Charles Leclerc finalmente colocou um ponto final na má fase ao vencer o GP da Inglaterra deste domingo (5), nona etapa da temporada 2026 da Fórmula 1. O monegasco chegou a ver a liderança ameaçada por Andrea Kimi Antonelli, mas o italiano sofreu com problemas no carro da Mercedes e despencou pelo grid nas voltas finais, deixando Silverstone com um baita prejuízo no campeonato.
George Russell, por outro lado, contou com a sorte mais uma vez e terminou em segundo, logo à frente de Lewis Hamilton, da Ferrari, que garantiu o último lugar no pódio mesmo com um desempenho abaixo do esperado. Lando Norris e Isack Hadjar foram os responsáveis por completar o top-5.
Liam Lawson e Arvid Lindblad, dupla da Racing Bulls, apareceram na sequência, acompanhados pelo brasileiro Gabriel Bortoleto, Franco Colapinto e Pierre Gasly na lista dos dez primeiros colocados. Max Verstappen se colocava em uma situação forte para brigar pelo pódio, mas um problema no carro da Red Bull o fez passar reto na curva Stowe nos momentos finais da corrida, forçando a entrada do safety-car.
Confira as declarações dos pilotos:
Charles Leclerc, primeiro: Leclerc festeja fim de jejum na F1 e reconhece: “Contra Antonelli, seria complicado”
George Russell, segundo: Russell comemora 2º em corrida de “muito azar” na Inglaterra: “Fim de semana difícil”
Lewis Hamilton, terceiro: Hamilton festeja vitória da Ferrari na Inglaterra, mas admite: “Hoje não deu para mim”
Lando Norris, quarto: “Da perspectiva dos pontos, foi um fim de semana muito bom, estou muito feliz. Adoraria ter tido a chance de poder correr com bandeira verde no final, ter uma volta de corrida, porque George [Russell] estaria com desvantagens com aqueles pneus. Lewis [Hamilton] teria batalhado com ele, sinto que eu poderia ter tirado vantagem disso de alguma forma. Os resultados têm sido incríveis, fiquei feliz com o terceiro lugar ontem e o quarto hoje. O ritmo de hoje, pelo contrário, foi realmente chocante. Não estou feliz com o carro e com como ele estava, de verdade, o que me deixa ainda mais feliz com o fato de ter terminado em quarto. Só ficamos fora de problemas e evitamos erros. A confiabilidade estava boa. Coisas importantes estavam boas, mas o carro estava muito difícil. Temos muito o que melhorar.”

Isack Hadjar, quinto: “A largada foi melhor hoje, ainda não está incrível, mas definitivamente muito melhor que na sprint. O ritmo muito bom nas primeiras voltas. Eu estava dentro do Modo de Ultrapassagem em relação a Max [Verstappen] e me senti bem. Depois, tivemos uma queda enorme e mesmo com pneus duros novos, depois de uma parada lenta, simplesmente não havia muito ritmo. Depois que trocamos a asa dianteira, melhoramos muito o tempo por volta. Fiquei feliz novamente, mas ao mesmo tempo pensei: ‘ok, acabei de desperdiçar toda a minha corrida, porque 40 voltas se passaram e perdi muitas posições’. Foi bem frustrante. Tive uma boa sensação neste fim de semana. Estou muito confortável com o ritmo de volta. Consegui dominar o que o carro podia fazer com o novo pacote, o que não consegui fazer no Red Bull Ring. Estou feliz com isso. Agora só precisamos saber o que deu errado durante aquele período e talvez possamos seguir e brigar na frente.”
Liam Lawson, sexto: “Foi um dia positivo. Não tivemos um começo muito bom, mas a primeira volta foi realmente positiva aqui, com a forma que a energia funciona, até na volta inicial há como avançar algumas posições. O carro estava muito bom para nós, especialmente no segundo stint, realmente ganhou vida. Estou muito feliz.”
Arvid Lindblad, sétimo: “Foi um bom começo. Sabia que seria interessante com Max [Verstappen], porque não é fácil ultrapassá-lo. Fui um pouco na grama antes da primeira curva, depois, ficamos lado a lado na terceira, e então, infelizmente, tive um problema novamente na sexta curva. Então, Liam [Lawson] me ultrapassou, o que é um pouco frustrante, para ser sincero. Porque se isso não tivesse acontecido, teria conseguido ficar à frente dele durante a corrida. Então, estou um pouco decepcionado. Mas, independentemente, foi um dia muito bom para equipe. Aproveitamos os erros dos caras à frente. Foi bom marcar pontos diante do público de casa.”
Gabriel Bortoleto, oitavo: Bortoleto diz que Audi “merece muito” 8º lugar na Inglaterra: “Cada ponto é sofrido”

Franco Colapinto, nono: “Fiz uma boa corrida, tive uma boa largada, um bom ritmo e consegui alcançar um bom resultado. Pelo menos desta vez, a sorte estava do meu lado. Corri as últimas 20 voltas sem visão porque meu cabelo caiu da balaclava e fiquei com um olho tampado, não via bem nas curvas rápidas, mas consegui ficar na pista sem problemas. Para a próxima corrida, corto o cabelo. Foi uma boa corrida e somamos pontos, salvamos o fim de semana com esse resultado. Tivemos muitos problemas e precisamos analisar o rendimento em Silverstone para chegarmos melhor posicionados nas próximas etapas.”
Pierre Gasly, décimo: “Por um lado, temos de estar contentes por somar pontos como equipe, especialmente levando em conta nossa posição de largada. O mais importante é o que a equipe somou e pudemos aproveitar alguns problemas de outros, no entanto, nossos rivais também se beneficiaram disso, então no final também há um pouco de decepção pelo resultado. Do meu lado, tivemos alguns problemas que se acumularam durante o fim de semana. Ontem tivemos um problema com rádio que levou à punição no grid, por obstrução. Depois, hoje, tivemos uma falha no sistema no nosso pit-stop que nos custou muito tempo e, por último, a posição na pista. No final, apenas tentamos limitar os danos, 1 ponto é a nossa recompensa. Sei que agora tenho 500 pontos na Fórmula 1, um belo marco pessoal. Só temos de nos concentrar em melhorar o carro rápido para poder somar pontos de maneira mais constante.”
Oscar Piastri, 11º: “Foi um dia difícil, fui encurralado na primeira volta, o que quebrou minha asa dianteira. Infelizmente, não havia muito que pudesse ter feito, isso arruinou minha corrida. Nosso ritmo foi um pouco mais forte hoje, o carro estava melhor no ar limpo, mas a colisão fez com que não pudéssemos aproveitar nada disso. A equipe está trabalhando duro para melhorar o carro, especialmente em relação à aderência traseira, então continuaremos nos empenhando. Vamos discutir e direcionar nosso foco para Spa.”
Oliver Bearman, 12º: “Tivemos um começo ruim de novo, tem sido o caso nas últimas duas corridas, mesmo com um bom procedimento da minha parte. Precisamos fazer algum trabalho nisso, temos tido alguns problemas para conseguir consistência nas nossas largadas. Ontem, foi uma boa largada, hoje, foi terrível. Simplesmente caí, isso nos colocou na posição de sermos atingidos na Brooklands. Depois disso, estava correndo atrás, estávamos lentos, não tínhamos velocidade o suficiente para ultrapassar. Tivemos dificuldades no ar sujo. Conseguimos entrar em um ar limpo depois e mostramos um bom ritmo, mas ainda não somos rápidos o suficiente.”

Esteban Ocon, 13º: “Ir de 17º para 11º na primeira volta foi muito bom, ganhei muitas posições por fora, de vários carros, foi ótimo. Temos trabalhado duro nas largadas, isso tem dado resultado ultimamente, estávamos perto dos pontos. Obviamente fomos caindo pouco a pouco, ainda lutando com a Williams e alguns outros carros. Vi que poderia ter uma chance com o safety-car virtual, mas ele durou apenas 5s, e quando entrei nos boxes, já estava [bandeira] verde novamente, não foi a meu favor. Tivemos um problema na parte traseira direita durante a parada nos boxes, o que a prolongou. Não foi exatamente a corrida perfeita, mas o carro estava funcionando sem grandes problemas, não tive o problema de desgaste [dos pneus] que tive nas últimas corridas. Os mecânicos e engenheiros fizeram um bom trabalho no carro, eles realmente o melhoraram desde as últimas corridas. Gostei de pilotar nessa corrida, de estar lá e poder disputar sem problemas, mas precisamos de um pouco mais de ritmo para nos aproximarmos dos pontos.”
Sergio Pérez, 14º: “No geral, foi uma boa corrida e provavelmente uma das nossas melhores nesta temporada até agora. Tivemos um início realmente bom e estávamos lutando para manter a Haas para trás. Há trabalho a ser feito, mas temos de continuar pressionando e, com sorte, o próximo pacote de atualizações nos fará melhorar. Com só mais um pouco de velocidade, estaremos realmente na disputa com as equipes do meio do pelotão e poderemos começar a desafiar um pouco mais.”
Andrea Kimi Antonelli, 15º: Antonelli detalha danos e lamenta corrida em Silverstone: “Tínhamos chance de vencer”
Valtteri Bottas, 16º: “A coisa número um é que terminamos a corrida pela primeira vez após três etapas não concluídas, o que é positivo. É também a primeira corrida que terminamos com atualizações, então há muito que podemos aprender com os dois carros sobre como otimizar o pacote daqui para frente. Melhoramos nosso ritmo. Às vezes, especialmente com o pneu duro, parecia que estávamos um pouco mais próximos do meio do pelotão, mantendo uma boa margem em relação à Aston Martin durante toda a corrida.”
Carlos Sainz, 17º: “Este fim de semana foi muito mais difícil do que esperávamos. Precisamos entender o que está errado com o carro e também analisar por que a atualização não entregou o desempenho esperado. É um verdadeiro alerta para nós. Na corrida, fiz outra ótima largada e ultrapassei todos os carros que precisava para entrar na zona de pontos. Tentei defender o décimo lugar com tudo o que tinha, mas simplesmente não tínhamos ritmo para segurar a concorrência. Sinto que estou pilotando em um nível muito alto, e a equipe também deu o máximo para chegar aqui com duas asas dianteiras, o que é positivo e mostra o comprometimento de todos. Agora, porém, precisamos fazer uma análise mais profunda do que está acontecendo com o nosso carro, porque estamos perdendo desempenho demais. Vamos aproveitar os próximos dias para recarregar as energias e voltar mais fortes em Spa.”
Fernando Alonso, 18º: “O carro desligou durante a volta de apresentação, e consegui reiniciá-lo, mas precisamos investigar e descobrir o que aconteceu. Na corrida, paramos duas vezes e tentamos aprender o máximo possível para ajudar no desenvolvimento do carro. Estamos trabalhando bem todos juntos e, com sorte, veremos algumas melhorias na segunda metade da temporada.”
Lance Stroll, 19º: “Temos as informações que precisamos e entendemos onde precisamos melhorar, então esses finais de semana são só uma questão de ter paciência e esperar as atualizações chegarem. Tivemos muita subviragem durante a corrida e um carro muito imprevisível, então foi difícil com os limites da pista. Estou sempre tentando dar meu melhor, espero que as coisas melhorem em breve.”
Max Verstappen, não completou: Verstappen explica quebra no final do GP da Inglaterra e diz que “teve sorte”
Alexander Albon, não completou: “Infelizmente, tivemos um começo ruim, cometemos um erro na primeira volta que resultou em danos na asa dianteira, então tivemos que parar cedo. Depois disso, levamos uma bandeira azul e não conseguimos alcançar o pelotão, então mudamos de estratégia e usamos o resto da corrida como uma sessão de testes para coletar mais dados sobre a atualização da asa dianteira que trouxemos neste fim de semana. Sessões de teste parecem resumir nossa temporada até agora, mas estamos focados em conseguir o máximo de dados e compreensão possível para que, quando trouxermos atualizações, futuramente na temporada, estejamos em uma posição melhor. É frustrante, mas vamos discutir e olhar em direção a Spa nas próximas duas semanas.”
Nico Hülkenberg, não completou: “Foi um fim de semana de construção, terminou de uma maneira frustrante para nós hoje. Desde o início, as coisas não se encaixaram bem, algo já parecia errado na volta para formar o grid, e a largada em si não foi como deveria. Claramente uma área que precisa da nossa atenção. Na corrida, tive de acelerar cedo em ar sujo e rodei um pouco, o que dificultou a gestão dos pneus. Depois, tivemos um problema na caixa de câmbio que acabou nos forçando a desistir. Pelo lado positivo, é ótimo ver Gabi marcando pontos, esse é um resultado realmente forte para ele e para equipe, mostra o potencial que temos quando as coisas se encaixam. A competição está muito acirrada, e, embora tenhamos estado perto em alguns momentos, não conseguimos converter essas oportunidades. O momento pode mudar rapidamente neste esporte, e estou confiante de que ele voltará a nosso favor, só precisamos continuar trabalhando, mantendo o foco e continuando nos empenhando como equipe.”
▶️ F1: confira o calendário completo de 2026
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GPTV
F1 hoje: saiba aqui as notícias mais importantes do dia da Fórmula 1
A redação do GRANDE PRÊMIO selecionou as notícias mais importantes das últimas horas para você ficar por dentro de tudo que acontece na F1.
▶️ Leclerc bate Mercedes e vence na Inglaterra. Bortoleto pontua e Antonelli sofre
▶️ Antonelli vê vantagem cair para 25 pontos. Confira classificação da F1 2026
▶️ Leclerc festeja fim de jejum na F1 e reconhece: “Contra Antonelli, seria complicado”
▶️ Russell comemora 2º em corrida de “muito azar” na Inglaterra: “Fim de semana difícil”
▶️ Hamilton festeja vitória da Ferrari na Inglaterra, mas admite: “Hoje não deu para mim”