F1
Russell reforça busca por evolução natural e espera ‘clique’ com carro da F1 2026
Depois de vencer o GP da Austrália na abertura da F1 2026, George Russell não voltou mais ao topo do pódio e segue distante do líder, Andrea Kimi Antonelli. No entanto, o britânico mantém a fé em uma evolução natural com os carros atuais
George Russell segue em busca de respostas em meio a uma fase ruim na temporada 2026 da F1. Mesmo vencendo na abertura do campeonato, na Austrália, o britânico da Mercedes não pisou mais no degrau mais alto do pódio em um GP até então e segue bem longe da briga pela liderança do Mundial de Pilotos. Por isso, sente que ainda deve evoluir com os novos carros da Fórmula 1, mas espera que isso aconteça de forma natural.
Russell, que terminou o GP de Barcelona-Catalunha no pódio, lembrou como foi capaz de evoluir em outras situações de forma mais natural, sem buscar incansavelmente “uma solução específica”. Por isso, espera que o mesmo aconteça desta vez ao longo da temporada 2026.
De momento, Russell tem 106 pontos somados e ocupa a terceira posição do Mundial de Pilotos, atrás de Lewis Hamilton, que tem 115, e o líder Andrea Kimi Antonelli, que já conquistou 156 tentos.
“Sempre há necessidade de evolução, porque quando está pilotando um carro novo e com pneus novos, precisa se adaptar. Mas o que observei — e isso é diferente para cada pessoa — é que, olhando para trás ao longo dos anos, meu estilo de pilotagem evoluiu naturalmente em função das limitações do carro e dos pneus, simplesmente acompanhando o fluxo das coisas”, explicou Russell.
“Eu não ficava procurando uma solução específica, nem mergulhava profundamente nos dados, gastando tanto tempo tentando entender qual era o problema e, depois, pensando na pista em como resolvê-lo. A evolução acontecia de forma natural”, seguiu.
Russell, então, lembrou um exemplo em específico que aconteceu com ele alguns anos atrás e disse que espera um ‘clique’ ao longo da temporada com os carros novos. Para o #63 da Mercedes, esse ‘clique’ já aconteceu para Antonelli, que segue confortavelmente na liderança do campeonato apesar de ter abandonado o GP de Barcelona-Catalunha.

“Tive um exemplo disso no simulador há alguns anos. Fiz dois dias seguidos de testes. No primeiro dia, pilotei muito bem e completei uma jornada inteira em Barcelona. Voltei no dia seguinte e, já na segunda volta, fui 0s2 mais rápido. Como é possível ter andado 0s2 mais rápido na segunda volta do dia do que depois de ter completado 100 voltas no dia anterior?”, lembrou Russell.
“Conversei com alguém sobre isso. Você simplesmente aprende de forma subconsciente o que aconteceu no dia anterior. Eu não achava que estava pilotando de maneira diferente, mas o cérebro aprende automaticamente, e é exatamente esse estado que quero reencontrar. Quero voltar a esse ponto em que estou aprendendo de forma subconsciente. Não quero ficar perseguindo respostas, porque sei que consigo fazer isso. Fiz isso durante toda a minha carreira, e é isso que me entusiasma”, seguiu.
“E, claro, Kimi está fazendo um trabalho incrível neste momento, mas o estilo de pilotagem dele é exatamente o mesmo do ano passado, e tudo está funcionando. Ele não está perseguindo respostas. Simplesmente está clicando para ele. E sei que também pode voltar a clicar para mim, como aconteceu em Melbourne”, finalizou Russell.
A Fórmula 1 volta neste fim de semana, de 26 a 28 de junho, com o GP da Áustria, oitava etapa da temporada 2026. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também estará in loco em Spielberg com o repórter Leonid Kliuev.
GP da Áustria de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Treino livre 1 | 08:30 | 10:30 | 12:30 | 13:30 |
| Treino livre 2 | 12:00 | 14:00 | 16:00 | 17:00 |
| Treino livre 3 | 07:30 | 09:30 | 11:30 | 12:30 |
| Classificação | 11:00 | 13:00 | 15:00 | 16:00 |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horário de Brasília
▶️F1: confira o calendário completo de 2026
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️Haas confirma Hirakawa ao lado de Bearman em TL1 do GP da Áustria
▶️Como batalhas entre Russell e Antonelli agravam problema de bateria da Mercedes
▶️Bortoleto admite déficit no motor da Audi, mas avisa: “Temos chassi muito forte”
▶️Hamilton revela abalo com críticas, mas detalha volta por cima: “Desconectei da matrix”
Navegue pelos Temas
- Andrea Kimi Antonelli
- calendário F1
- Classificacao F1
- F1
- F1 2026
- f1 barcelona
- F1 Barcelona-Catalunha
- f1 catalunha
- F1 hoje
- Formula 1
- Fórmula 1 2026