Lando Norris continuou a trajetória ascendente da McLaren na temporada de 2022 da Fórmula 1 com um terceiro lugar no GP de Ímola. Depois de um começo preocupante, com os dois carros fora dos pontos no Bahrein, o britânico se surpreendeu com o resultado, e revelou que não esperava que fosse subir ao pódio nenhuma vez durante todo o ano.
“Estou surpreso por estar aqui, mas é incrível. De onde estávamos três ou quatro semanas atrás no Bahrein para estar no pódio agora, eu realmente não achava que conquistaríamos um pódio neste ano depois do Bahrein. Então é bem chocante. Talvez não seja surpreendente depois do progresso que fizemos no último mês, mas um pódio não era esperado com o quão mais rápidos as Red Bulls e as Ferraris são”, contou Lando Norris após a prova na Itália.
“É sempre difícil se imaginar no pódio, e um ótimo resultado hoje teria sido um quinto lugar. Mas algumas coisas boas [aconteceram] ao longo da corrida, tive um começo incrível ficando à frente das Ferraris e evitando todo o caos que aconteceu atrás. Acho que foi uma corrida solitária, mas ótima”, analisou o britânico.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

LEIA MAIS: FIA determina pilares para regulamentos de motor e aerodinâmica da F1 2026
O abandono de Carlos Sainz logo na primeira volta após um toque com Daniel Ricciardo, companheiro de Norris, e o erro de Leclerc já na parte final da prova foram fundamentais para o pódio em Ímola. Mas, mesmo tendo sido o melhor depois das duas Red Bulls, Lando não coloca a McLaren como terceira força da Fórmula 1, e vê equipe brigando com Mercedes e Alfa Romeo.
“A Mercedes não estava tão mal neste final de semana. Acho que fomos um pouco mais rápidos que eles, provavelmente na maior parte do tempo. A Alfa Romeo talvez era mais rápida. [Isso] realmente não importa, vencemos dois carros que provavelmente são um segundo por volta mais rápidos que nós: um acabou na parede e o outro na brita”, afirmou o piloto da McLaren, se referindo às duas Ferraris.
“Então isso não significa necessariamente que você tem o terceiro, quarto ou quinto melhor carro. Acho que acabamos de executar uma grande corrida do nosso lado. O carro estava bom e eu tinha boa confiança, era tudo o que eu precisava”, disse Lando.
O pódio serviu para tranquilizar a McLaren com a qualidade do MCL36. Com o resultado, Norris agora ocupa a sexta colocação no Mundial de Pilotos com 35 pontos. A Fórmula 1 retorna no dia 8 de maio, para o GP de Miami, que faz sua estreia no calendário da categoria em 2022.