Últimas Notícias
Categorias Motociclismo
Categorias Endurance
Categorias Turismo
Outras Categorias
Confira declarações dos pilotos após quinta-feira de treinos livres do GP do Bahrein de 2024
F1

Confira declarações dos pilotos após quinta-feira de treinos livres do GP do Bahrein de 2024

Abertura do GP do Bahrein teve a Mercedes roubando a cena com uma dobradinha entre Lewis Hamilton e George Russell nas primeiras posições. Confira todas as declarações

Gabriel Carvalho

Publicado em

A Fórmula 1 realizou nesta quinta-feira (29) o primeiro dia oficial de atividades de pista da temporada 2024, no Circuito Internacional de Sakhir, no Bahrein. A Mercedes surpreendeu e fechou o segundo treino livre com Lewis Hamilton na ponta e George Russell logo atrás, em segundo. Fernando Alonso, Carlos Sainz e Oscar Piastri fecharam o top-5, enquanto Max Verstappen foi apenas o sexto colocado.

Nico Hülkenberg também chamou atenção ao encerrar os treinos na sétima posição, embora o alemão tenha reconhecido que terá mais dificuldades amanhã. Lance Stroll apareceu bem, em oitavo, mas ainda distante de seu companheiro de equipe. Charles Leclerc e Sergio Pérez fecharam o top-10.

Apesar de ter terminado o primeiro treino livre no topo da tabela de tempos, Daniel Ricciardo foi apenas o 12º na sessão da noite. Lando Norris, da McLaren, não conseguiu cronometrar uma boa volta rápida e amargou a última posição.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Bahrein de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após cada dia de atividade. Na sexta-feira, o TL3 abre o dia às 9h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação a partir das 13h. A largada está marcada para as 12h do sábado.

Lewis Hamilton (Foto: Mercedes)

Confira as declarações abaixo:

Lewis Hamilton, primeiro: Hamilton admite “choque” com 1º no Bahrein: “Ritmo de corrida não chega perto da Red Bull”

George Russell, segundo: Russell evita entusiasmo com Mercedes após TL2 no Bahrein: “Longe da Red Bull”

Fernando Alonso, terceiro: Alonso admite surpresa com ritmo no Bahrein, mas garante: “Éramos mais fortes em 2023”

Carlos Sainz, quarto: Sainz fala em “dia traiçoeiro” no Bahrein, mas ritmo “mais ou menos esperado”

Oscar Piastri, quinto: Piastri ainda vê McLaren “inconsistente”, mas aprova carro no Bahrein: “Na briga”

Max Verstappen, sexto: Verstappen minimiza 1-2 da Mercedes no TL2 do Bahrein: “Estaremos todos próximos”

Nico Hülkenberg, sétimo: Hülkenberg diz que “não há motivo para animação” na Haas após treinos no Bahrein

Nico Hülkenberg finalmente colocou a Haas entre os primeiros (Foto: Haas F1 Team)

Lance Stroll, oitavo: “No geral, foi um dia sólido aqui no Bahrein. Acho que demos um passo à frente no TL2, pois o carro respondeu bem às mudanças de configuração que fizemos. Ainda não olhei totalmente para o ritmo de corrida, mas o carro estava muito bom, e isso é positivo. Obviamente, ainda é cedo e não sabemos o que os outros estavam fazendo com suas cargas de combustível na sessão. Saberemos muito mais depois da classificação e da corrida.”

Charles Leclerc, nono: Leclerc admite surpresa com “Mercedes forte” após treinos livres no Bahrein

Sergio Pérez, décimo: Pérez minimiza TL2 tímido da Red Bull no Bahrein: “Explorando o equilíbrio”

Alexander Albon, 11º: “Ficamos relativamente surpresos com nosso ritmo no TL1. Fomos bem com os pneus médios no TL2, mas perdemos um pouco [do ritmo] com os macios. Os carros próximos de nós estão mais rápidos do que eu gostaria, especialmente a Haas e, por isso, precisamos ver o que podemos fazer melhor. O carro parece diferente quando estou ao volante, mas as mudanças ainda não estão se traduzindo em desempenho, então temos muito trabalho a fazer. Todos também parecem ter avançado durante a intertemporada. Ainda há muito a aprender com o carro.”

Daniel Ricciardo, 12º: Ricciardo se diz animado após treinos no Bahrein e vê meta modesta: “Lutar por top-10”

Logan Sargeant, 13º: “Hoje foi um bom dia. Parece que o carro deu um grande avanço em relação aos testes [de pré-temporada], o que mostra que o trabalho que Alex [Albon] e a equipe fizeram no terceiro dia foi um passo na direção certa. No geral, estou feliz com o carro e o equilíbrio. Há alguns ajustes a fazer, mas estou bastante confiante com o que tenho. Só precisamos ver onde estamos em termos de ritmo amanhã. É bom começar minha segunda temporada neste fim de semana e estou ansioso para melhorar continuamente e ser consistente ao longo do ano.”

Kevin Magnussen, 14º “Acho que foi um dia bastante decente. Ainda há uma grande incerteza sobre as cargas de combustível das outras equipes, mas novamente estávamos nos concentrando no ritmo de corrida e foi realmente bom – estou encorajado. Teremos uma grande curva de aprendizado sobre o ritmo com pouco combustível, já que não fizemos nenhuma simulação assim antes – o TL2 foi a primeira simulação real com pouco combustível que fizemos, então há muito o que aprender. Parece mais simples do que rodar com alta carga de combustível, e sinto que estamos na direção certa, pelo menos em termos de desgaste dos pneus. Estou curioso para saber o ritmo real do carro em condições de corrida, mas a degradação dos pneus está melhor.”

Kevin Magnussen (Foto: Haas)

Yuki Tsunoda, 15º: “Hoje não foi um dia fácil e ainda não estamos onde queremos estar. Isso é normal após o primeiro dia de treinos, então não há nada com que se preocupar. Mesmo que chegar ao Q3 pareça difícil no momento, estou confiante de que podemos mudar as coisas a tempo para a classificação de amanhã. Temos muitas coisas para analisar esta noite, mas o nosso objetivo continua a ser estar entre os 10 primeiros, o que seria ótimo.”

Pierre Gasly, 16º: “Estamos de volta à pista para os primeiros treinos da temporada. Experimentamos algumas coisas no carro ao longo do dia, o que resultou em alguns aprendizados importantes. O carro estava mais complicado na primeira sessão por causa das condições de calor e vento. Revertemos algumas coisas e me senti melhor na sessão da noite. Sabemos que o desempenho não está exatamente onde queremos, mas continuamos a entender cada vez mais que estamos no caminho certo. É preciso paciência e tentaremos tirar o melhor proveito do pacote que temos em mãos neste momento. A equipe e eu estamos trabalhando muito para continuar encontrando desempenho. Veremos o que podemos fazer amanhã e no sábado, e estou pronto para continuar dando o meu melhor.”

Valtteri Bottas, 17º: “Foi bom finalmente começar a temporada com as primeiras sessões de treinos livres do ano e ganhar mais quilometragem. Acho que aprendemos muito desde os testes da semana passada, trabalhando e descobrindo mais sobre a configuração do nosso carro. Ainda assim, há algum trabalho extra que precisa ser feito, especialmente no desempenho em uma única volta. Esta será a nossa principal tarefa durante a noite e durante a última sessão de treinos amanhã de manhã. Parece que ainda estamos muito próximos dos nossos principais concorrentes e, provavelmente, cairemos para alguns décimos na classificação amanhã.”

Esteban Ocon, 18º: “Foi um dia produtivo, onde completamos diversos programas e aprendemos mais sobre o carro. A sessão da manhã foi particularmente difícil devido ao vento, mas o carro estava muito melhor no TL2. Parecemos estar melhor à noite em condições mais frescas em comparação com a sessão da manhã. Isso é algo positivo, pois são as condições em que nos classificaremos amanhã e correremos no sábado. Parece que estamos mais competitivos em ritmo de corrida, mas precisamos encontrar mais ritmo em volta única para nos colocar em melhor posição para a classificação. Analisaremos os dados durante a noite e trabalharemos duro para desbloquear algum desempenho.”

Guanyu Zhou, 19º: “Foi bom estar de volta à pista para uma sessão oficial. As condições de hoje foram bastante diferentes das que experimentamos durante os testes [de pré-temporada], o que tornou tudo bastante interessante. Tivemos alguns problemas pela manhã, mas a nossa tarde correu bastante bem e conseguimos preencher todos os nossos requisitos. Agora, nosso foco está em deixar tudo pronto antes da classificação de amanhã. É difícil avaliar a verdadeira ordem de forças, já que o TL2 não mostrou o verdadeiro potencial do nosso desempenho e, da mesma forma, não sabemos o que todos os outros estavam fazendo. O pelotão intermediário está muito disputado, mais uma vez, e podemos ter uma classificação com todos muito próximos.”

Lando Norris, 20º: Norris espera classificação apertada no GP do Bahrein: “Até a Haas está ali”