Gabriel Bortoleto tem se destacado na temporada 2025 da Fórmula 1, com uma consistente estreia — 18 pontos anotados em 16 etapas e embalando boa sequência após início com maior dificuldade. Mas o próprio brasileiro indicou que ainda não está 100% adaptado à categoria e que precisou de cinco corridas para entender como funciona um fim de semana de F1.
No entanto, a maior surpresa para Bortoleto não foi a complexidade que a Fórmula 1 possui ou qualquer outra questão de pista, mas a quantidade de tempo que é usada para atividades com a imprensa e patrocinadores nas quintas-feiras — um salto considerável com relação às categorias de base.
“Não sei, acho que levei umas cinco corridas para entender como funcionava o fim de semana de corrida, a quantidade de compromissos que tínhamos, a sequência dos treinos livres e o tempo com os engenheiros. Então, cinco etapas e, depois disso, aos poucos fui me acostumando. Ainda não estou 100%”, disse Bortoleto.
“A quantidade de tempo que precisamos falar com a mídia na quinta-feira [é a maior surpresa na F1]. Isso é uma grande diferença, sendo sincero. Não vejo como algo negativo, mas é bem diferente. Na F2 e F3, tem só um pouco de mídia, mas no máximo uma hora numa quinta-feira. E depois o dia inteiro livre para estudar, analisar coisas com os engenheiros e se preparar para o fim de semana”, continuou Bortoleto.

“Na Fórmula 1, praticamente a quinta-feira inteira é dedicada a falar com a mídia, fazer entrevistas, trabalhos com patrocinadores e coisas assim. Então, é preciso calcular bem os horários, economizar energia para o fim de semana e ainda ter tempo para se preparar bem com os engenheiros. Eu diria que isso é muito diferente, porque a preparação é fundamental na Fórmula 1”, completou.
Com muitos microfones apontados agora que se tornou um piloto na F1, Bortoleto admitiu que utiliza a imprensa a seu favor, mas que é necessário responsabilidade com o que é falado para as milhões de pessoas que acompanham a categoria. Ainda assim, o piloto da Sauber garante ser genuíno quando as câmeras estão ligadas.
“Sim, absolutamente [usar a mídia a seu favor]. Mas não só por mim. Não quero simplesmente falar qualquer coisa que vem à cabeça e soltar, porque há muitas pessoas assistindo às nossas entrevistas. Muitas crianças, muitos fãs, muita gente mesmo. Então, é preciso ter cuidado com o que se diz”, comentou Bortoleto.
“Claro que sempre vou ser transparente e ser eu mesmo. Não vou ser falso, nem tentar ser alguém que não sou. É assim que ajo na frente das câmeras e fora delas. Mas, com certeza, é preciso ter cuidado, porque às vezes chegam perguntas em que se gostaria dar uma resposta, mas talvez não seja o momento certo para isso. Então, é preciso pensar bem”, encerrou Bortoleto.
A Fórmula 1 retorna de 19 a 21 de setembro com o GP do Azerbaijão, 17ª etapa da temporada 2025
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: Bortoleto avalia pressão e paixão de público brasileiro: “Aceito como algo positivo”