A Haas já definiu que contará com Esteban Ocon e Oliver Bearman a partir de 2025 e espera que o francês sirva como referência ao novato na Fórmula 1. No entanto, o atual piloto da Alpine tem um histórico de incidentes com companheiros de equipe, algo que foi notado por Ayao Komatsu, chefe da escuderia americana. O dirigente revelou que conversou com o futuro membro do time para garantir que episódios semelhantes não se repitam. 

Em 2017, Ocon teve diversos embates com Sergio Pérez na Force India, gerando uma situação na qual a equipe foi forçada a intervir. Mais recentemente, o francês se enroscou com Fernando Alonso já na Alpine, em 2022, e com Pierre Gasly nesta temporada, em especial no GP de Mônaco. 

Perguntado sobre um outro episódio em particular, no qual Bruno Famin, chefe da Alpine, deu a entender que poderia punir Ocon por comentários feitos sobre a equipe em uma entrevista, Komatsu disse que considerou o incidente antes de acertar com o francês. 

“É claro que tivemos de considerar isso. Não é como se tivesse passado despercebido, é um incidente muito grave. Então tive uma conversa com ele e ainda tomei essa decisão”, disse.

O japonês Ayao Komatsu é o chefe da Haas na Fórmula 1 (Foto: Haas)

A respeito dos incidentes com companheiros de time, Komatsu acredita que é preciso estabelecer uma relação de confiança entre a Haas e Ocon. A partir daí, não haverá muita preocupação, segundo o japonês. 

“Honestamente, acho que muito disso se resume à transparência, confiança e clareza das regras de engajamento. O problema acontece quando há uma quebra de confiança entre equipe e piloto. Minha experiência diz que devo abordá-los com transparência, sem agenda pessoal, com uma agenda de equipe clara sobre como precisamos agir no fim de semana, no ano, qual é o objetivo, a regra de engajamento. Desde que isso seja esclarecido com antecedência e que a comunicação seja transparente, a confiança existe”, analisou.

“Então, quando a confiança existe, nunca encontrei um problema que tenha saído do controle. Pessoalmente, não estou preocupado”, afirmou. 

Com isso, Komatsu garantiu que confia em Ocon e que não assinaria com o piloto se estivesse incerto quanto à contribuição dele à Haas. 

Esteban Ocon vai para a Haas na temporada 2025 (Foto: Alpine)

“Se estivesse preocupado, não teria escolhido essa combinação, porque é minha responsabilidade ter dois pilotos que trabalham no melhor interesse da equipe. Não tenho dúvidas de que Esteban e Oliver Bearman conseguirão isso”, concluiu. 

A Fórmula 1 está de volta neste final de semana, entre os dias 23 e 25 de agosto, para o GP dos Países Baixos, em Zandvoort.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Haas ganha vida com Komatsu e reage. Agora precisa aprender a caminhar sem Hülkenberg