Confira declarações dos pilotos após classificação do GP da Áustria da F1 2026
Com certa polêmica no final, George Russell cravou a pole-position do GP da Áustria, batendo as Ferrari de Charles Leclerc e Lewis Hamilton. Andrea Kimi Antonelli e Max Verstappen completaram o grupo dos cinco mais rápidos do sábado (27)
A classificação do GP da Áustria, realizada neste sábado (27), terminou com certa polêmica no Q3. Depois do acidente de Max Verstappen já com o cronômetro zerado, George Russell fez a volta mais rápida sob bandeira amarela no último setor e cravou a pole-position. Depois de investigação da FIA, o britânico não foi punido e manteve a primeira posição, à frente de Charles Leclerc e Lewis Hamilton.
Andrea Kimi Antonelli, que liderou os dois primeiros TLs do fim de semana, apareceu em quarto, à frente de Verstappen. Oscar Piastri e Lando Norris ficaram em sexto e sétimo, respectivamente, com Isack Hadjar encerrando o top-8. A dupla da Racing Bulls, com Liam Lawson e Arvid Lindblad, fechou o grupo dos dez mais rápidos.
O brasileiro Gabriel Bortoleto caiu novamente no Q2 neste sábado, mas fechou duas posições à frente do companheiro de equipe, Nico Hülkenberg, em 12º.
Confira as declarações dos pilotos:
George Russell, pole: Russell minimiza polêmica por pole com bandeira amarela na Áustria: “Perdi 0s25”
Charles Leclerc, segundo: Leclerc admite surpresa com 2º lugar no grid da Áustria e aprova pacote da Ferrari
Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton diz que 3º lugar no grid da Áustria “reflete trabalho incrível” da Ferrari
Andrea Kimi Antonelli, quarto: Antonelli lamenta confusão com bandeira amarela na Áustria: “Abortei volta e perdi 1ª fila”
Max Verstappen, quinto: Verstappen explica batida “estranha e incomum” em classificação da Áustria

Lando Norris, sexto: Norris vê McLaren “próxima dos líderes” na Áustria: “Muita coisa pode acontecer”
Oscar Piastri, sétimo: Piastri avalia classificação “frustrante” na Áustria: “Não conseguimos desafiar Russell”
Isack Hadjar, oitavo: “Na sexta-feira, no TL2, não fiquei satisfeito com o acerto do carro, mas no TL3 me senti bem desde a primeira volta, então soube imediatamente que seria um dia melhor. No meio da classificação, senti que o desempenho havia estagnado um pouco, mas conseguimos corrigir isso para a última volta, o que me deixou satisfeito. Fizemos um bom trabalho nesse aspecto. A equipe também fez um bom trabalho evoluindo o carro e trazendo atualizações neste fim de semana, e consegui extrair tudo o que era possível dele. No entanto, tivemos alguns problemas na entrega de energia justamente nos momentos decisivos, então o resultado não reflete todo o potencial do carro. Acho que deveríamos ter largado mais à frente no grid hoje, mas a corrida de amanhã deve ser interessante do ponto de vista estratégico.”
Liam Lawson, nono: “Tem sido um fim de semana muito bom até agora, com os dois carros chegando ao Q3. O carro se comportou muito bem em todas as sessões, e estou realmente satisfeito com o trabalho que todos vêm fazendo, tanto aqui na pista quanto nos bastidores. Algumas equipes chegaram com atualizações neste fim de semana, então sabíamos que seria um grande desafio, e realmente foi tudo muito equilibrado. Ainda assim, terminar à frente do pelotão intermediário é um resultado muito forte. A corrida de amanhã será difícil, e a previsão é de temperaturas elevadas. Provavelmente não será tão exigente para os pneus quanto foi em Barcelona, mas o desgaste ainda será um fator importante, devido ao quanto os carros escorregam nesta pista. Vamos trabalhar durante a noite para garantir que estaremos na melhor posição possível e, esperamos, conquistar pontos.”
Arvid Lindblad, décimo: “Foi um sábado positivo. A equipe fez um trabalho excelente mais uma vez ao nos entregar um carro rápido e competitivo. É bom ver os dois carros no Q3, é um ótimo resultado para a equipe, então todos eles merecem muito crédito. No geral, a última volta lançada não foi ruim. Havia cerca de 0s15 a mais para encontrar se eu tivesse feito tudo perfeitamente, mas, considerando onde estávamos no início do fim de semana, não é uma posição ruim para largar. Estou confiante para amanhã. Todos esperamos temperaturas altas novamente, então o desgaste dos pneus terá um papel importante na corrida, mas espero que não seja tão acentuado quanto foi em Barcelona.”

Pierre Gasly, 11º: “Realmente tentamos conseguir o melhor resultado possível hoje, mas eu sabia que seria muito apertado. A primeira volta no Q1 foi boa, o que nos permitiu guardar um segundo jogo de pneus novos para o Q2 e nos dar a melhor chance de entrar no top 10. A última volta no Q2 foi realmente muito boa e, quando cruzei a linha de chegada, achei que seria suficiente para me colocar no Q3, mas não foi o bastante. Acredito que não havia muito mais para extrair do carro, e a Racing Bulls parece estar um pouco mais rápida neste fim de semana. Se tivéssemos conseguido nos classificar à frente de um deles, já teria sido um bônus.”
Gabriel Bortoleto, 12º: Bortoleto culpa motor Audi por queda no Q2 da Áustria: “Perdemos muito nas retas”
Oliver Bearman, 13º: “Por um lado, estou satisfeito com meu desempenho, porque fiz uma ótima volta no Q1 e senti que consegui repetir isso no Q2. Não acho que houvesse muito mais para extrair do carro, e essa é uma sensação satisfatória para um piloto. Mas o sentimento maior é de decepção. Nas últimas cinco corridas, esta foi a melhor sensação que tive com o carro em termos de dirigibilidade e comportamento, mas a competitividade continua a mesma. Sempre entro na classificação pensando que, se tudo der certo e eu fizer uma volta excepcional, posso realizar algum tipo de milagre e chegar ao Q3. Mas hoje mostramos que, mesmo fazendo tudo isso, não chegamos nem perto.”
Nico Hülkenberg, 14º: “Tem sido um fim de semana desafiador até agora. Aqui, as diferenças são sempre muito pequenas, e eu simplesmente não consegui encontrar o ritmo ideal com o carro na classificação. Em um circuito como este, isso faz uma grande diferença. Esta pista não se adaptou tão bem ao nosso carro quanto Barcelona, e sabemos que ainda há áreas nas quais precisamos evoluir. Olhando para a corrida de amanhã, estou mais otimista. Nosso ritmo em stints longos pareceu mais promissor do que o desempenho na classificação e, com a previsão de temperaturas elevadas, o gerenciamento dos pneus e a confiabilidade serão fundamentais. Ainda deve haver oportunidades, desde que façamos uma corrida limpa.”
Esteban Ocon, 15º: “Foi uma volta muito boa para conseguir avançar ao Q2, especialmente depois do enorme esforço da equipe para trocar várias peças do carro durante a noite. Ainda estamos enfrentando alguns problemas que precisamos entender melhor, porque realmente não sabemos por que eles estão acontecendo. Então, precisamos investigar isso mais a fundo. Espero que isso não nos cause muitos problemas na corrida de amanhã, mas confio que a equipe vai resolver a situação o mais rápido possível, porque tem sido bastante difícil pilotar nessas condições.”

Franco Colapinto, 16º: Colapinto se queixa de carro “imprevisível” e aposta em ritmo de corrida na Áustria
Carlos Sainz, 17º: “Embora tenha sido um fim de semana difícil, estou muito satisfeito com minha última volta no Q1 e quase consegui avançar ao Q2. Infelizmente, simplesmente não tínhamos ritmo suficiente. Tivemos dificuldades com a aderência e com o peso do carro durante todo o fim de semana e, quando isso se soma ao calor, acaba sendo um conjunto de problemas grande demais para conseguirmos avançar no grid. Muitas equipes também trouxeram atualizações e estamos sentindo bastante a diferença neste fim de semana. Espero que este seja o ponto mais baixo e que, a partir de Silverstone, voltemos ao caminho da evolução. Olhando para a corrida de amanhã, será uma prova complicada, mas a confiabilidade sempre pode fazer a diferença. Então vamos fazer o melhor que pudermos e ficar atentos a qualquer oportunidade.”
Alexander Albon, 18º: “Foi um sábado frustrante, mas não havia muito mais que pudéssemos fazer hoje. Fizemos mudanças positivas ao longo do fim de semana entre as sessões, mas, infelizmente, simplesmente não temos o ritmo necessário. Nas curvas 1 a 4 conseguimos brigar com o pelotão intermediário, mas, nas curvas de alta velocidade, a diferença fica evidente, algo que já havíamos visto em Barcelona. Dedicamos o TL3 aos stints longos e à preparação para a corrida, em vez de focar no desempenho em uma volta, mas esperávamos mais deste fim de semana. Acho que o calor acabou expondo ainda mais nossas limitações. Espero que consigamos recuperar algumas posições na corrida, já que esta pista oferece boas oportunidades de ultrapassagem. Vamos tentar aproveitar isso.”
Sergio Pérez, 19º: “Hoje foi complicado, já que começamos em desvantagem por causa das interrupções de ontem, mas, de modo geral, conseguimos extrair o máximo possível. Optamos por priorizar a preparação para a corrida, porque sabemos o quanto o desgaste dos pneus será importante e desafiador aqui amanhã. Está tudo muito equilibrado, mas sinto que temos um bom ritmo de corrida, então espero que essa estratégia dê resultado.”
Valtteri Bottas, 20º: “Hoje havia um pouco mais de desempenho para extrair. Fiquei perto demais de Checo na última saída, por causa do tráfego, então provavelmente perdi alguns décimos por conta disso. Apesar dos problemas que enfrentamos ontem, conseguimos colocar o carro em uma boa janela de funcionamento, com as atualizações cumprindo o papel. Sabemos que precisamos continuar reduzindo, pouco a pouco, a diferença para o pelotão intermediário. Amanhã será um grande teste por causa das altas temperaturas, mas vamos ver o que conseguimos fazer.”

Fernando Alonso, 21º: Alonso se motiva com “passos encorajadores” da Aston Martin na Áustria
Lance Stroll, 22º: “Provavelmente poderíamos ter extraído um pouco mais da classificação de hoje. Perdi tempo na última volta no Q1 por causa de uma travada na curva 4 e tivemos de abortar a volta. É o mesmo carro com o qual estamos lidando desde o início da temporada, então sabemos exatamente onde estamos. Mas todos estamos trabalhando duro como equipe para evoluir, e é nisso que todo mundo está focado neste momento. Vamos ver o que conseguimos fazer amanhã.”
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Áustria AO VIVO E EM TEMPO REAL, além de classificação e corrida em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.
Além da cobertura completa das atividades, o GRANDE PRÊMIO também estará in loco em Spielberg com o repórter Leonid Kliuev.
GP da Áustria de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:
| Sessão | BRA* | CBV | POR ANG | MOZ |
| Corrida | 10:00 | 12:00 | 14:00 | 15:00 |
*Horário de Brasília
▶️F1: confira o calendário completo de 2026
▶️Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️Russell conta com batida de Verstappen e põe Mercedes na pole do GP da Áustria
▶️Red Bull enaltece diálogo com FIA, mas teme “consequências graves” com ADUO na F1
▶️Russell minimiza polêmica por pole com bandeira amarela na Áustria: “Perdi 0s25”
▶️Leclerc admite surpresa com 2º lugar no grid da Áustria e aprova pacote da Ferrari
▶️Hamilton diz que 3º lugar no grid da Áustria “reflete trabalho incrível” da Ferrari
▶️Bortoleto culpa motor Audi por queda no Q2 da Áustria: “Perdemos muito nas retas”