Pierre Gasly fez o que parecia impossível e conquistou a primeira pole-position da carreira na Fórmula 1 na classificação do GP da Itália, realizada neste sábado (5). O titular da Alpine anotou 1min21s786 como melhor tempo e desbancou George Russell, da Mercedes, por somente 0s060.

Oscar Piastri foi quem terminou em terceiro, mas perdeu três posições por ter atrapalhado Liam Lawson ainda no Q2. Desta forma, Charles Leclerc, Lewis Hamilton e Max Verstappen herdaram uma colocação e, desta forma, completaram o top-5 do grid de largada no Autódromo Nacional de Monza.

Depois do australiano da McLaren, em sexto, Franco Colapinto também tirou proveito do bom ritmo da A526 neste fim de semana para se garantir na sétima posição, na frente de Lando Norris, Arvid Lindblad e Gabriel Bortoleto. O brasileiro da Audi terminou em 11º, mas saltou para o top-10 devido à punição de Andrea Kimi Antonelli por trocas de componentes da unidade de potência.

Confira as declarações dos pilotos:

Pierre Gasly, primeiro: Gasly festeja pole surpreendente no GP da Itália: “Há algo especial neste lugar”

George Russell, segundo: Russell se conforma fora da pole na Itália e brinca: “Gasly já tinha me ganhado no xadrez”

Charles Leclerc, terceiro: Leclerc diz que Ferrari “precisa ser inteligente” para superar Mercedes e Alpine na Itália

Lewis Hamilton, quarto: Hamilton aponta “execução bem ruim” da Ferrari no Q3 da Itália, mas vê carro “muito bom”

Max Verstappen, quinto: Verstappen relata problema na classificação do GP da Itália: “Se seguir assim, será doloroso”

Oscar Piastri, sexto: Piastri admite erro na classificação e lamenta “velocidade insuficiente” na Itália

F1 2026, ITÁLIA, CLASSIFICAÇÃO, ALPINE, PIERRE GASLY
Pierre Gasly surpreendeu a fazer a pole-position (Foto: Alpine)

Franco Colapinto, sétimo: “Primeiramente, parabéns a Pierre [Gasly] e à equipe. Foi uma volta impressionante do Pierre, e ele conseguiu melhorar em relação a mim na parte final da classificação. É positivo ter os dois carros no Q3 e na disputa por pontos amanhã, o que sabemos ser importante, dado que a diferença para nossos rivais aumentou no campeonato. O carro se comportou bem durante toda a classificação, e as mudanças que fizemos foram positivas. Este é um circuito que claramente favorece nosso pacote. Temos uma boa velocidade de reta, mas sabemos que as ultrapassagens são uma incógnita por aqui neste ano, e a estratégia de utilização da energia terá um papel importante. Vamos nos preparar, fazer o nosso melhor e tentar levar alguns pontos para casa.”

Lando Norris, oitavo: Norris defende ritmo da McLaren e alega “falta de sorte” em classificação da Itália

Arvid Lindblad, nono: “É ótimo chegar ao Q3 novamente. Estou um pouco decepcionado com o resultado final de hoje. Depois de um Q1 e um Q2 fortes, não consegui maximizar totalmente minha última volta no Q3 e perdi cerca de 0s1, então o oitavo lugar estava ao nosso alcance. Esta foi uma das sessões de classificação mais complexas que tive na F1 neste ano, pois parecia mais uma sessão de F3, com todo mundo buscando um vácuo. A Alpine definitivamente nos surpreendeu; claramente estavam escondendo alguma coisa, e acabou que eram muito rápidas nas retas. Mérito deles, mas sabemos que temos um pacote muito bom, e Monza é um circuito único, então isso não é motivo para preocupação. Acho que amanhã as equipes de ponta ainda conseguirão abrir vantagem durante a corrida, mas definitivamente há pontos em jogo. Então, vamos nos concentrar nesta noite em trabalhar em algumas coisas e tentar conseguir o melhor resultado possível na corrida.”

Gabriel Bortoleto, décimo: Bortoleto comemora classificação “melhor do que esperava” com Audi no GP da Itália

F1 2026, ITÁLIA, CLASSIFICAÇÃO, AUDI, GABRIEL BORTOLETO
Gabriel Bortoleto garantiu um lugar no top-10 do grid (Foto: Audi)

Oliver Bearman, 11º: “Sinceramente, desde a primeira volta no TL1, estou feliz com o carro. É exatamente a direção que vínhamos buscando nas últimas corridas. Por um lado, não somos muito bons nas retas como consequência de termos trazido a atualização, mas, obviamente, somos mais rápidos ao longo da volta por causa dela, e isso representa um ganho em termos de carga aerodinâmica nas curvas. A sensação tem sido muito boa, e foi ótimo voltar a estar lá na frente brigando. Vamos continuar pressionando, e o objetivo para amanhã é terminar no top-10 e marcar pontos.”

Nico Hülkenberg, 12º: “Foi uma classificação complicada. Em Monza, acertar o momento certo e o vácuo faz uma grande diferença e, no Q1, algumas vezes acabei ficando no lugar errado, o que dificultou completar uma volta de verdade. As coisas melhoraram no Q2 e o ritmo começou a aparecer, mas, a essa altura, já era um pouco tarde demais para dar o próximo passo. Amanhã não será fácil a partir da posição em que vamos largar, mas mostramos nas últimas semanas que conseguimos fazer boas corridas. Vamos tentar avançar onde for possível e aproveitar ao máximo todas as oportunidades que surgirem.”

Carlos Sainz, 13º: “Tentamos algumas coisas ontem e nesta manhã, o que deixou o carro em uma situação melhor. Fizemos tudo o que podíamos hoje e maximizamos o resultado. Uma volta limpa no Q1 e uma boa volta no Q2 para ficar à frente do [Esteban] Ocon — isso significa que vou largar em 13º amanhã. Vamos ver o que podemos fazer a partir daí.”

Esteban Ocon, 14º: “Estou feliz com a minha volta na classificação — realmente maximizamos o potencial que tínhamos hoje. Há algumas diferenças entre os carros, não apenas em relação ao motor, mas também na parte aerodinâmica. Temos dificuldades constantes com a consistência, e isso se manifestou no meu carro durante todo o fim de semana. Mas a equipe fez um trabalho incrível tentando resolver o problema. Trocamos o máximo possível de peças no carro para hoje e até mesmo no TL3. Não conseguimos chegar à raiz do problema, ainda tivemos isso na classificação e continuamos com a perda de carga aerodinâmica. Mas tiro o chapéu para a equipe, porque foi muito trabalho sem nenhuma recompensa no fim. Dito isso, foi bom chegar ao Q2 e, espero, conseguir fazer uma corrida razoável amanhã.”

F1 2026, ITÁLIA, CLASSIFICAÇÃO, MERCEDES, GEORGE RUSSELL
Em segundo, George Russell larga bem na briga pela vitória (Foto: Mercedes)

Yuki Tsunoda, 15º: “Hoje foi decepcionante e não conseguimos alcançar o resultado que buscávamos. É incrivelmente complexo aqui e muito diferente de Zandvoort, principalmente quando se trata de preparar a volta de saída dos boxes e colocar a unidade de potência e os pneus na janela ideal. Infelizmente, não conseguimos juntar todas as peças quando realmente importava. Vamos largar em 15º amanhã, então espero que possamos avançar algumas posições. Estou ansioso para voltar ao carro e ver o que podemos fazer.”

Valtteri Bottas, 16º: “Foi uma sessão de classificação tranquila e bem executada para nós hoje. Tivemos três boas voltas, que nos colocaram à frente da Aston Martin e muito próximos do Alex [Albon]. Até agora, o fim de semana tem transcorrido sem problemas, o que nos permitiu focar nos detalhes mais finos do acerto, então sentimos que estamos extraindo o máximo do nosso pacote. Com as punições dos carros à nossa frente, vamos largar na melhor posição de largada da equipe, em 16º, na corrida de amanhã.”

Sergio Pérez, 17º: “No geral, acho que fizemos um bom trabalho com tudo o que tínhamos hoje. Temos um ritmo de corrida razoável, e isso é o mais importante para amanhã, para avançarmos um pouco mais. Esse será o nosso principal objetivo. Ter uma postura e uma abordagem positivas pode fazer a diferença, e acho que conseguimos fazer isso bem. Agora, vamos nos concentrar em aproveitar ao máximo as oportunidades que teremos amanhã.”

Fernando Alonso, 18º: Alonso lamenta problema que o tirou da pista no Q1 e fala em “falta de ritmo” para Monza

F1 2026, ITÁLIA, CLASSIFICAÇÃO, GABRIEL LÓPEZ, FERRARI, CHARLES LECLERC, CARRO
Charles Leclerc herdou terceiro lugar com punição de Oscar Piastri (Foto: Gabriel López/Grande Prêmio)

Lance Stroll, 19º: “O resultado de hoje foi como esperávamos, e sempre soubemos que este circuito seria um verdadeiro desafio. Estamos sofrendo com falta de potência, que é justamente o que você precisa neste circuito. Será uma corrida difícil para nós amanhã.”

Andrea Kimi Antonelli, 20º: Antonelli detalha estratégia para se recuperar “o mais rápido possível” no GP da Itália

Liam Lawson, 21º: “Sabíamos, antes deste fim de semana, que teríamos de cumprir uma punição pela troca do motor, então o foco na classificação era tentar ajudar Max [Verstappen], chegando ao Q3 e dando um vácuo para ele, mas, infelizmente, não conseguimos. Passei toda a sessão em ar limpo até aquela última volta, então ter sido atrapalhado pelo Oscar [Piastri] provavelmente prejudicou mais do que qualquer outra coisa. Os pneus também estavam muito quentes, então não era uma situação ideal. Foi um dia difícil de modo geral, mas eu já largaria do último lugar, então, para a minha corrida, isso não faz muita diferença. Espero que possamos ganhar algumas boas posições amanhã.”

Alexander Albon, 22º: “Sabíamos que largaríamos do fundo do grid por causa da punição pelo motor, então o plano para hoje era fazer o jogo de equipe e ajudar Carlos [Sainz] a avançar para o Q2. A utilização da energia e o vácuo são muito importantes, então permanecer na sequência é fundamental. Isso será importante amanhã para ganharmos posições. O ritmo foi razoável, embora ainda estejamos atrás do pelotão intermediário, mas o motor é forte nas retas. As corridas da F2 e da F3 tiveram bastante drama, então espero que tenhamos um pouco de caos para jogar a nosso favor amanhã. O verdadeiro foco agora está na corrida e, espero, possamos brigar no pelotão intermediário.”

F1 2026, ITÁLIA, CLASSIFICAÇÃO, ASTON MARTIN, LANCE STROLL
Lance Stroll foi eliminado no Q1 pela 100ª vez na carreira (Foto: Aston Martin)

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Itália, 13ª etapa da temporada 2026, AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

GP da Itália de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

Horários no Brasil*

Horários em Portugal e Angola

Horários em Cabo Verde

Horários em Moçambique

*Horários de Brasília