Alex Dunne saiu do carro visivelmente abatido pela punição que resultou na perda da vitória na corrida 3 no Azerbaijão, mas ainda conseguiu encontrar algo de positivo para se apegar na rodada da Fórmula 2 em Baku. De acordo com o irlandês, o fim de semana o colocou de vez na briga pelo título e, por isso, pretende manter a boa forma para tentar virar o jogo sobre Rafael Câmara e Nikola Tsolov.

Depois de uma temporada em que mostrou velocidade no ano passado, Dunne chegou a 2026 cercado de expectativas. O início da campanha, no entanto, foi um pouco apagado e, embora tenha encontrado mais consistência no meio do caminho, foi ofuscado pela disputa entre Câmara, Tsolov e Gabriele Minì.

Porém, o irlandês cresceu nas últimas etapas e, principalmente nas duas primeiras corridas do Azerbaijão, conseguiu descontar bons pontos em relação ao líder e venceu pela primeira vez no ano. Após a corrida 2, a desvantagem em relação ao líder do campeonato era de apenas oito pontos. Embora a diferença tenha subido para 18 pontos após ser punido e perder a vitória na corrida 3, Dunne acredita que entrou de vez na briga pelo título.

“Com certeza estamos na disputa, mas não vou mudar meu foco para o campeonato. Três ou quatro corridas atrás, desliguei totalmente da ideia de ganhar o campeonato. E agora passei toda a rodada apenas concentrado em obter um bom resultado para conquistar a primeira vitória do ano, e estou muito feliz por isso”, disse Dunne.

Nikola Tsolov, Rafael Câmara e Alex Dunne brigam pelo título da F2 (Foto: F2)

“Depois da corrida 2, quando estava conversando com meu pai, não conseguia acreditar que estava a apenas oito pontos da liderança. Não conseguia acreditar que tínhamos reduzido a diferença de 60 pontos em apenas dois fins de semana”, explicou o titular da Rodin.

O que mais chama a atenção na campanha de Dunne é o desempenho nas classificações: ele não esteve no top-3 em apenas duas oportunidades. Uma delas foi em Miami, quando foi quarto, e a outra na Hungria, em que foi 17º. Caso a F2 dê continuidade à disputa no Catar e em Abu Dhabi, Alex espera manter a boa forma para largar em uma posição competitiva e marcar bons pontos.

“Então, para mim, o foco continua sendo ter o maior número possível de fins de semana fortes. Também gostaria muito de tentar manter o bom desempenho nas classificações. Isso tem sido realmente impressionante para mim e para a equipe durante todo o ano. Se conseguirmos manter esse ritmo, ficarei muito feliz, e depois veremos onde vamos parar.”

A Fórmula 2 planeja voltar às pistas entre 27 e 29 de novembro, com a etapa no Catar. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa da temporada.

F2 hoje: perguntas frequentes

Rafael Câmara já é campeão da Fórmula 2 2026?

Não. Câmara lidera com 207 pontos, mas Catar e Abu Dhabi continuam oficialmente no calendário. Ele será campeão se Baku for confirmado como a última etapa.

Como está a classificação da F2 após Baku?

Câmara lidera com 207 pontos, seguido por Nikola Tsolov, com 200, e Alexander Dunne, com 189.

Quando será a próxima corrida da Fórmula 2?

O calendário oficial prevê a próxima rodada em Lusail, no Catar, de 27 a 29 de novembro, mas a realização da etapa ainda depende da situação de segurança no Oriente Médio.