George Russell começou o fim de semana do GP do Azerbaijão com domínio absoluto em Baku. O britânico foi o mais rápido nas duas primeiras sessões de treinos livres desta quinta-feira (24), superando o companheiro de Mercedes, Andrea Kimi Antonelli, e Max Verstappen, que completaram o top-3 no segundo treino.
A Mercedes mostrou força especialmente nas simulações de classificação, com Russell fechando o dia em 1min43s347, quase meio segundo à frente de Antonelli. Verstappen apareceu em terceiro, seguido pela dupla da Ferrari, Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Arvid Lindblad, porém, voltou a protagonizar um acidente ao bater na região do Castelo de Baku e provocar a única bandeira vermelha do segundo treino.
Gabriel Bortoleto terminou o dia na 14ª posição, logo à frente do companheiro Nico Hülkenberg, enquanto a Audi avaliou um pacote de atualizações em Baku. Lando Norris foi sexto, Oscar Piastri oitavo e Isack Hadjar, de volta à Red Bull após três corridas ausente, fechou em nono. Entre os problemas do dia, Ollie Bearman teve uma falha de motor, Fernando Alonso enfrentou uma suspeita de vazamento de óleo e a McLaren precisou lidar com problemas no assoalho dos carros.
Confira as declarações dos pilotos:
George Russell, primeiro: Russell evita empolgação com vantagem da Mercedes em Baku: “Diferenças vão diminuir”
Andrea Kimi Antonelli, segundo: Antonelli diz que quebra “nunca é ideal”, mas celebra recuperação no TL2 do Azerbaijão
Max Verstappen, terceiro: Verstappen diz que atualizações da Red Bull “funcionaram como esperado” no Azerbaijão
Charles Leclerc, quarto: Leclerc reconhece que “faltou ritmo” para Ferrari nos treinos de Baku: “Temos muito a fazer”

Lewis Hamilton, quinto: Hamilton explica susto com Lawson e cobra “diretrizes mais claras” à FIA: “Carro morreu”
Lando Norris, sexto: Norris vê McLaren “a quilômetros” em Baku e define: “Facada no coração”
Pierre Gasly, sétimo: “Foi um bom dia no carro, especialmente no treino livre 2, quando terminamos em 7º lugar na tabela de tempos. Acho que, como equipe, podemos ficar satisfeitos com o dia de hoje; de modo geral, senti-me bem ao volante. As condições em Baku são sempre desafiadoras, e é uma pista onde nunca nos sentimos totalmente à vontade. Fui forçando os limites a cada volta, então é positivo começar a entender do que o carro é capaz. No momento, estou feliz com o nosso trabalho e confiante para o restante do fim de semana. Vimos alguns rivais do pelotão intermediário trazerem atualizações, o que certamente os ajudará a extrair mais desempenho. No entanto, vamos focar em nós mesmos; nosso objetivo é manter o bom ritmo após este dia positivo”.
Oscar Piastri, oitavo: Piastri destaca evolução da McLaren em Baku após problema no TL1
Isack Hadjar, nono: Hadjar celebra volta e elogia carro da Red Bull em Baku: “Melhor do que quando o deixei”
Esteban Ocon, décimo: “Acho que o ritmo do carro está muito bom; encontramos um bom andamento na pista, melhorando volta a volta. Logo no TL1, na primeira volta que completei, eu estava em sexto ou sétimo, então pensei que poderíamos trabalhar a partir daí. Tivemos uma boa sensação e o carro parece estar em ótimas condições, então espero que isso se mantenha pelo resto do fim de semana. Foi um dia muito melhor do que o do ano passado, quando eu não conseguia frear em lugar nenhum; agora podemos atacar as curvas, o que é muito bom”.

Franco Colapinto, 11º: “Tivemos um primeiro dia desafiador, porém produtivo, aqui em Baku, e terminamos em uma posição muito mais positiva do que aquela em que começamos. A pista estava bastante suja e com baixa aderência no treino livre 1, e houve uma evolução significativa das condições do traçado ao longo do dia, como é de se esperar em circuitos de rua. A sessão foi bastante interrompida por bandeiras amarelas, o que afetou nosso programa de pista, mas sabíamos que o carro ainda tinha mais desempenho a oferecer. Conseguimos evoluir para o treino livre 2 — uma sessão melhor para nós, que acredito ter refletido um pouco mais o nosso ritmo real. Ainda temos muito a melhorar no carro e trabalharemos duro como equipe esta noite para tentar avançar mais, visando uma nova classificação positiva amanhã”.
Liam Lawson, 12º: “Foi bom voltar ao meu próprio carro hoje. A manhã foi bastante positiva e nos sentimos competitivos, mas as outras equipes pareceram dar um passo à frente no TL2. Por isso, vamos analisar isso e tentar também evoluir para amanhã”.
Gabriel Bortoleto, 14º: Bortoleto aponta problema de aderência da Audi no TL2 no Azerbaijão: “Não sei explicar”
Nico Hülkenberg, 15º: “No geral, foi uma sexta-feira razoável. Usei a especificação anterior no TL1 antes de mudar para as peças novas no TL2; portanto, havia muitas informações para coletar e muito para entendermos. As sessões não foram totalmente tranquilas, com alguns desafios a superar, mas o panorama geral é animador. Agora, o objetivo é analisar tudo durante a noite, fazer alguns ajustes e ver como podemos juntar as peças amanhã. Se conseguirmos fazer isso, acredito que poderemos ser competitivos”.
Alexander Albon, 16º: “Encerramos a sexta-feira com nossas principais discussões centradas nas atualizações. Acredito que mostramos estar um pouco mais competitivos e que os carros estão se comportando muito bem, mas ainda há pontos a aprender e a melhorar. Vamos analisar os dados hoje à noite para avaliar como podemos melhorar o equilíbrio para ambos, visando o dia de amanhã”.

Carlos Sainz, 17º: “Hoje pareceu um passo à frente, como esperávamos — não houve grandes surpresas. Infelizmente, tivemos um dia bastante atribulado, com pouco tempo de pista nos treinos livres 1 e 2 devido a alguns problemas no carro, inclusive nos freios. Por isso, não conseguimos completar todas as voltas necessárias para avaliar tudo o que gostaríamos, mas ainda temos o terceiro treino livre para fazer isso. No geral, sinto-me um pouco melhor com o carro e parece que estamos um pouco mais próximos do pelotão intermediário. Sinto que estou em uma boa posição e agora precisamos dar os passos certos para o dia de amanhã”.
Arvid Lindblad, 18º: “Não foi o nosso melhor dia hoje. Peço desculpas à equipe pela batida no TL2. É uma pena, pois, no geral, eu me senti muito bem no carro. Vamos analisar tudo esta noite, ver onde podemos melhorar e fazer alguns ajustes para amanhã”.
Valtteri Bottas, 19º: “Uma grande evolução ao longo do dia, como é tradicional aqui. Comprometemos nosso TL1 buscando achar aerodinâmica, juntando dados aumentando o rake, o que é útil para o futuro. E andamos apropriadamente no TL2, as coisas pareciam um pouco melhor, mas ainda muito a encontrar. Acho que temos muito a encontrar em equilíbrio, otimizar os pneus, o que não foi fácil de trocar. Espero estar mais próximo amanhã, é o tipo de pista que dá chance”
Oliver Bearman, 20º: “Foi um dia difícil, com uma falha no carro que acabou me impedindo de completar voltas no TL2. No geral, porém, a sensação foi de uma tarde melhor do que a manhã; conseguimos evoluir o carro e estou bastante satisfeito com isso. Vamos ver o que conseguimos fazer amanhã, já que é complicado perder os trechos com pouco e muito combustível, mas senti confiança, então faremos o nosso melhor para a sexta-feira.”
Lance Stroll, 21º: “Conseguimos completar algumas voltas hoje e aprender o que foi possível; por isso, vamos trabalhar para melhorar o carro esta noite e, quem sabe, conquistar uma posição melhor amanhã. Sabemos que estamos com dificuldades de ritmo e, devido às punições pela troca de componentes da nova unidade de potência, largaremos do fundo do grid. Vamos focar em tirar o máximo proveito do fim de semana e tentar nos colocar em condições de aproveitar quaisquer oportunidades que surjam”.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Azerbaijão AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV. Além da cobertura completa, o GRANDE PRÊMIO está in loco com o repórter Leonid Kliuev.
GP do Azerbaijão de F1: veja os horários no Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
Horários no Brasil*
Sexta-feira (25)
- Treino livre 3: 05:30
- Classificação: 09:00
Sábado (26)
- Corrida: 08:00
Horários em Cabo Verde
Sexta-feira (25)
- Treino livre 3: 07:30
- Classificação: 11:00
Sábado (26)
- Corrida: 10:00