Max Verstappen encerrou a sexta-feira (2) com o melhor tempo dos treinos livres do GP da Malásia, realizado em Sepang. O neerlandês cravou 1min37s520 ainda no TL1 e foi 0s008 mais rápido que Charles Leclerc, que liderou o TL2.
A Red Bull tem sido apontada por alguns pilotos como a principal força da 16ª etapa da F1 2026, o que é corroborado pela marca de Isack Hadjar, que fez 1min37s627 — a terceira melhor do dia, rendendo o segundo lugar para o francês no TL2. Atrás do #6, Lando Norris e Lewis Hamilton registraram 1min37s665 e 1min37s833, ficando em terceiro e quinto, respectivamente, na sessão que fechou a sexta-feira em Sepang.
Gabriel Bortoleto enfrentou problemas com a Audi e precisou parar o carro na pista no fim do treino livre 2, após relatar falhas no câmbio. Por outro lado, o brasileiro analisou como “interessante” o dia em que fechou como o 12º mais rápido, imediatamente à frente de Nico Hülkenberg.
Confira as declarações dos pilotos — na ordem dos tempos do dia:
Max Verstappen, primeiro: Verstappen assume que “é difícil analisar progresso” da Red Bull em treinos na Malásia
Charles Leclerc, segundo: Leclerc minimiza liderança no TL2 em Sepang e alerta para Red Bull e Mercedes
Isack Hadjar, terceiro: Um excelente começo de fim de semana em termos de competitividade. A pista é muito desafiadora e as condições são difíceis, então sinto que ainda há muito tempo de volta a encontrar. Ainda não estou completamente satisfeito com o equilíbrio do carro, mas estou superfeliz com a nossa competitividade geral. Amanhã, acho que a classificação será muito curta e intensa, com apenas algumas voltas disponíveis com os pneus, mas estou ansioso por isso. Temos um bom carro este fim de semana e que podemos brigar na frente.”

Lando Norris, quarto: Norris lamenta dificuldades da McLaren e vê “bastante coisa para resolver” em Sepang
Lewis Hamilton, quinto: Hamilton explica trabalho da Ferrari em Sepang e mostra otimismo: “Não estamos muito longe”
Oscar Piastri, sexto: Piastri vê disputa apertada, mas reconhece McLaren “um passinho atrás” na Malásia
George Russell, sétimo: Russell culpa desgaste de pneus por falta de ritmo de atualizações da Mercedes em Sepang
Andrea Kimi Antonelli, oitavo: Antonelli elege Red Bull como “a mais rápida” na Malásia e espera evolução da Mercedes

Liam Lawson, nono: “Tem sido um dia bastante positivo aqui no GP do Bahrein. A pista é divertida de pilotar, mas muito dura com os pneus, principalmente pelo fato de não ter sido recapeada há alguns anos. Também está extremamente quente aqui na Malásia, o que é fisicamente desgastante. No entanto, nosso treino e preparação devem nos colocar em uma posição forte para a classificação de amanhã, onde a gestão dos pneus será fundamental.”
Pierre Gasly, décimo: “É bom estar de volta à Malásia, e isso sempre me traz boas lembranças por ter feito minha estreia nesta pista em 2017. Nove anos depois, estamos de volta, e é seguro dizer que não muita coisa mudou, com a pista agradável de pilotar e as condições muito quentes e muito úmidas, o que traz seus desafios dentro do carro. Diria que tem sido uma sexta-feira razoável para nós, estando na briga dentro do top 10 na tabela de tempos. A pista estava com baixa aderência, como esperado, e fica claro que vai ser difícil para os pneus. Nosso carro está em um bom lugar, e apenas fomos construindo as coisas ao longo do dia, testando ideias diferentes tanto com muito quanto com pouco combustível, como é normal em uma sexta-feira, com alguns ajustes e melhorias a fazer. Estamos bem preparados e ansiosos para encarar o resto do fim de semana.”
Arvid Lindblad, 11º: “Tivemos boas sessões de treinos hoje. Esta pista é bem diferente das outras em que estivemos recentemente, embora, curiosamente, seja bastante semelhante ao Bahrein. Olhando para amanhã, a pressão diminui um pouco, o que significa que posso ir lá para fora e me divertir um pouco. Até agora, estou realmente gostando desta pista porque há muitas oportunidades por aqui, e a chuva pode ser muito imprevisível. A degradação dos pneus também será um grande ponto de discussão, então veremos o que acontece, já que provavelmente haverá uma mistura de estratégias enquanto todas as equipes continuam coletando dados.”
Gabriel Bortoleto, 12º: Bortoleto vê “dia interessante” na Malásia e vibra apesar de problema: “Não perdemos tempo”

Nico Hülkenberg, 13º: “Voltar a Sepang depois de tantos anos significou que havia muito o que aprender novamente, e o calor com certeza acrescentou um desafio a mais. Cumprimos o programa e reunimos muitas informações, mas ainda há algumas áreas que precisamos entender um pouco melhor. Vamos analisar tudo durante a noite e ver onde podemos encontrar um pouco mais de aderência e equilíbrio.”
Esteban Ocon, 14º: “Foi um dia positivo. Primeiramente, é uma pista incrível de pilotar de novo. Eu me lembrava dela como fantástica antigamente, mas voltar a pilotar nela é pura diversão a cada volta. Me diverti hoje, o dia foi produtivo e melhoramos do TL1 para o TL2. Embora ainda tenhamos trabalho a fazer esta noite, estamos em uma boa situação com o carro, e ele está rendendo como deveria. Portanto, foi um dia proveitoso e precisamos continuar assim.”
Fernando Alonso, 15º: “Ainda não tivemos tempo de analisar nada com profundidade, pois acabamos de sair do carro. Precisamos trabalhar para encontrar mais aderência e otimizar o acerto do carro para o resto do fim de semana. Há muita degradação de pneus com as temperaturas extremas e o asfalto abrasivo.”
Oliver Bearman, 16º: “Foi um dia difícil para nós, para ser honesto. Parecemos um pouco menos competitivos do que esperávamos com pouco combustível. Com bastante combustível, parece um pouco melhor, mas, no geral, tem sido um dia difícil para nós. Do meu lado, também estive aprendendo a pista e acho que fiz progresso, mas, no TL2, senti uma certa falta de confiança, o que se traduz em bastante tempo de volta por aqui. Estou confiante de que podemos fazer um trabalho melhor amanhã.”
Carlos Sainz, 17º: “Uma sexta-feira muito difícil para nós. Infelizmente, vemos que nesta pista estamos de volta ao nível de desempenho em que estávamos, no fundo do grid, a menos que encontremos algo extraordinário a caminho do fim de semana. Fizemos algumas alterações de acerto que ajudaram no TL2, mas continuamos sofrendo em alta velocidade e em curvas longas, o que também afeta a nossa degradação em um asfalto tão abrasivo. Continuaremos trabalhando em soluções para amanhã e domingo.”

Valtteri Bottas, 19º: “Dia positivo. O carro funcionando como o esperado de novo hoje, e vamos dar tudo de nós amanhã. Um trabalho suado, por sinal, mas eu adoro.”
Alexander Albon, 20º: “Esta é uma pista muito única e é realmente exigente fisicamente de pilotar. O carro ainda não parece bom, então temos muito trabalho a fazer durante a noite. Fizemos algumas mudanças antes do TL2 para melhorar a nossa velocidade em baixa, mas perdemos um pouco da velocidade média e alta, que na verdade tinha se saído melhor do que o esperado. Tomara que tenhamos alguma chuva ou algo imprevisível neste fim de semana para podermos tirar vantagem.”
Franco Colapinto, 21º: “Tivemos um plano específico para o dia no meu lado da garagem e o executamos bem, com nosso foco firmemente voltado para simulações com muito combustível e otimização do ritmo de corrida. Com as punições no grid vindas de Baku e também a troca de alguns componentes da unidade de potência aqui, sabemos que teremos que ultrapassar carros e tentar abrir caminho pelo pelotão no domingo. Portanto, faz todo o sentido estarmos na melhor condição possível para a corrida, já que sabemos que, mesmo se chegarmos ao Q3, largaremos lá no fundo de qualquer maneira. Tentamos muitas coisas e acertos diferentes, e o ritmo pareceu relativamente competitivo e comparável ao dos outros. Foi legal também vir para uma pista nova, que é muito divertida de pilotar, mesmo com bastante combustível. Vai ser um desafio para todos com a degradação dos pneus, o calor e a abrasividade do asfalto. É fácil superaquecer os pneus, o que deve tornar a corrida interessante com possíveis opções de estratégias diferentes. Isso também pode ajudar, dado que largaremos mais atrás no pelotão, então uma variável extra pode ser benéfica.”
Sérgio Pérez, 22º: “Testamos algo bem radical do nosso lado para tentar controlar a degradação dos pneus, mas basicamente deu errado e agora simplesmente temos de voltar atrás e tentar encontrar um meio-termo melhor. É muito diferente. Carros muito diferentes, mas o desgaste da pista… parece até que foi a Pirelli que fez o asfalto. É incrível. Obviamente não tem tido muita atividade aqui ultimamente, mas sim, acho que vai ser uma corrida muito interessante, com muita degradação e muitas paradas. Será uma corrida desafiadora e uma prova muito exigente para os carros e, obviamente, também para os pilotos.”
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Bahrein, em Sepang, AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
GP do Bahrein na Malásia de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
Horários no Brasil*
Domingo (4)
- Corrida: 04:00
Horários em Cabo Verde
Domingo (4)
- Corrida: 06:00
Horários em Portugal e Angola
Domingo (4)
- Corrida: 08:00
Horários em Moçambique
Domingo (4)
- Corrida: 09:00