta temporada, a Williams despontou como a quinta força do grid e atualmente fecha o top-5 do Mundial de Construtores, com 70 pontos somados. Alexander Albon tem 54 destes tentos e está em oitavo ente os Pilotos, enquanto Carlos Sainz tem 16 e está apenas em 16º.

Fórmula 1 volta às pistas apenas após o recesso de verão, entre os dias 29 e 31 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

ANÁLISES:
▶️ F1 vive fase morna por domínio insosso da McLaren. Hamilton agoniza e Bortoleto reluz
▶️ Piastri esbanja consistência com McLaren e prova que F1 pode ter campeão digno em 2025
▶️ Gasly é oásis de competência para Alpine em situação de barril. E merece mais na F1
▶️ Colapinto inocenta Doohan, mas solução para Alpine passa longe do segundo cockpit
▶️ Ferrari tropeça nas próprias pernas ao fazer firula com carro de 2025 e volta a 2021